Marketing DigitalNegócios

A ascensão dos espaços de coworking no setor jurídico

4 Mins read

À medida que a tecnologia continua a fazer parte de quantas indústrias operam e florescem, o cenário do espaço de trabalho está evoluindo continuamente. 

A era digital permitiu que muitas tarefas e processos fossem feitos online. Como resultado, muitas empresas têm se aventurado no emprego virtual, e o setor jurídico é um deles. 

Muitos escritórios de advocacia hoje empregam assistentes jurídicos virtuais ou paralegais que fazem trabalho remoto como contratados individuais. 

Ao mesmo tempo, alguns advogados também optaram por não trabalhar para empresas e optaram por exercer a advocacia de forma independente. 

Para esses profissionais do setor jurídico, os espaços de coworking são os locais de referência para fazer seu trabalho. 

Embora ser um assistente jurídico virtual ou um advogado independente permita que eles trabalhem no conforto de sua casa e gerenciem seu próprio tempo, torna-se difícil alcançar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Advogados e paralegais em espaços de coworking

Enquanto a maioria dos espaços de coworking estão abertos a várias profissões, outros que atendem a áreas ou profissões específicas também estão em ascensão.

Talvez isso se deva ao fato de que esses locais permitem que os profissionais se conectem e construam relacionamentos significativos, o que é crucial, especialmente no setor jurídico, onde a maioria dos clientes vem de referências. 

Mas os espaços de coworking não oferecem apenas um espaço físico para trabalhar em alguns casos, eles também aumentam a produtividade.

O estudo de descobriu que as pessoas que trabalham em espaços de coworking relataram níveis de produtividade em média de 6 em uma escala de 7 pontos. 

De acordo com o estudo, os profissionais em espaços de coworking conseguem se tornar mais produtivos porque têm maior controle sobre seu trabalho, além de desfrutar da sensação de estar em uma comunidade sem ter que lidar com muita política do escritório.

Além disso, esses espaços também induzem a criatividade que funciona melhor para a nova geração de trabalhadores, conforme mencionado em nosso post sobre ‘7 razões pelas quais as empresas estão se inclinando para o coworking’. 

A maioria dos espaços de coworking tem os elementos de um espaço de escritório corporativo tradicional, bem como partes que incentivam o trabalho colaborativo e inovador. 

Para advogados e paralegais que analisam e tratam de vários casos ao mesmo tempo, é essencial ter um espaço que os ajude a ver os casos de diferentes perspectivas, o que, por sua vez, lhes permitirá atender melhor seus clientes.

Interessado em atrair mais advogados para o seu espaço de coworking? Aqui está um resumo rápido do que eles geralmente procuram:

Localização

Escusado será dizer que a localização é de extrema importância. Para os profissionais do setor jurídico, a proximidade de seu local de residência não é a única consideração; em vez disso, eles também consideram a proximidade do tribunal e de outros escritórios frequentados. 

Outra consideração seria o quão acessível o local é para os clientes que chegam. O trabalho de um advogado ou de alguém do setor jurídico geralmente exige comunicação e reuniões constantes com os clientes, por isso será benéfico trabalhar em um espaço de coworking fácil de encontrar e acessível a clientes novos e antigos.

Privacidade

É especialmente importante que os profissionais do setor jurídico estejam em um espaço de coworking que permita conversas verdadeiramente privadas. 

Como já mencionado, a profissão envolve trabalhar em estreita colaboração com os clientes, e temas e informações sensíveis são trocados durante essas reuniões. 

Os advogados precisam poder deixar seus clientes à vontade sobre privacidade e confidencialidade durante as consultas, portanto, espaços de coworking que oferecem espaços de escritório privativos para chamadas telefônicas ou reuniões presenciais são melhores opções para eles.

Comodidades e serviços

Não importa qual seja o setor, a produtividade máxima pode ser alcançada mais facilmente se tudo o que for necessário estiver próximo ou facilmente acessível. 

Os espaços de coworking que desejam atrair advogados devem ter comodidades projetadas especificamente para facilitar suas vidas. 

Além de oferecer os serviços básicos ilimitados de café e cópia, por exemplo, você pode querer considerar a oferta de serviços paralegais, que o Conselho Especial descreve como uma parte essencial do processo legal, uma vez que trabalhar com eles muitas vezes aumenta a eficiência e a relação custo-benefício da prestação de serviços jurídicos.

Tem que considerar incluir o serviço de endereço fiscal para recebimento de correspondências e documentos enviados.

Qualquer espaço de coworking que forneça esses serviços certamente atrairá os advogados, pois isso permitiria que eles tivessem mais tempo para entreter mais clientes e se concentrar mais no crescimento de seu escritório e na ampliação de suas redes.

Uma boa conexão com a internet

Embora seja verdade que a internet está em quase todos os lugares, uma consideração maior deve ser dada à velocidade e estabilidade da conexão de internet do seu espaço de coworking, conforme observado pelo The Medium. 

O trabalho remoto depende do fato de que o trabalho pode ser feito e enviado ou enviado pela Internet, e uma conexão instável em um espaço de coworking certamente dificulta o sucesso em qualquer setor. 

Isso é duplamente verdadeiro para advogados, cujo trabalho muitas vezes é sensível ao tempo e envolve inúmeras ligações telefônicas para pessoas em todo o estado, país ou até mesmo no mundo. 

Além disso, o setor jurídico também tem visto a ascensão da computação em nuvem quando se trata de gerenciar dados de clientes. 

Uma conexão estável não apenas permitirá que os advogados armazenem informações de clientes em programas seguros baseados em nuvem imediatamente, mas também os ajudará a acessar os dados necessários com apenas alguns cliques.

Como profissional nesta era de tecnologia em rápida evolução, os advogados muitas vezes procuram um local de trabalho que atenda às realidades atuais do mundo moderno e incentive um ambiente de trabalho saudável, propício ao aumento da produtividade. 

Navegue por alguns de nossos outros posts para saber mais sobre espaços de coworking que atraíram com sucesso advogados e outros profissionais do setor jurídico para suas instalações.

Postagens relacionadas
Marketing Digital

5 ferramentas de marketing que você não conhecia

3 Mins read
Na época da era digital, o marketing acabou virando uma das principais ferramentas quando o assunto é vender e a conquista de…
Marketing DigitalNegócios

Qual estratégia de venda devo usar para vender mais

2 Mins read
Se você está trabalhando em uma ideia de negócio inicial ou se preparando para lançar um novo produto, não dê um salto…
Negócios

4 benefícios do coworking e suas oportunidades

2 Mins read
Trabalhar em espaços de coworking realmente beneficia? A pergunta que sempre é feita. E a resposta é SIM.  Ele provou ser benéfico…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *