CarreiraNegócios

Áreas que um profissional de turismo pode trabalhar?

4 Mins read

Você sabe onde os profissionais de gestão de turismo podem trabalhar? Há uma diferença forte entre um guia turístico e um profissional do turismo. Embora trabalhem no mesmo campo, a funcionalidade é um pouco diferente. Mesmo assim, são muitas as áreas em que os gestores de viagens podem atuar.

O mercado de turismo tende a ser muito importante para todos os países, principalmente dentro do Brasil. Algumas cidades recebem muitos turistas para atividades ou descobertas do patrimônio natural. O turismo ajuda a impulsionar o desenvolvimento econômico e cria empregos.

O que faz um especialista em turismo?

Neste campo de atuação, os profissionais podem atuar em diversas áreas, incluindo levantamentos de áreas de interesse turístico e áreas com melhor desenvolvimento econômico, social e cultural. Com um Cursos Online da área de turismo, os estudantes poderão trabalhar em agências de viagens, agências de passeios, gestão hoteleira, conferências e eventos ou prefeituras, trabalhando em desenvolvimento urbano e planejamento turístico.

Os profissionais podem prestar serviços, atendimento, transporte, hospedagem, operação de agências de turismo e gestão do turismo, além de pesquisa e ensino na área de turismo.

Curso de viagem

Os Cursos Online de turismo tendem a ser rápidos e práticos, excelente para o aluno que precisa de agilidade. Durante este período, os alunos são preparados para realizar atividades relacionadas com a organização, planeamento e gestão de empresas turísticas, cumprindo os aspetos legais necessários à sua implementação e manutenção.

Os candidatos ao bacharelado em Turismo devem saber processar diferentes tipos de informação, incluindo conhecimentos teóricos de história, geografia, cultura, sociologia, hotelaria e sistemas de transporte. Além disso, o mercado exige domínio de idiomas, principalmente inglês e espanhol.

Para os coordenadores, os alunos que desejam continuar trabalhando na área devem ser empreendedores e inovadores, devem gostar de desafios e compreender a avaliar riscos e identificar as devidas oportunidades.

Além de preservar o patrimônio cultural tangível e imaterial do Brasil, que constitui totalmente a base principal das atividades turísticas, deve também compreender a dinâmica do turismo e o campo da recreação.

Qual é o mercado para as pessoas que trabalham na indústria do turismo?

Os profissionais de viagens são treinados interdisciplinarmente para assumir diversos cargos dentro da área do turismo, como, por exemplo: supervisão, gerência, assessoria e até mentoria em agências de viagens.

O profissional também poderá elaborar projetos, coordenar diversos trabalhos técnicos, estudos e projetos no setor do turismo.

5 áreas de cooperação com a gestão do turismo

De antemão, os profissionais do turismo podem trabalhar em vários campos. Nesse caso, os profissionais precisam determinar quais áreas são as mais interessantes e como se destacar.

As 5 áreas em que os profissionais de turismo podem trabalhar são:

Administração Hoteleira

A primeira área onde um profissional do turismo pode trabalhar será dentro do setor de gestão hoteleira. Diversas pessoas confundem com gerente e guia turístico.

Portanto, o papel de um guia turístico é orientar os turistas. Ele liderou um grupo de pessoas com informações sobre os locais visitados.

Por outro lado, o trabalho de um gerente é fazer tudo funcionar da melhor maneira possível. Assim, ele estará sempre mais envolvido dentro da parte administrativa. Ou seja, ele gerencia os funcionários e fica responsável pela parte financeira.

Nesse caso, um profissional pode administrar o hotel ou resort, sempre de olho no bom funcionamento dos turistas. Além disso, ele tem que gerenciar sua equipe, assim, as pessoas poderão trabalhar para o hotel.

Agência de viagens

Em segundo lugar, está também uma conhecida agência de viagens. Se um gerente de hotel trabalha em administração, não é diferente em uma agência de viagens. Mas aqui, o gerente tem que pensar sobre como atrair cada vez mais clientes para sua agência.

Assim, ele pode planejar roteiros de viagem e contratar guias turísticos. Para esta opção, os profissionais podem trabalhar em um estabelecimento já existente ou criar seu próprio negócio.

Mais importante, esse profissional também precisa estar familiarizado com a legislação de turismo. Também precisa conhecer todas as devidas leis de cada país.

Como o mercado de viagens é bastante movimentado, esse profissional deve sempre buscar por conhecimento. Esse conhecimento pode vir através de bons Cursos Online da área. Afinal, a concorrência é acirrada e os clientes estão sempre em busca de novidades.

Assim, diversos gestores podem apostar em agências de viagens que focam em um crescimento mais sustentável.

Programas de intercâmbios

Em princípio, outra opção muito interessante para os profissionais de gestão de turismo é trabalhar com programas de intercâmbio.

Destacamos que essa área de crescimento é considerável à medida que mais e mais pessoas investem na faculdade. A comunicação é a base que complementa a aprendizagem do aluno.

Nesse sentido, os profissionais devem planejar com antecedência como os alunos serão acomodados, parcerias com faculdades, etc.

Além disso, para este campo, o foco não será o entretenimento, é claro, mas esse não é o objetivo. Por ser uma área em crescimento, vale a pena investir.

Em 2020, a proporção de jovens fazendo comunicação aumentou 20%, e esse número aumentará. Portanto, para muitas instituições, ter profissionais dessa área será essencial.

Restaurantes

Destacamos que um gerente de turismo poderá trabalhar dentro de um restaurante. Pois, isso vai se tratar de uma parte de gestão. Então, essa é uma área que o profissional poderá atuar, que será dentro da área de marketing turístico.

Assim, como há diversos lugares para se visitar, os turistas tendem a curtir tours gastronômicos. E, por conta disso, essa área é muito importante! Através de seu conhecimento, o profissional tende a ser um gerente do restaurante.

Funcionário público

Por último, mas não menos importante, os profissionais de gestão do turismo podem trabalhar como funcionários públicos. Nesse sentido, os profissionais podem atuar em secretarias de turismo. Para fazer isso, você precisa se inscrever para a competição. Portanto, fique de olho na edição.

Suas responsabilidades nesta área incluem ajudar a implementar projetos que estimulem o desenvolvimento do turismo urbano/estadual. Além de ajudar a divulgar e promover diversos pontos de interesse para os turistas.

Tal como acontece com todas as áreas aqui mencionadas, os profissionais devem ter uma licenciatura nesta área. Só assim é possível participar do concurso como funcionário público.

Esse conteúdo é de responsabilidade da agência especialista de SEO – Inbounder Marketing

Postagens relacionadas
DesenvolvimentoNegóciosNotícia

Como as automações nas vendas contribuem para o financeiro da sua empresa

3 Mins read
Você já se perguntou como as empresas de sucesso lidam com seus clientes? Qual o segredo da equipe de vendas que levam…
EconomiaNegócios

Entenda como fazer a sua gestão financeira pode te ajuda

3 Mins read
Caso você pense em abrir uma companhia ou já seja um empreendedor, é importante saber que é necessário investir em sua gestão…
CarreiraEducação

Como se tornar um expert em Excel?

3 Mins read
Para ajudá-lo a entender melhor o mundo da Excel, preparamos este artigo especificamente para você. Neste artigo, esperamos cobrir tudo para que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *