Carreira

Advogado especialista em seguros: saiba a hora de contratar

3 Mins read

O mercado de vendas de seguro está em expansão constante, isso porque as pessoas estão buscando mais por esse serviço e também porque as empresas tem oferecido este produto em conjunto com outros.

Mas esse crescimento também traz consigo muitos problemas. E na maioria das vezes os clientes se sentem perdidos e não sabem muito bem o que fazer e em a que procurar. O advogado especialista em seguros é essencial não somente na hora de resolver os problemas, mas também orientando o cliente na tentativa de amenizar ou evitar que eles ocorram.

Um profissional experiente tem a capacidade de orientar os clientes a identificarem abusos da empresa, como por exemplo, a recusa de indenização sem justificativas legais. E eles ainda são de extrema importância na análise prévia do contrato. Desta forma, o cliente pode não contratar determinada empresa ao identificar possíveis abusos.

Portanto, se você quer entender como funciona o trabalho do advogado especialista em seguros, não deixe de ler este artigo até o final.

Em que situação é necessário procurar o suporte de um advogado especialista em seguros?

Se o cliente está em busca de um advogado especialista em seguros é porque ou deseja uma consulta prévia para ter mais segurança em contratar um seguro ou então está passando por algum problema junto à operadora de seguro.

Então, a primeira coisa que deve ser feita é entender quando é o momento de procurar um advogado. Esses são algumas das situações que exigem que o cliente procure a ajuda de um especialista:

  • A empresa seguradora se recusa a realizar o pagamento da indenização;
  • A indenização paga pela empresa tem um valor abaixo do devido;
  • O cliente possui muitas dúvidas na leitura do contrato devido à quantidade de termos técnicos e jurídicos;
  • Leitura do contrato para avaliar se de fato o seguro e suas condições atendem as necessidades do cliente;
  • Venda casada de serviços de seguro.

As seguradoras são as responsáveis pelo seguro. Portanto, são elas que garantem o pagamento da indenização em caso de sinistro com a pessoa ou objeto assegurado. Respeitando assim todas as situações que estiverem descritas no contrato e desde que as mensalidades estejam em dia.

Todos os deveres e direitos de ambas as partes devem estar descritos no contrato. A figura do advogado é de suma importância, pois infelizmente muitas empresas se aproveitam do desconhecimento técnico do cliente e inserem clausulas abusivas.

Cláusulas abusivas são aquelas que extrapolam o direito e colocam uma das partes em grande desvantagem em relação à outra. E essa é uma das situações amparadas pelo Código de Defesa do Consumidor.

E mesmo que o erro tenha sido cometido pela corretora de seguros, a legislação pode obrigar a seguradora a se responsabilizar pelo dano. Nessas situações, o advogado saberá conduzir a situação de forma favorável ao consumidor e assim reparar o dano ocorrido.

Seja nessas ou em quaisquer outras situações que apresentam dúvida na contratação ou ainda em eventuais problemas durante a vigência, o cliente deve procurar um advogado.

Mas por que um advogado especialista em seguros? Não poderia ser um advogado de qualquer área? A resposta é não, pois o direito é muito amplo. Dessa forma, os profissionais se especializam em área específica a fim de se aprofundarem e obterem pleno conhecimento em determinado tema. Afinal, as legislações são bem específicas e merecem devida atenção.

Além de entender sobre a legislação que rege a atividade das seguradoras e corretoras, é importante que o advogado tenha conhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor.

Por essa razão, na hora de contratar um advogado tenha a certeza que o profissional possui experiência e vasto conhecimento na área de seguros.

Como abrir um processo judicial contra a seguradora?

Ao notar que a seguradora está com práticas abusivas ou descumprindo alguma das cláusulas contratuais, o cliente pode ingressar com uma ação para que seus direitos sejam garantidos por meio do poder judiciário.

Primeiramente, o cliente deve tentar resolver administrativamente, ou seja, direto com a empresa. Porém, esgotando-se as tentativas de solução amigável, então é necessário procurar um profissional qualificado para orientar e verificar se realmente há alguma quebra de contrato ou cláusulas que extravasem o direito. Identificado a questão, o advogado especialista em seguro ingressa com a ação em juízo.

Conclusão

O seguro, seja ele de vida, residencial, automóvel ou qualquer outro bem, deve atender as necessidades do cliente. Por isso, a orientação profissional de um advogado especialista em seguros é tão importante. E mesmo após a contratação do serviço, a figura do advogado se faz presente a fim de identificar se não há algum descumprimento contratual.

Dessa forma, não hesite em buscar a ajuda de um advogado especialista em seguros toda vez que houver dúvidas a respeito do seu contrato ou da prestação de serviços.

Postagens relacionadas
CarreiraNegóciosTecnologia

Desenvolvimento pessoal: por que é importante para a sua carreira?

3 Mins read
O seu desenvolvimento pessoal também é muito importante para sua carreira. Não ter um desenvolvimento pessoal adequado pode trazer consequências graves para…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *