Tecnologia

Você sabe o que é SQL?

6 Mins read

Gerenciar uma série de informações nem sempre é fácil. Mas, com a aplicação da tecnologia, isso se torna plenamente possível. A administração de um banco de dados pode utilizar a linguagem SQL para manipular diversas informações.

A internet é um grande auxiliar das empresas hoje em dia. Não há mais companhias que não desfrutem, de uma forma ou de outra, dos benefícios que o mundo virtual trouxe para a sociedade.

Diante disso, muitas novas negociações se tornaram possíveis. Seja apenas relacionamentos ou mesmo o fechamento de vendas, há sempre uma série de dados incluídos nessas e em outras operações.

Para gerenciar uma ampla quantidade de dados, como a de um serviço de entrega particular para diversos endereços, é necessário utilizar ferramentas apropriadas para tal atividade.

A linguagem SQL serve exatamente para essa finalidade, uma vez que a sua função é a de ser uma linguagem padrão para se trabalhar com bancos de dados do tipo relacionais.

Por isso, o SQL é uma linguagem declarativa, de modo que os profissionais que atuam na área não precisariam de um conhecimento aprofundado em programação para começar a desenvolver um banco de dados.

Essa linguagem é importante para quem precisa começar a escrever queries, que nada mais são do que solicitações de informações realizadas para bancos de dados e que trazem como resultado tabelas, gráficos, figuras ou outros elementos informativos.

Mas, de qualquer forma, aprender o que é a linguagem SQL e quais são os elementos que a compõem é tarefa essencial para quem depende desse tipo de sistema para garantir o funcionamento de uma base de informações indispensáveis para o dia a dia.

Se você é da área e reconhece que o SQL é fundamental para tornar o seu trabalho mais eficiente e completo, não deixe de seguir na leitura deste conteúdo para saber mais sobre o assunto, aprofundando os seus conhecimentos sobre o tema.

O que é SQL e para que serve?

Uma empresa que atua com serviços de cabeamento estruturado ou mesmo uma fabricante de peças automotivas possui uma série de informações que precisam ser gerenciadas. Para isso, ela pode precisar de um sistema digital eficaz.

Nesse sentido, nada mais normal do que contar com uma base de dados na qual ela possa administrar de modo prático todas as informações que precisam ser rapidamente acessadas na sua rotina de funcionamento. Para isso, a SQL pode fazer toda a diferença.

SQL é a sigla correspondente a Standard Query Language, que significa “linguagem padrão para realizar queries”. Na prática, essa é a linguagem que permite a realização de consultas e pedidos dentro de um sistema, que trará resultados condizentes com o que se quer obter.

Há diversos tipos de bancos de dados relacionais, sendo alguns deles bastante famosos por oferecerem versões de código aberto que são também gratuitas. Diante disso, o uso da ferramenta se torna mais simples para quem atua na área.

Um exemplo disso pode ser o de um programador que trabalha com sistema de segurança: a sua demanda diária certamente vai implicar na gestão de informações de suma importância e que não podem ser perdidas ou reveladas sem uma boa razão.

No entanto, quando for solicitado um vídeo gravado em uma determinada data e em um determinado horário, o responsável precisará fazer uma busca, na qual a linguagem SQL fará toda a diferença, graças ao seu query.

Outro exemplo interessante de uso do SQL é o de comparar profissionais que já atuam utilizando o Excel com fórmulas mais densas, nas quais a migração das informações gerenciadas em planilhas para um banco de dados se torna muito mais descomplicada.

Sendo assim, o SQL surge como um meio de padronizar a forma utilizada por profissionais que já atuam na área de TI, para que eles possam executar comandos em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados, também conhecidos como SGBD.

Assim, um programador que trabalha no departamento de TI de uma empresa de entrega expressa transportadora pode visualizar e administrar dados com facilidade, utilizando o banco de dados de forma prática e funcional.

Portanto, utilizar o SQL dentro da área de TI de uma empresa é hoje um dos meios mais eficazes para gerenciar e consultar dados, o que otimiza qualquer ação necessária dentro da rotina de trabalho de uma companhia.

Os principais comandos SQL

Para ilustrar o quanto o SQL é uma linguagem simples de ser utilizada no cotidiano, basta verificar quais são os seus principais comandos, que podem ser usados conforme a necessidade de busca dentro de um banco de dados. São eles:

  • Select;
  • Insert;
  • Update;
  • Delete.

