Tecnologia

5 golpes de cartão de crédito e como evitá-los

4 Mins read

As táticas usadas para combater golpes de cartão de crédito estão se tornando cada vez mais sofisticadas. Infelizmente, as táticas usadas pelos golpistas de cartão de crédito também são. 

Quer estejam dando uma nova reviravolta em um golpe antigo ou inventando um novo esquema, ligando para o telefone ou entrando em contato com a internet,os golpistas de cartão de crédito estão sempre à espreita e tentando atacar, portanto, tenha cuidado ao fornecer seus dados de cartão para sites desconhecidos, fique sempre atento e acesse site confiáveis com o site 22Bet PT, onde você pode fazer suas apostas seguras sem nenhum risco de cair em golpes.

Saber como os golpes comuns funcionam e como evitar cair neles pode manter seu dinheiro e sua identidade seguros. Aqui estão cinco golpes comuns de cartão de crédito a serem observados:

  • O golpe da caridade
  • O golpe do hotspot
  • O golpe da taxa de juros
  • O golpe de sobrecarga
  • O golpe da caridade

O golpe de caridade é uma violação particularmente cruel. Imediatamente após uma tragédia como um terremoto, inundação ou incêndio florestal, os golpistas começam a trabalhar, ligam ou enviam e-mails e apelam às pessoas para ajudar as vítimas com uma doação.

Eles muitas vezes fingem ser de uma instituição de caridade respeitável, como a Cruz Vermelha. Quando um “funcionário de caridade” liga com uma história triste e detalhada e pede ajuda, pode ser difícil dizer não. Os pedidos de fundos também são frequentemente apresentados como urgentes, para que as pessoas retirem rapidamente seus números de cartão de crédito.

Como evitar o golpe de caridade

Se alguém ligar para você para pedir uma doação, não forneça as informações do seu cartão de crédito, mesmo que pareçam legítimas. Anote qualquer informação que eles lhe derem e desligue educadamente. Pesquise na web o número de telefone e coloque aspas ao redor do número em sua pesquisa.

Muitas vezes, você descobrirá que o número que ligou para você foi identificado anteriormente como um chamador fraudulento. Se a instituição de caridade for legítima e você quiser ajudar, faça uma doação diretamente pelo site.

O golpe do hotspot

É um conselho comum ter cuidado ao usar uma rede Wi-Fi pública, pois os golpistas podem monitorar essas redes. Mas às vezes a própria web é uma armadilha, cuidadosamente armada por golpistas de cartão de crédito que estão esperando para atacar suas informações.

Nesse golpe de cartão de crédito, seu smartphone ou laptop encontra um “ponto de acesso Wi-Fi público” e, quando você se conecta, são solicitados os dados do cartão de crédito para pagar o acesso à Internet. O hotspot é falso e você está realmente fornecendo os detalhes do seu cartão de crédito diretamente aos golpistas.

Em outros casos, o hotspot é gratuito e oferece acesso à Internet, mas os golpistas estão observando cada movimento seu. Eles gravam as senhas que você digita, espiam sua conta bancária quando você a verificar e capturam seus dados de outras maneiras.

Como evitar o golpe do hotspot

Se você precisar acessar o Wi-Fi público em um restaurante ou loja, peça a um funcionário as informações corretas de nome de rede e senha. Cuidado com nomes genéricos como “Wi-Fi público gratuito”. Evite fazer login em sua conta bancária ou fornecer informações confidenciais, se puder.

O golpe da taxa de juros

Milhões de pessoas estão familiarizadas com esse clássico golpe de robocall. Atenda a um telefonema, muitas vezes de um número desconhecido, e uma mensagem gravada lhe dá a ótima notícia de que você está qualificado para negociar taxas de juros significativamente mais baixas em seus saldos de cartão de crédito.

A mensagem afirma ter conexões internas com empresas de cartão de crédito e pode trabalhar em seu nome para reduzir seus pagamentos em milhares de dólares. Não existem essas conexões: a coisa toda é uma configuração para permitir que você revele os detalhes do seu cartão de crédito.

Se o seu interesse for despertado o suficiente para continuar ouvindo, você será direcionado para um operador ao vivo. O representante “útil” fará rapidamente perguntas delicadas para coletar seus dados pessoais e informações de cartão de crédito.

Em uma variante um pouco mais legítima, mas ainda cara, desse esquema, o chamador entra em contato com a empresa de cartão de crédito e reduz com sucesso sua taxa, e você paga centenas ou milhares de dólares pelo serviço.

O problema é que eles não estão fazendo nada que você não poderia ter feito por conta própria de graça. Você tem a mesma influência com a empresa de cartão de crédito que um terceiro quando se trata de reduzir a taxa de juros. O emissor pode lhe dar a opção de transferir o saldo para um cartão diferente que ofereça uma TAEG mais baixa.

Como evitar o golpe da taxa de juros

Se você deseja reduzir a taxa de juros do seu cartão de crédito, entre em contato diretamente com a instituição. Não vai doer perguntar, mesmo que eles digam não. Se você receber um robocall que promete reduzir as taxas ou qualquer outra oferta que pareça demais para ser verdade, desligue.

Nunca forneça ou confirme informações confidenciais para alguém que liga repentinamente. Para reduzir as chamadas de vendas, insira seu número de telefone no registro nacional de chamadas perdidas, portanto, esteja ciente de que empresas legítimas se juntam ao registro, enquanto os golpistas não.

O golpe de sobrecarga

Esse golpe de cartão de crédito está ganhando terreno à medida que menos transações são feitas em dinheiro e mais compras on-line. Funciona assim: você recebe uma ligação ou uma mensagem de texto informando que seu cartão de crédito foi cobrado em excesso em uma compra recente.

Como é útil! O problema é que isso não é verdade. O golpista fará uma série de perguntas com o objetivo de obter suas informações pessoais.

Como evitar o golpe de sobrecarga

Não forneça informações pessoais confidenciais por telefone. Desligar. Verifique o extrato do seu cartão de crédito. Se algo parecer fora de controle, entre em contato com o emissor do cartão de crédito ligando para o número no verso do cartão.

Postagens relacionadas
Tecnologia

Falha no Download do WhatsApp (o que fazer?)

2 Mins read
É indiscutível afirmar que, na sociedade moderna, a grande maioria das pessoas que possuem um dispositivo celular tem baixado no mesmo o…
Tecnologia

Você sabe o que é SQL?

6 Mins read
Gerenciar uma série de informações nem sempre é fácil. Mas, com a aplicação da tecnologia, isso se torna plenamente possível. A administração…
CotidianoTecnologia

Como funcionam os drones e o que considerar antes de comprar um?

3 Mins read
Saiba quais fatores levar em conta na hora de escolher um drone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *