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4 motivos para você fidelizar clientes

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Fidelizar clientes é uma estratégia fundamental para qualquer empresa que queira se destacar em seu mercado. Trata-se de um processo que consiste em proporcionar uma experiência positiva no momento da compra.

Quando isso acontece, a empresa se torna uma das opções preferidas e o consumidor volta a fazer negócio com ela. Em linhas gerais, consiste em construir um relacionamento de confiança com os consumidores.

Uma boa estratégia de fidelização gera impactos positivos para os lucros do negócio, independentemente de seu porte ou segmento. Tanto é que, de acordo com a universidade de Harvard, clientes fidelizados conseguem aumentar em até 95% o faturamento.

Isso significa que investir nessa estratégia é uma maneira de obter mais lucros, mas muitos empreendedores acreditam que precisam focar seus esforços para conquistar clientes novos.

Lembrando que conquistar clientes novos é muito importante para qualquer empresa, mas as estratégias voltadas para este objetivo são muito mais caras. Por outro lado, fidelizar os clientes é mais barato e torna a receita mais previsível.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é fidelização de clientes, a importância de investir nessa estratégia e dar alguns motivos para trabalhar com ela.

Entenda o que é fidelização de clientes

Fidelização de clientes nada mais é do que investir em estratégias que mantêm os clientes fiéis e comprando com a marca por mais tempo.

Pode ser aplicada tanto com clientes novos quanto com aqueles que já compram com o negócio há um tempo. De acordo com o Philip Kotler, para gerar fidelidade, é fundamental entregar valor para os consumidores.

Quando um fabricante de lavador de gases para caldeira procura gerar valor aos consumidores, então pensa em proporcionar a melhor experiência para eles, e isso se aplica a vários aspectos dentro da corporação, como:

  • Preço;
  • Entrega;
  • Logística;
  • Atendimento;
  • Relacionamento;
  • Suporte.

Entenda que o objetivo da fidelização de clientes é criar uma relação de confiança entre a marca e seu público, além de garantir uma boa experiência de compra para todos.

Quando essa estratégia é bem trabalhada, gera um ciclo virtuoso que envolve a compra e o nível de confiança, fazendo com que as pessoas voltem mais vezes.

Importância de fidelizar clientes

Fidelizar clientes é importante por diversos motivos, um deles é que essa prática traz mais previsibilidade de receita. Um dos maiores desafios das empresas é ter uma receita previsível e conquistar clientes.

Aprofundar o relacionamento com os prospects é uma atividade complexa, ainda mais quando a intenção é apresentar uma solução para o seu problema.

Só que tornar a receita mais previsível fica muito mais fácil quando a equipe já conhece os clientes que compram com a organização.

Os vendedores sabem como funciona a jornada do consumidor, como é o seu dia a dia e possui bons contatos com os demais stakeholders, ou seja, clientes satisfeitos trazem crescimento exponencial para a companhia.

Além disso, um fabricante de conexão para mangueira de irrigação consegue diminuir o custo de aquisição de clientes. Trata-se de uma métrica que mostra tudo o que a companhia investiu para conquistar o cliente, dividido pelo total de clientes conquistados.

Além disso, calcular o custo de aquisição de clientes também é importante para compreender como está a saúde financeira da corporação.

Agora, qualquer instituição que investe em fidelização, consegue equilibrar essa métrica, por meio da receita gerada, depois que o cliente fecha um contrato, o que aumenta o retorno sobre os investimentos.

Ter clientes fiéis também é uma forma de aumentar o valor dos contratos e a retenção, isso acontece porque desenvolver estratégias de upsell e vender de maneira recorrente torna a empresa mais aderente ao mercado e reduz os cancelamentos.

Por exemplo, se em uma empresa de limpeza interna de carros os contratos dos clientes aumentaram em 40%, a receita adicional se torna menos dispendiosa do que a aquisição.

Não se trata apenas de marketing e vendas, mas o de um produto e de estratégias de relacionamento que faz com que as pessoas comprem mais vezes.

Por fim, mas não menos importante, clientes fiéis são excelentes fontes de marketing boca a boca. A corporação precisa investir de maneira contínua em oferecer benefícios para quem escolhe comprar com ela, em detrimento da concorrência.

É assim que a marca consegue se estabelecer e permanecer no mercado por muito mais tempo. Quando os clientes se sentem valorizados e felizes com a qualidade de sua aquisição, fidelizá-los se torna algo muito mais simples.

