Gastronomia

Receitas para incluir mais legumes e verduras na dieta do seu filho

3 Mins read

 Você convive com crianças que não gostam de comer esses alimentos de jeito nenhum? Veja algumas dicas para mudar isso

Manter uma dieta saudável é condição essencial para preservar a saúde do organismo. Esse cuidado deve ser ainda maior com crianças, que estão descobrindo os gostos dos alimentos e aprendendo a importância de legumes e saladas.

Muitas vezes, a primeira reação deles ao comer brócolis, quiabo e alface é fazer uma careta de desgosto e dizer que nunca mais quer comê-los de novo. Nesse momento, é preciso calma e criatividade para pensar em maneiras de ajudar as crianças a desenvolver e manter o hábito de comer esses alimentos. 

Por isso, se você tem dificuldades de fazer seus filhos adotarem esse costume, veja algumas dicas de receitas que te ajudarão a incluir mais verduras e legumes nas alimentações e depois capriche ao passar no hortifrúti do seu bairro!

Chips de batata doce 

Chips de batata doce é uma das versões mais adoradas desse legume, especialmente por crianças. Ela fica crocante e saborosa e a vantagem é que ela é preparada no forno — ou seja, você evita fritura. Para prepará-la, você precisa dos seguintes ingredientes: uma batata doce grande, uma colher (chá) de sal e outra de orégano, pimenta do reino a gosto e duas colheres (sopa) de azeite.

Comece lavando bem a batata doce e corte-a em fatias bem fininhas. Em seguida, coloque todas as fatias em uma assadeira devidamente untada com manteiga. É importante espalhar as fatias para que elas ocupem toda a assadeira e não fiquem uma sobre a outra. 

Misture todos os temperos em uma vasilha e espalhe sobre as fatias de batata com um pincel. Por fim, asse a batata fatiada durante 20 minutos em forno pré-aquecido a 230º. Após esse tempo, vire as fatias e asse-as por mais 20 minutos até dourar. É importante comer esses chips assim que eles ficarem prontos, para sentir a crocância.

Macarrão de legumes

O macarrão costuma ser um alimento bastante apreciado pelas crianças. Por isso, que tal preparar os legumes de forma diferente — utilizando legumes ao invés da massa tradicional? Esse prato pode ser preparado com diferentes opções, tais como beterraba, abóbora, cenoura e abobrinha. É possível preparar espaguete de legumes diferentes e misturá-los.

Escolha o(s) legume(s) que a criança goste mais (ou algum que você imaginaria que ela gostaria de experimentar) e corte-o com uma faca no formato de espaguete — também é possível utilizar um ralador específico para isso, no formato de ampulheta. Comece cortando o(s) legume(s) pela metade e inserindo-o no cortador. Gire o aparelho até que todo o legume seja cortado.

Em seguida, refogue até dourar dois dentes de alho ou meia cebola picados em uma frigideira. Adicione o(s) legume(s) e tempere com sal e pimenta do reino a gosto até notar que ele(s) fica(ram) macio(s). Se você preferir, misture o espaguete com carne moída e molho tradicional de tomate.

Espetinho de frutas

Esse é um jeito simples e divertido de trazer frutas para o cotidiano das crianças. Além de visualmente colorido, o espetinho de frutas é super fácil de montar. Selecione algumas frutas e pique-as em cubinhos. Não se esqueça de remover a ponta do palito de churrasco, para evitar que a criança se machuque.

Você pode inserir algumas frutas novas e, assim, convidar a criança para experimentar novos gostos e texturas. Você pode oferecer esses espetinhos nos cafés da manhã e da tarde ou como sobremesa após o almoço. Outra opção para trazer frutas é cortá-las em formatos que te permitam fazer desenhos lúdicos no prato. 

Por exemplo: que tal montar peixinhos, com maçãs fatiadas em formato meia lua e uvas que funcionam como bolinhas de água? Montar pratos saudáveis para crianças requer, muitas vezes, criatividade. Aproveite a oportunidade para brincar com elas enquanto prepara o prato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *