Entre as possibilidades trazidas pelo marketing digital, uma das mais interessantes e difíceis de ser conquistada é o tráfego direto. Afinal, um site precisa conquistar um bom número de visitas para vender mais.
Estar presente no mundo virtual é indispensável para qualquer empresa que deseja otimizar os seus resultados. Isso pode ser aplicado a qualquer segmento, uma vez que os consumidores estão frequentemente acessando a internet para fazer pesquisas.
Seja para procurar por um armário suspenso para escritório ou para fazer o pedido de uma peça de roupa, o caminho mais prático para encontrar o modelo que se deseja é o mundo virtual, nos sites das empresas que divulgam os seus produtos ou serviços.
Diante disso, é fundamental que a empresa que quer ser encontrada pelo público consiga se destacar das concorrentes, já que o número de companhias disputando o mesmo espaço na preferência do consumidor só aumenta.
Aqui é que entra a importância de investir em tráfego para aumentar o alcance e visibilidade da marca. Para entender mais sobre o assunto, não deixe de ler este conteúdo até o fim.
O que é tráfego direto?
O tráfego direto é aquele que se dirige a um determinado site na internet. Isso quer dizer que o visitante não passou por diferentes canais para chegar até a página, de modo que o acesso foi feito por meio da URL do site.
Esse tipo de tráfego ocorre quando o cliente já sabe exatamente o que deseja e acessa o site da companhia digitando o endereço no navegador. Para procurar por uma tenda transparente casamento, ele já acessa a página da empresa.
O tráfego direto pode ser fundamental para que a página da companhia conquiste um melhor posicionamento na internet, além de ajudar no engajamento dela. Sendo assim, o tráfego direto pode acontecer em páginas como:
- Site;
- Redes sociais;
- E-commerces;
- Blog.
As visitas conquistadas pelo tráfego direto costumam ser difíceis, mas bastante vantajosas, uma vez que significa que as pessoas interessadas no que a empresa oferece encurtam o caminho dentro de um processo de compra.
Normalmente, ele é visto com maior facilidade em empresas que investem no reconhecimento de marca. Assim, um cliente consegue se lembrar e acessar o site sem precisar realizar pesquisas.
Mas para ajudar marcas que desejam crescer e atingir esse objetivo, existe o tráfego pago, que pode ser usado por uma companhia que vende cortina de vidro ou qualquer outro produto na internet.
Como funciona o tráfego pago e por que investir?
Tão importante quanto o tráfego direto é o tráfego pago. Afinal, por meio de anúncios feitos em redes sociais ou em mecanismos de buscas na internet, é possível atrair mais pessoas para a página da empresa.
O tráfego pago funciona com o objetivo de trazer visitantes para a página, mas de um modo mais qualificado. Isso porque é possível configurar os anúncios para que eles sejam exibidos para pessoas que possuam algum interesse no que a empresa oferece.
Dessa forma, é uma maneira de criar relacionamentos com o público, seja para que ele conheça a marca ou para que faça uma compra.
Em geral, os anúncios do tráfego pago são um ótimo investimento para que a companhia ganhe visibilidade, sendo vista mais facilmente nos diferentes canais de comunicação.
Além disso, eles podem ser o melhor caminho para garantir que o tráfego direto comece a ser obtido pelas empresas, independentemente do ramo em que atuam.
2 vantagens dessa estratégia
O tráfego pago e o tráfego direto precisam estar inseridos dentro das estratégias de marketing de uma empresa, justamente para que o sucesso idealizado seja obtido com maior eficiência. Há várias vantagens nesse sentido, conforme segue abaixo.
1. Baixo investimento para começar
É verdade que para fazer anúncios na internet não é necessário investir altas quantias. Por isso, vale a pena desenvolver campanhas e fazer anúncios que tragam visitantes para o site.
No tráfego direto, o uso de itens como display para ponto de venda, no qual seja possível ver o endereço virtual da empresa, é um meio de divulgar mais facilmente o site e obter visitas.
2. Acompanhar métricas
Outra vantagem do tráfego para empresas é o acompanhamento de métricas que mostram o quanto a página da empresa tem recebido de potenciais clientes.
Dessa forma, é possível ter uma ação mais direcionada, que ofereça aquilo o que atrai as pessoas para a página. Esse é um meio de promover a companhia e de fortalecer a marca.
Considerações finais
Atuar na internet sem utilizar uma estratégia é um caminho perigoso e pouco efetivo. Portanto, é importante conhecer os meios para obter os resultados desejados mais facilmente.
Tanto o tráfego direto quanto o tráfego pago são ferramentas indispensáveis nesse processo. Portanto, não deixe de apostar nelas o máximo possível e obtenha uma melhor performance para o seu site.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.