A inovação no ambiente de trabalho é uma estratégia que introduz novas ideias, processos, soluções, tecnologias, ou que aprimora as práticas já implementadas em uma empresa. Entre os objetivos, estão melhorar a eficiência, aumentar a produtividade, diminuir erros, mitigar riscos e aumentar a qualidade dos produtos e/ou serviços comercializados.
Para esse conceito fazer parte de um negócio, é preciso adotar uma série de medidas, como construir uma cultura inovadora, ter lideranças inspiradoras e capacitar e treinar corretamente os funcionários.
Obviamente, a tecnologia é um dos principais pilares da inovação no ambiente de trabalho, pois automatiza diversas atividades, moderniza a companhia e aumenta o seu potencial competitivo.
Achou interessante? Então, siga a leitura deste artigo e descubra como inovar na sua empresa e quais benefícios essa prática gera.
O que é inovação no ambiente de trabalho?
A inovação no ambiente de trabalho consiste na inclusão de novas formas de executar processos, realizar tarefas ou criar produtos/serviços, a partir do recebimento de ideias, metodologias e tecnologias modernas, atualizadas e inovadoras. Também inclui o aprimoramento de práticas já adotadas pela companhia.
A gestão de fornecedores, por exemplo, quando submetida a alterações e aperfeiçoamentos desse tipo, traz resultados como:
- construção de parcerias estratégicas;
- aumento da eficiência operacional;
- garantia de compliance;
- sustentabilidade e responsabilidade social;
- mitigação de riscos;
- redução de custos.
Realizar a homologação de fornecedores em sistemas específicos para essa atividade — como um SRM, Supplier Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com Fornecedores, em português — ajuda a encontrar os parceiros comerciais certos em menos tempo.
Um dos motivos é que centralizar o cadastro de fornecedores em um software próprio para esse gerenciamento facilita as comparações e a identificação da empresa fornecedora mais qualificada para atender a sua.
A comunicação e troca de informações interna (entre os profissionais do time compras) e externa (com os parceiros comerciais) também se torna mais fluida, assim como a realização de atividades como análise de riscos, recebimento e validação de documentos.
Este é apenas um exemplo de como inovar na empresa com a tecnologia certa beneficia o negócio. Além disso, esse conceito traz diversas outras vantagens. Listamos as principais no próximo tópico.
11 benefícios da digitalização
Promover a inovação no ambiente de trabalho por meio da digitalização de processos permitirá que você note benefícios como:
- aumento da produtividade;
- redução de falhas que levam à necessidade de retrabalho;
- diminuição de prejuízos financeiros decorrentes de erros da realização de processos e atividades manuais;
- melhora da qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos aos clientes;
- elevação do nível de satisfação dos funcionários, o que também potencializa o engajamento;
- capacidade de resolver problemas de maneira inovadora;
- facilidade de adaptação a mudanças do mercado e do comportamento dos consumidores;
- melhoria contínua de fluxos de trabalho;
- conquista de uma importante vantagem competitiva;
- construção de uma cultura corporativa moderna e dinâmica;
- aprimoramento do atendimento e do relacionamento com clientes e parceiros de negócio.
Como promover a inovação no ambiente de trabalho? 7 passos
Quer aproveitar os benefícios da digitalização e da inovação no ambiente de trabalho na sua empresa? Então, siga estes passos:
- identifique os processos do seu negócio;
- crie um programa de ideia e de sugestões;
- adote a cultura do feedback;
- forneça as tecnologias certas;
- capacite os times;
- atente-se às mudanças;
- teste novas soluções e abordagens periodicamente.
1. Identifique os processos do seu negócio
O objetivo aqui é descobrir gargalos que afetam a realização das atividades e identificar atividades que podem ser melhoradas para aumentar a eficiência e tornar os processos mais fluidos, rápidos e precisos.
2. Crie um programa de ideia e de sugestões
A inovação no ambiente de trabalho precisa da participação de todos, independentemente do cargo. Afinal, ninguém melhor do que quem executa a tarefa para apontar melhorias, concorda?
Uma forma dinâmica e democrática de recolher a opinião dos funcionários é com a criação de um programa de ideias e sugestões.
Pense em meios de comunicação de fácil acesso e compatíveis com o perfil de cada função. Alguns exemplos são um endereço de e-mail específico para essa atividade, ou mesmo um formulário impresso.
3. Adote a cultura do feedback
Este passo é complementar ao anterior, e consiste em criar e manter uma cultura de feedback. Significa não apenas coletar dicas e sugestões dos funcionários, mas também dar um retorno sobre essas opiniões.
Quando os funcionários sentem que são ouvidos, um dos resultados é o aumento do engajamento. E ter uma de suas ideias implementadas é sinal de que a empresa o ouve e valoriza.
4. Forneça as tecnologias certas
Para explorar os benefícios da digitalização, é fundamental disponibilizar as tecnologias certas para cada tarefa. Quanto mais automatizados forem os processos, maior a produtividade e menores as chances de erros.
Por exemplo, a gestão de fornecedores que citamos requer ferramentas como um SRM, sistema que otimiza todas as atividades e análises do fluxo de homologação e ajuda a entrar os parceiros certos para compor sua rede de abastecimento.
Porém, é preciso considerar outros softwares também, com os voltados para a gestão de estoque e gerenciamento financeiro.
5. Capacite os times
Não há como inovar na empresa sem preparar e capacitar adequadamente os profissionais para receberem essas mudanças. Então, o primeiro passo é deixar claro os benefícios da digitalização, e destacar que a ideia não é substituir ninguém por “máquinas”, mas, sim, otimizar suas rotinas.
Em seguida, ofereça treinamentos para os funcionários aprenderem a usar as ferramentas e sistemas e promova suas participações em cursos, palestras e workshops para mantê-los atualizados sobre os acontecimentos do seu setor.
6. Atente-se às mudanças
Líderes e gestores também precisam se atentar às mudanças e inovações para serem veículos de novidades e melhorias, e para manterem os funcionários engajados e comprometidos com processos inovadores e adoção de novas tecnologias.
7. Teste novas soluções e abordagens periodicamente
A inovação no ambiente de trabalho deve ser contínua, pois de tempos em tempos novidades chegam ao mercado e os clientes mudam suas preferências, expectativas e necessidades.
Você deve adequar a sua empresa para acompanhar esse ritmo e evitar que seus produtos e/ou serviços se tornem obsoletos, o que leva à perda de espaço para os concorrentes.
Uma forma de manter a atualização é testar novas soluções ou mesmo mesclá-las, a exemplo de implementar sistemas de compras e de gestão de fornecedores ao ERP que já utiliza.
O importante é manter a porta aberta para melhorias contínuas, e sempre pensar em meios de otimizar a rotina do seu negócio e de aprimorar o relacionamento com parceiros de negócios e clientes. Assim, fica muito mais fácil alcançar os resultados esperados!
Este artigo foi escrito pela Linkana, o SRM que funciona! Homologue fornecedores em segundos, não semanas. Economize tempo nesse processo ao automatizar e integrar aprovações de maneira simples e rápida.