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Os 3 motivos para você implementar um designer em sua empresa

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Para que uma empresa tenha melhores resultados nas diferentes frentes de negócio que realiza, é indiscutível que ela precisa de elementos que ajudem no seu trabalho. Uma equipe que conte com um designer pode trazer elementos indispensáveis para o dia a dia.

Atuar no mercado é cada dia uma ação mais exigente. Diante da quantidade de concorrentes que surgem todos os dias, nada mais natural do que buscar meios de se destacar nesse universo.

Há muitas maneiras de se fazer isso. É preciso oferecer um bom produto ou serviço, garantir que ele tenha diferenciais em relação aos já existentes no mercado e atrair de maneira mais efetiva a atenção do público para a empresa. 

De fato, um cliente que precisa comprar um ribbon resina 110×91, por exemplo, vai fazer pesquisas até encontrar a melhor opção para a sua necessidade. Mas essa busca que ele fará envolve vários aspectos, desde preço até qualidade. 

Ainda há um elemento importante, que é o de atrair a atenção do público para a sua companhia. E um dos meios mais práticos e funcionais para isso é investir em design. 

O profissional responsável por exercer essa função dentro de uma empresa, ou mesmo de forma autônoma, é o designer. Ele possui os conhecimentos técnicos necessários para garantir que o melhor trabalho possível seja realizado e traga os objetivos almejados.

Há quem recorra à contratação de um designer por um prazo determinado, assim como há empresas que precisam do profissional atuando em tempo integral, dada a quantidade de demandas desse tipo no dia a dia. 

Independentemente do formato mais apropriado de trabalho, é preciso conhecer mais sobre o designer, entendendo o que é, a importância e os motivos para contar com ele na empresa. Siga na leitura deste artigo para saber mais sobre o tema.

O que é designer?

Para que um cliente saiba o que uma empresa faz, é preciso que ele tenha contato com materiais que apresentem de maneira clara e atrativa os seus produtos ou serviços, como pode ser o caso de um cartão de visita ou de uma impressão de banner na hora.

Sendo assim, para que isso seja possível existe o design, que é o recurso capaz de auxiliar uma companhia a construir a sua imagem no mercado. Sendo assim, as funções do design podem ser definidas como:

  • Processo de criar;
  • Planejamento e o desenvolvimento de elementos diversos;
  • Oferecimento de soluções físicas e abstratas;
  • Oferecimento de uma experiência entre usuário e ambiente.

Como é possível perceber, o design não se limita a apenas uma função. Isso porque ele inclui desde as etapas iniciais, como o processo de criação, até o desenvolvimento dos mais diversos elementos.

Isso significa que por meio dele é possível criar edifícios, logomarcas, objetos, sistemas e qualquer outro produto físico, ou mesmo abstrato. 

Por isso, é um conceito amplo, que pode ser aplicado tanto por uma marcenaria para lojas como para o desenvolvimento de um novo game. Todo esse cenário pode ir além, sendo utilizado para recursos gráficos, para decoração e em vários outros segmentos do mercado. 

Diante disso, nada mais natural do que dizer que o design não se trata de um recurso meramente estético, mas também pode garantir uma experiência de interação entre uma pessoa e o espaço em que ela está.

Tudo isso não seria possível sem um designer. Afinal, ele é o profissional que atua com todos esses conceitos, podendo exercer a sua função em vários setores. Por isso, ter um designer hoje é um dos investimentos mais importantes para uma companhia. 

Qual é a importância de um designer?

É preciso entender que o design, e o designer por consequência, pode fazer toda a diferença para uma companhia. É por meio dela que se pode agregar um maior valor a um produto ou serviço, já que a sua implementação combina funcionalidade e estética. 

Além disso, o conceito de designer é um caminho que traz a possibilidade de resolução de problemas. Isso pode ser visto em uma companhia que precisa de um crachá de pvc para sublimação para solucionar uma pendência interna do seu funcionamento.

É com o uso do design que o designer contratado pela companhia pode transformar uma ideia, que se mostrava uma necessidade da empresa, em uma solução efetiva para a companhia.

