Confira algumas dicas de como lidar com oportunidades e escolhas no mercado de investimentos
Aplicar o dinheiro de maneira inteligente pode fazer toda a diferença para quem deseja alcançar seus propósitos. Porém, para fazer o investimento certo, é necessário ter conhecimento sobre o mercado, definir objetivos claros e aplicar boas práticas de seleção de ativos e formatação da carteira.
A grande dificuldade dos investidores — especialmente aqueles que estão começando — está em aprender como identificar as melhores opções de investimentos de acordo com o contexto econômico, o perfil do investidor e os objetivos traçados em sua estratégia.
Como identificar as melhores opções de investimento?
Afinal, será que existe alguma regra ou fórmula que possa ser aplicada por quem deseja melhorar a escolha de ativos e a rentabilidade dos investimentos?
Embora não haja uma regra que possa ser aplicada a qualquer situação, os especialistas orientam com relação a algumas práticas que podem ser combinadas com o propósito de auxiliar na identificação de melhores opções de investimentos. A seguir, apresentamos cada uma delas. Confira!
Avalie o tamanho do capital a ser investido
O primeiro passo é determinar o volume de capital a ser investido. Essa informação é relevante pois permite identificar as melhores oportunidades dentro daquela faixa de investimentos.
Nesse contexto, é interessante contar com o suporte de um assessor de investimentos, já que ele tem conhecimento técnico e está familiarizado com o mercado e as diferentes opções de ativos existentes.
Análise do perfil de risco
A análise do perfil de risco é feita por meio da identificação do seu perfil de investidor. O mercado divide os investidores em três grupos principais:
- conservadores: aqueles que têm baixíssima tolerância ao risco;
- moderados: aqueles que têm um grau de tolerância mediana ao risco;
- arrojados: são os que têm um grau elevado de tolerância aos riscos de investimentos.
Ao saber em qual dos grupos o investidor está situado, fica mais fácil definir as escolhas de investimentos adequadas.
Fique atento à inflação
Para identificar as melhores opções de produtos de investimento, você também precisa estar atento à relação entre um ativo e a inflação.
O rendimento de diversas aplicações acompanha a Taxa Selic — taxa básica de juros da economia —, enquanto vários outros são indexados diretamente pela inflação. O investidor deve ficar atento aos movimentos econômicos, ajustando a carteira de acordo com o mercado e as melhores oportunidades.
Considere o tempo de investimento
Outro aspecto que merece destaque quando se fala em escolher boas opções de investimento é o tempo em que o dinheiro vai ficar aplicado. De forma geral, quanto maior o tempo de uma aplicação, maior o potencial de rentabilidade.
Porém, há outros fatores atrelados a isso. A escolha do produto deve ser pensada de maneira inteligente, considerando o objetivo do investidor, o grau de risco da aplicação, o potencial de ganho e o tempo mínimo.
Avalie os custos
Por fim, antes de aplicar seu dinheiro, é indispensável avaliar todos os custos e taxas atrelados à escolha. Assim, você terá condições de avaliar a viabilidade e a rentabilidade de um ativo em relação a outro.
Nos fundos de investimento, essa atenção deve ser redobrada, já que existem custos extras vinculados a esse tipo de produto.
Quais são as melhores opções de investimento hoje?
Mas, afinal, quais são as melhores opções? Entre os produtos financeiros mais atraentes, destacamos: ações da bolsa de valores, Fundos de Investimento, Fundos Imobiliários, investimento em ouro, Certificados de Recebíveis Imobiliários, Certificados de Recebíveis do Agronegócio, Certificados de Depósito Bancário, Letras de Crédito Imobiliárias, Letras de Crédito do Agronegócio e Tesouro Direto.
Porém, lembre-se que antes de montar a sua carteira de investimentos e escolher os ativos nos quais você pretende aplicar, é necessário levar em consideração todos os fatores anteriormente destacados:
- volume do capital investido;
- perfil de risco;
- inflação e contexto econômico;
- tempo de investimento;
- custos.
E não esqueça que o suporte de um profissional especializado em investimentos pode fazer toda a diferença nos seus resultados.
Além disso, a escolha de uma boa instituição financeira é um passo essencial na segurança e na qualidade do atendimento durante toda a sua jornada como investidor.