O comando “Select” é aquele utilizado para buscar informações inseridas em linhas de uma tabela, podendo ser usado de acordo com os critérios necessários para encontrar dados. Isso pode ser definido em uma cláusula “Where”.

Há também o comando “Insert”, que tem a função de inserir linhas novas dentro de uma determinada tabela. Um exemplo disso pode ser o de uma tabela de notas fiscais de venda de mochila personalizada.

Com a entrada de novos pedidos, é possível inserir as notas recentes que foram emitidas, incluindo valores, tipos de pagamento, título da venda e outras informações indispensáveis para uma boa gestão desse tipo de venda.

Outro comando é o “Update”, que nada mais é do que o que torna possível a atualização de informações dentro de um banco de dados. Utilizando um critério “Where”, é possível modificar um endereço de e-mail ou número de CPF de um cliente da base.

Por fim, não há como não mencionar o comando “Delete”, indispensável dentro de uma boa gestão de dados. Isso pois ele permite que se remova linhas dentro de uma tabela, a partir de um critério.

Para além desses, existem outros comandos que podem ser usados para muitas outras funções, como é o caso do “Like”, do “Group by”, do “Having” e do “Join”.

Afinal, as demandas de uma empresa dentro do seu banco de dados pode ser diferente de outras. Um estabelecimento que efetua aluguel impressora laser colorida, por exemplo, possui demandas diferentes daquele que vende esse tipo de produto.

Para quem não atua ou não tem experiência na área de programação e de TI, esses códigos podem parecer muito complicados ou difíceis de serem utilizados na gestão de um banco de dados.

No entanto, eles funcionam basicamente para administrar colunas, linhas, chaves de pesquisa, tabelas e relacionamentos, mas isso não quer dizer que é preciso ter um conhecimento aprofundado em SQL para performar de forma adequada.

O conhecimento básico nessas funções é importante para uma gestão eficiente, que pode ser feito com os comandos mais simples desse tipo de linguagem, o que já permite uma consulta rápida e uma tomada de decisão com base em dados reais. 

Como aprender a linguagem SQL?

Da mesma forma que é necessário passar por aulas de preparação de parto online para que uma gestante esteja preparada para o nascimento do seu bebê, aprender a linguagem SQL exige estudo.

Apesar disso, quem pensa que esse aprendizado pode ser muito complicado está equivocado. Até mesmo porque esse tipo de linguagem é utilizado em várias áreas profissionais.

Alguns exemplos de profissionais que usam o SQL nas suas atividades são consultores de marketing, engenheiros, jornalistas de dados, analistas de qualidade, profissionais de big data e vários outros que lidam com dados diariamente ou com alta frequência.

Há cursos específicos para o aprendizado de SQL, mas há também módulos dentro de cursos de programação que são voltados apenas para o ensino dessa linguagem.

Da mesma forma que um profissional que atua com manutenção de celular precisará passar por aulas para dominar todas as técnicas e obter conhecimentos para realizar esses reparos, aprender SQL também exige que o aluno absorva conteúdos da área.

Mesmo para quem ainda não atua com banco de dados mas gosta desse tipo de atividade e quer entender melhor sobre o assunto para se tornar um profissional, é válido ressaltar que essa é uma necessidade crescente do mercado como um todo.

Sendo assim, os salários da categoria costumam ser bastante atrativos. Por isso, quem deseja se aperfeiçoar ainda mais no uso do SQL no dia a dia pode ter retornos bastante positivos ao buscar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Considerações finais

A tecnologia é um elemento indispensável na rotina e na administração de empresas dos mais variados setores. Tanto as mais modernas quanto as mais tradicionais podem aproveitar as facilidades do mundo moderno.

Para otimizar a gestão da rotina, os bancos de dados são indispensáveis e, mais ainda, o uso da linguagem SQL, que permite um uso completo de funções e de busca de informações para um trabalho eficaz.

Portanto, dominar a linguagem SQL e os comandos mais básicos dela é essencial para obter um uso qualificado e facilitado de informações para uma gestão eficiente dentro de uma empresa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens relacionadas
Tecnologia

Falha no Download do WhatsApp (o que fazer?)

2 Mins read
É indiscutível afirmar que, na sociedade moderna, a grande maioria das pessoas que possuem um dispositivo celular tem baixado no mesmo o…
CotidianoTecnologia

Como funcionam os drones e o que considerar antes de comprar um?

3 Mins read
Saiba quais fatores levar em conta na hora de escolher um drone.
Tecnologia

O que é índice futuro?

3 Mins read
Conheça as características desse tipo de investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *