Tecnologia

O que é índice futuro?

3 Mins read

O mercado de renda variável possui uma enorme variedade de investimentos. Um deles é o índice futuro. Esse é um tipo de investimento que pode ser útil para quem deseja proteger parte de seus investimentos aplicados na Bolsa de Valores. 

Se você conhece ou já ouviu falar no índice Ibovespa, será fácil entender o que são índices futuros. Aqui vamos explicar como o índice futuro funciona, quais são os principais e quais as vantagens desse tipo de investimento. 

Como funciona o índice futuro? 

Os contratos de índice futuro são derivados do índice Ibovespa. Nesses contratos, são firmados acordos que estimam um valor do investimento em uma data de vencimento determinada pelos envolvidos. Os índices futuros são calculados por pontos.  

Com isso, esses contratos são negociados no Mercado Futuro, podendo ser comprados e vendidos de forma semelhante a uma ação na Bolsa de Valores. Dessa forma, quem investe em índices futuros está apostando em resultados futuros do mercado de renda variável. 

Existem duas modalidades desse índice, são elas: mini-índice (WIN) e índice cheio (IND). Explicaremos mais sobre essas modalidades abaixo:

Mini índice 

Os mini-índices são contratos de índice futuro que movimentam menores volumes de dinheiro. Um lote mínimo de contratos pode ter variação de R$ 0,20 por ponto no Ibovespa. 

Índice cheio 

O índice cheio foca no inverso. Esses contratos de índice futuro são voltados para investidores que querem movimentar maiores volumes de capital na renda variável. O lote mínimo do índice cheio prevê, ao menos, cinco contratos com cotação em R$ 1 por ponto do Ibovespa. 

Quais são os principais índices futuros para acompanhar?

Existem contratos de índice futuro que acompanham diversos outros índices da Bolsa de Valores. Se você quer ampliar seu leque de investimentos, confira abaixo alguns dos principais índices futuro para acompanhar:

Futuro da Ibovespa 

Acompanhando o índice Ibovespa, o investidor pode firmar contrato para especular as estimativas do índice no futuro. Essa é uma maneira de investir em todas as ações que compõem o índice Ibovespa com um único investimento. 

Futuro de S&P 500 

Para quem deseja investir em ativos do mercado internacional, sem ter de comprar ativo por ativo, pode firmar contratos de índice futuro do S&P 500. O S&P 500 é um índice que acompanha as principais empresas do mercado internacional. 

Quais são as principais vantagens de operar no índice futuro? 

Depois de explicar o que são índices futuros, precisamos falar sobre as vantagens desse tipo de investimento. Confira abaixo as principais vantagens de operar no mercado futuro:

Alta volatilidade 

Os contratos de índice futuro oscilam com muita frequência. Essa é uma característica do mercado de renda variável, e, nesse tipo de investimento, podemos ver isso. Assim, é importante acompanhar os índices para tentar se blindar, ao máximo, da volatilidade e para entender a melhor hora para vender o ativo. 

Alta liquidez 

Se a volatilidade é alta, a liquidez também. Os contratos de índice futuro podem ser comprados e vendidos rapidamente. Basta que o investidor faça um acompanhamento ativo e encontre boas oportunidades para lucrar no mercado futuro. 

Alavancagem 

A alavancagem é um recurso que permite ao investidor aproveitar ativos na Bolsa de Valores que vão além das suas possibilidades. Isso pode potencializar as possibilidades de ganho, sendo excelente para investidores mais experientes que conhecem os caminhos para ganhar dinheiro na Bolsa. 

Acessibilidade 

A possibilidade de investir em minicontratos torna o índice futuro um investimento acessível para a maioria dos investidores. É óbvio que um investidor precisa ter conhecimento no mercado futuro para ter sucesso no segmento, mas ele pode começar a investir com pouco capital. 

O investimento no índice futuro é mais uma excelente alternativa no mercado de renda variável. Então, estude bastante esse mercado, acompanhando índices das principais ações das Bolsas de Valores no Brasil e no mundo, e comece a investir em índice futuro para lucrar bastante.

Postagens relacionadas
StartupTecnologia

Como as startups estão ganhando vantagem nos espaços de coworking

2 Mins read
Esses espaços flexíveis e colaborativos são uma maneira mais barata de muitas startups se colocarem no centro da ação, sem precisar gastar…
CarreiraNegóciosTecnologia

Desenvolvimento pessoal: por que é importante para a sua carreira?

3 Mins read
O seu desenvolvimento pessoal também é muito importante para sua carreira. Não ter um desenvolvimento pessoal adequado pode trazer consequências graves para…
Tecnologia

Melhores aplicativos de mensagem para Samsung

2 Mins read
Mesmo que existam muitos aplicativos de mensagem para Android, ainda é necessário saber quais são os melhores para a marca Samsung, caso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *