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Entenda a importância de entregar uma boa experiência online para seus clientes

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Gerar mais receita com negócios digitais é um grande desafio para todos os empreendedores. Para melhorar o seu e-commerce, é preciso entender a importância dessa ferramenta e aprimorar a experiência online de seus clientes. 

Fazer com que os clientes tenham uma experiência de compra satisfatória é importante para aumentar a credibilidade da marca. Além disso, a conquista de novos clientes pode ser facilitada por clientes já fidelizados, que são potenciais promotores gratuitos do negócio. 

O que é experiência online? 

A experiência online é o conjunto de todos os contatos e ações que um cliente tem com uma empresa. Desde o primeiro contato para tiragem de dúvidas até a compra de um produto ou serviço. Em um negócio digital, proporcionar uma boa experiência online é fundamental para fechar vendas. 

Um cliente passa por uma série de etapas para realizar uma compra. Por isso, é fundamental que uma empresa se coloque no lugar do cliente e facilite esse processo de compra. E isso acontece através de ajustes em uma experiência online. 

Qual é a importância de entregar uma boa experiência para o cliente? 

A experiência online do cliente é um fator importantíssimo para que mais leads qualificados sejam gerados e mais vendas sejam feitas. Fizemos uma lista para apontar alguns dos principais benefícios de promover uma boa experiência online para o cliente, confira abaixo:

Maior nível de satisfação

Uma boa experiência online para os clientes é essencial para aumentar o nível de satisfação de um cliente de um negócio. Basicamente, é importante entender que um cliente satisfeito tende a virar um promotor e não um detrator da marca. 

Não há como fugir do digital 

A experiência online é uma parte essencial da experiência geral do cliente. Num mundo extremamente conectado, mesmo que uma loja tenha uma boa estrutura física, ter uma boa estrutura online é fundamental. E, para ter mais credibilidade no mercado, é possível ter excelentes canais online. 

Um cliente mal atendido se torna um detrator da marca 

Se o cliente não tiver uma boa experiência online, seja para compra ou um simples contato, muito provavelmente ele se tornará um detrator da marca. E isso reverbera não só entre os amigos desse cliente, mas em avaliações do negócio em sites e aplicativos. 

Em outras palavras, cuidar da experiência online é fundamental para que o cliente tenha facilidade em atingir o seu objetivo. Se ele quer comprar um produto, torne isso fácil. Se ele quer tirar uma dúvida sobre algo ou ver mais opções do portfólio da sua loja, facilite isso. 

Como melhorar a experiência online para os clientes?

Não existe fórmula mágica, mas também não há nenhum mistério sobre o que é preciso fazer para melhorar a experiência online de um negócio. É preciso estruturar um modelo inicial através de pesquisas com clientes e ir ajustando os pontos para otimizar a experiência. 

Separamos algumas dicas importantes para melhorar a experiência online dos clientes, confira abaixo:

Defina suas personas

Você precisa definir quem são suas personas. Essa é uma maneira eficaz de melhorar a experiência online. Muitos negócios pensam apenas em público-alvo — que é algo muito mais abrangente — e falham em suas tentativas. 

Com a definição de personas, você conhece as principais necessidades e os desafios dos clientes. Também conhece mais sobre o perfil de comportamento e de consumo do seu potencial cliente. Isso é essencial para otimizar a experiência online. 

Personalize o atendimento 

O ambiente de plataformas precisa ser personalizado. Para isso, é preciso montar uma estrutura online que seja intuitiva. Assim, o cliente saberá qual caminho precisa seguir para fazer uma compra, tirar uma dúvida ou fazer um pedido, por exemplo. 

Os clientes também se sentirão atraídos por outros benefícios, como programas de fidelidade, sistemas de cashback ou descontos exclusivos. É importante tentar atrair o máximo de clientes para a marca. 

Faça ajustes 

Nenhuma estratégia é perfeita, todos precisam de ajustes! Por mais que a experiência online da sua marca seja boa, sempre é possível melhorar. Para isso, você deve se atentar aos resultados e realizar os ajustes necessários. 

Também é importante fazer testes para entender o que dá mais resultado em questão de vendas e interação com clientes. 

Como vimos, a experiência online é um fator fundamental para que um negócio digital consiga crescer no mercado. O consumidor é muito mais exigente nos dias de hoje, por isso é preciso ter extrema atenção com a qualidade da experiência oferecida na internet.

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