A consequência disso é obter sucesso em várias esferas. Um exemplo prático é o das empresas que precisam remodelar a sua identidade visual. Ao contratar o designer, é possível conquistar uma imagem mais forte e marcante no mercado.

Também é interessante ressaltar que um designer se torna capaz de construir a imagem de um produto com muito mais personalidade, tornando-o interessante e exclusivo. 

Quem procura um serviço de rastreamento de veículos pode decidir fechar o negócio ao perceber que o rastreador desenvolvido pela empresa se apresenta como um modelo funcional e prático.

Sendo assim, o design que foi criado para a divulgação desses elementos se mostra uma ferramenta sem a qual o estabelecimento não deve atuar, uma vez que são responsáveis por mostrar ao público várias informações necessárias e pertinentes.

Tudo isso, principalmente quando o design é aplicado para reforçar uma marca, é uma maneira produtiva e assertiva de garantir que a empresa seja mais facilmente reconhecida pelo público.

Portanto, é um recurso que vem influenciar a decisão de compra dos clientes, uma vez que se torna o objetivo transmissor dos valores da companhia, ajudando no impulsionamento e na relação com o público em diversas esferas.

Razões para implementar um designer em sua empresa

Seja para construir letra caixa com led para decorar um ambiente da empresa, ou para começar a desenvolver a identidade visual de um novo negócio, o designer exerce um papel essencial com o seu trabalho.

Nesse sentido, vale a pena fazer um levantamento no qual seja possível elencar as principais razões que fazem com que a implementação do design seja uma das prioridades de uma empresa. Confira quais são elas adiante.

1. Garantir a inovação para a marca

Tendo em vista o conhecimento que um designer pode ter no mercado, e que ele está buscando constante atualização, é possível dizer que um dos motivos para a implementação é garantir a inovação para a marca.

De fato, o designer precisa estar por dentro das novidades do seu segmento, o que aprimora o seu trabalho e garante que a criação de design realizada seja sempre de excelência e com elementos novos e tecnológicos.

Por isso, é possível dizer que contar com um designer na equipe é ter um design sempre à frente da concorrência, o que atrai novos clientes com maior facilidade.

2. Para tornar um produto ou serviço mais atrativo

Hoje em dia, não basta tirar uma foto e anunciar um produto. É preciso ir além, garantindo que o item ou que um serviço como o de limpeza de vidros profissional se mostre mais atrativo para os consumidores.

Na prática, isso quer dizer que a forma como os clientes vão ser chamados para conhecer esse novo produto precisa ter eficiência. E isso pode ser conquistado com um bom design.

3. Para transmitir maior profissionalismo

Quanto maior for a segurança de um cliente ao ver um anúncio profissional, melhores serão os resultados de uma companhia. Nesse sentido, é importante que o design seja usado como um modo de tornar a imagem mais séria e comprometida.

Um designer é capaz de idealizar uma campanha completa, na qual o profissionalismo da empresa seja uma característica visível e indiscutível. 

Ao imaginar um anúncio que promove um serviço de bateria heliar 100, por exemplo, é possível entender que quanto mais profissional for a comunicação, maior será o nível de confiança do público, o que gera mais clientes.

É preciso frisar que o design de uma companhia precisa seguir um propósito. Sendo assim, deve estar alinhado aos objetivos e a imagem da empresa, de modo que criar uma arte para um produto não é uma tarefa simples.

Sendo assim, ter um designer na equipe é a maneira mais certa de implementar o design necessário para ajudar o negócio a conquistar uma imagem profissional e coerente no dia a dia.

Considerações finais

Uma empresa precisa de diversas ferramentas que ajudem no seu trabalho. Uma delas é o design, que se torna cada vez mais necessário para a construção de uma marca sólida e forte no mercado, independentemente do segmento em que se atua.

O designer é o profissional capacitado para essa função, de modo que procurar e inseri-lo na equipe da companhia é indispensável nos tempos atuais. Portanto, não deixe de levar em conta essas informações para garantir um bom crescimento para a sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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