Eles estão mais propensos a compartilhar suas experiências e a recomendar a corporação para outras pessoas de seu convívio social.

Naturalmente, uma empresa especializada em sacada de vidro fumê vai se tornar mais conhecida, sem que para isso precise investir tanto em divulgação.

Por que fidelizar clientes

As empresas têm muitos motivos para investir em estratégias de fidelização de clientes, e dentre as principais razões para fazer isso estão:

1.    As pessoas voltam a comprar

Independentemente de qual seja o segmento da companhia, do seu mix de produtos ou de qualquer outra característica, quando o cliente já conhece a qualidade da oferta e teve suas expectativas atendidas, com certeza ele vai voltar.

Para criar uma conexão, é necessário proporcionar uma experiência completa, desde o momento em que o indivíduo entra na loja até o pós-venda.

Além de aumentar a frequência de compras, o valor médio gasto pelos clientes também acaba aumentando, e elevar o ticket médio é uma forma de aumentar o lucro, sem falar no fato de que a pessoa compra frequentemente.

2.    Transmite confiança

Se o cliente confia em uma empresa de LTA laudo técnico, vai compreender facilmente, caso ocorra algum imprevisto, algo que dificilmente vai acontecer com quem está comprando pela primeira vez.

Pessoas que estão conhecendo a marca precisam de uma boa experiência, pois se algo negativo acontecer logo na primeira compra, provavelmente não haverá uma segunda chance.

Mas, essa regra não se aplica aos clientes fiéis, tendo em vista que eles são mais tolerantes quando ocorre algum problema ou voltam a comprar posteriormente. Ademais, são pessoas que não se importam em passar pelo processo de troca de produto.

Para os donos de e-commerce, fidelizar os compradores é fundamental para evitar perdas, pois para os consumidores que compram pela internet, ter uma boa experiência é algo que precisa ser instantâneo.

Problemas como demora para carregar o site ou dificuldades de navegação prejudicam a experiência, faz qualquer um perder a paciência e gera oportunidades de negócios para os concorrentes.

3.    Consumidor exigente

Se uma pessoa está procurando por alguma solução, como serviços de cremações, não quer saber apenas sobre o preço ou a qualidade do que é feito.

Os clientes se tornam fiéis por conta da experiência que vivenciam, tanto é que muitas pessoas se dispõem a pagar um pouco mais por um produto ou serviço só para ser bem atendido e não ter problemas no futuro.

Para conquistar esse nível de satisfação, alguns pontos precisam ser considerados, como qualidade do produto, agilidade para resolver problemas, atendimento de excelência, entre outros.

Se o seu negócio oferece tudo isso, dificilmente o seu público vai cair na tentação de comprar com qualquer concorrente.

Isso pode ser feito por qualquer tipo de corporação, desde um fabricante de cadeira odontológica croma até um restaurante.

4.    Propaganda boca a boca

Quando o cliente é fiel, vai trazer outros clientes para a marca, por meio de indicações. É uma pessoa fiel e satisfeita e que naturalmente vai indicar a loja parar familiares e amigos, e ajudar a construir um público ainda maior.

Qualquer pessoa que esteja satisfeita vai compartilhar sua experiência com os demais, ou seja, vai falar sobre o quanto foi positivo comprar em uma loja e o desejo de compra poderá surgir em outros indivíduos.

Se alguém está pesquisando sobre o encanador preço, vai se sentir muito mais seguro para adquirir esse serviço, se ele for indicado por alguém. É alguém que testou e aprovou, portanto, uma aquisição confiável.

Hoje em dia, existe muita tecnologia e estratégias para divulgar produtos e serviços, mas nada se compara ao potencial da propaganda boca a boca.

Quando a marca está sendo recomendada por um cliente, consegue estar presente em situações onde dificilmente conseguiria, como um almoço em família, uma festa de aniversário, dentro da academia e assim por diante.

Considerações finais

Sendo assim, conquistar clientes é importante, mas manter as pessoas que já compram com vocês sempre interessadas em suas soluções é algo muito mais vantajoso.

A organização não precisa fazer um esforço muito grande para atrair esses indivíduos e ainda pode fechar vendas de valores muito mais altos. Portanto, não faltam motivos para investir na fidelização de clientes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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