CarreiraNegócios

Qual é o perfil de um administrador de empresas?

4 Mins read

Você está em um momento que considera um pouco difícil e se encontra em um momento decisivo para escolher qual curso que vai estudar na universidade. Destacamos que muitos cursos tem um determinado perfil certo para seguir uma carreira na área, ou seja, o curso deverá atender às suas expectativas.

Primeiramente, estar em dúvida sobre o futuro mostra que você está no caminho certo, saber qual é o seu perfil é uma parte muito importante para quem deseja ingressar na carreira de administrador.

Se você vem pensando em gestão, este artigo é para você. Apresentaremos as características essenciais dos perfis de administrador que têm impactado dentro do sucesso profissional na área.

Vamos lá?

1. Pensamento estratégico

Aqueles que trabalham em gestão executiva podem considerar assumir um cargo de gestão. Podendo trabalhar para uma empresa combinada ou construindo seu próprio negócio. Se você deseja melhorar o seu pensamento estratégico, indicamos que você faça um Curso Online com o objetivo de melhorar o seu conhecimento sobre determinado assunto.

Podemos destacar que a grande diferença entre um líder e o liderado será a natureza das suas devidas atividades: os gestores planejam e os funcionários executam.

Bem, acontece que para planejar é preciso pensar estrategicamente. Você deverá ser um profissional que será capaz de considerar todas as possibilidades existentes, deverá analisar as consequências e todos riscos de cada uma.

2. Liderança

Você pode até se tornar seu “próprio administrador”. Mas, muito provavelmente você é diretamente responsável perante os outros. Os administradores são responsáveis ​​por gerenciar a equipe.

Definimos que não vai se tratar somente de obter relatórios e ver se todos estão atingindo seus objetivos. Trata-se de ser um líder, alguém que pode inspirar, manter todos focados dentro do mesmo objetivo, ajudar todos que estão com dificuldades e abrir caminho para aqueles que estão mais relaxados e têm mais potencial.

3. Comunicação

O administrador sempre estará em comunicação: com sua própria equipe, com outros gestores da empresa. Portanto, deve-se ser uma pessoa que fala livremente, expressa bem suas ideias e mostra confiança.

Vale a pena notar que a comunicação jamais vai se limitar à maneira sobre como você vai usar as palavras. Sua postura, a maneira como você move as mãos, até mesmo o contato visual em uma conversa.

4. Visão de Futuro

Os administradores são profissionais e não pensam apenas no curto prazo. Ele tem uma visão clara para o futuro, que guiará as devidas decisões e as ações. Ele sempre está comprometido com uma determinada função e estará sempre pronto para fazer os devidos sacrifícios para que isso aconteça. Ele fez planos para tornar sua visão uma realidade (assim como você faz quando faz um plano de estudos para ingressar na faculdade).

É justamente por essa característica que ele será uma pessoa muito preocupada com o que está acontecendo no mundo ao seu redor. Ele sempre se esforça para estar bem informado sobre as tendências que afetam o futuro.

5. Flexibilidade

Apesar da visão para o futuro que prometeu, o administrador não está “confuso” sobre como chegará lá. Diversas pessoas já ouviram a famosa frase de Maquiavel: “Os fins justificam os meios”. Isso mesmo, os administradores sempre estarão dispostos a abrir mão da forma como quer trabalhar se achar ineficiente para ajudá-lo a atingir seus reais objetivos.

O fundador da Apple, Steve Jobs, queria que sua empresa se tornasse líder em eletrônicos. Mas ele foi contra a ideia dos tablets por muito tempo, sabe? A certa altura, ele percebeu que, se a empresa não começasse a fabricar esses produtos, outra empresa o faria e assumiria seus negócios. Portanto, ele precisa ajustar seu pensamento para continuar se movendo em direção ao seu objetivo principal.

Mas, tenha atenção: ser flexível não vai significar abrir mão de todos os seus valores.

6. Capacidade de Negociação e Mediação

No trabalho de um administrador, há muitas situações que precisam ser negociadas: preços com clientes ou fornecedores, férias ou salários com funcionários, execução de projetos com outros gestores da empresa, etc.

Portanto, fica claro que a capacidade de criar negócio será uma característica muito importante desse profissional.

Além disso, a negociação nem sempre dá o que você quer. Portanto, os gestores devem compreender sobre todas as alternativas que conciliam em determinados momentos com o objetivo de alcançar os devidos resultados satisfatórios.

7. Fácil de se adaptar a novas tecnologias

Essa é uma função cada vez mais exigida dentro do mercado de trabalho para os profissionais da área da administração. A economia está passando por grandes revoluções digitais e, é necessário sempre conseguir se adaptar com as novas tecnologias que as empresas adotam.

É preciso estar apto para acompanhar a evolução tecnológica e introduzir todos os novos recursos na empresa de forma visual, fomentando a devida inovação e, assim, colocando as devidas empresas em uma posição melhor em relação às empresas concorrentes. Pois, será assim que as empresas vão evitar ser ultrapassadas pelas concorrentes.

Você já sabe quais são as características de um perfil de administrador? Se você deseja ingressar nessa carreira, saiba que muitos diretores de multinacionais começaram dentro da empresa como auxiliares. Portanto, se você deseja trabalhar nessa área, indicamos que você faça um Curso de Auxiliar Administrativo. Reflita e pense se essa área se encaixa no seu perfil.

Diversas pessoas se comunicam de forma ruim e, consequentemente, não são boas administradoras. Pois, essa área é muito importante para a comunicação com o público. Porém, a boa notícia é que você pode começar hoje mesmo a melhorar a sua didática com o público, basta escolher um bom Cursos Online que aborda o devido conteúdo e começar a estudar hoje mesmo.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Postagens relacionadas
Negócios

Entenda o que é fluxo de caixa projetado

6 Mins read
O fluxo de caixa projetado é uma forma de acompanhar as movimentações financeiras, algo fundamental para todo tipo de empresa. Este processo…
NegóciosStartup

Os 3 motivos para você implementar um designer em sua empresa

6 Mins read
Para que uma empresa tenha melhores resultados nas diferentes frentes de negócio que realiza, é indiscutível que ela precisa de elementos que…
Marketing DigitalNegócios

Entenda a importância de entregar uma boa experiência online para seus clientes

3 Mins read
Saiba como gerar uma ótima experiência online e conquistar mais clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *