Marketing Digital

Qual a importância de um bom plano de negócio para sua empresa?

3 Mins read

Você sabia que no Brasil, a maioria das empresas não consegue alcançar 10 anos de vida? A cada 5 empresas, cerca de 1 fecha após 1 ano, ou seja, dos novos negócios, 20% não dão certo no início. Só em 2021, foram registradas cerca de 622 companhias que encerraram suas atividades e fecharam suas portas de vez. 

Esses números parecem apavorantes e até mesmo, podem dar calafrios em qualquer empreendedor, mas é importante relevar que, muitas vezes, existe um motivo para que o fracasso aconteça: a falta de planejamento. 

Segundo o IBGE, 48% das empresas que fecham antes dos três anos é devido a falta de planejamento e de uma gestão eficiente, ou seja, isso reflete que, muitos empreendedores, abreu o seu próprio negócio de câmaras de refrigeração, por exemplo, sem saber ao certo qual o seu objetivo ou como vai conseguir gerenciar aquela empresa.

Um dos pilares para que você evite isso por completo é o plano de negócio. Essa é uma das ferramentas mais importantes de qualquer empresa que está começando, e pode auxiliar em diversos aspectos da sua corporação. 

No texto de hoje, vamos mostrar qual a importância de ter um bom plano de negócio para a sua empresa e como ele pode ser um fator chave para você alcançar o sucesso, bora conferir? Vamos lá!

O que é um plano de negócios?

A primeira coisa que precisamos entender é, o que significa o plano de negócios, essa que é considerada uma ferramenta de gestão, e descreve por escrito, os objetivos de uma empresa e quais passos e estratégias devem ser tomadas para que ela alcance essas metas. Ou seja, o plano de negócios ajuda o empreendedor a traçar um objetivo e saber se ele é viável ou não para a sua empresa, diminuindo seus riscos e suas incertezas. 

Tudo isso, é feito através de alguns pilares como a pesquisa de mercado, o plano de marketing e a viabilidade financeira, que ajudam a entender melhor sobre seu produto ou serviço que serão oferecidos, como uma válvula de segurança, seus clientes, concorrentes, fornecedores e o mercado de forma geral. Com ele, você consegue descobrir os pontos fortes e fracos de uma ideia, e consegue encontrar soluções e chegar no seu objetivo de forma muito mais segura. 

Saiba onde quer chegar e como chegar

Assim que o documento é redigido, o plano de negócios ajuda o empreendedor a entender melhor não só, qual o seu objetivo principal, como também traça os caminhos para que você consiga alcançá-lo. 

Saber em qual direção você quer ir pode ser “a tarefa mais simples”, mas são as ações e estratégias que fazem o caminho ser mais complicado, e muitas vezes, traiçoeiro. 

É preciso entender exatamente os limites da sua empresa, as nuances do mercado, e o que você pode fazer para de fato, ter sucesso. Saber onde você quer ir pode ser uma tarefa simples, mas é a trajetória que faz com que a missão seja complicada e muitas vezes possa dar errado. 

Conheça os detalhes e diminua os riscos

O plano de negócios é uma das melhores ferramentas quando falamos de evitar riscos, através dele, você consegue ter detalhado cada passo de um futuro próximo ou longo, como 5 ou 10 anos.

Ele auxilia você a ter o total controle da situação do seu negócio, conhecendo cada detalhe, cada passo e cada ação que você vai tomar, tudo é baseado em estratégias, conhecimento, estudo e limitações. 

Isso faz com que você não precise dar um tiro no escuro, tudo é planejado e bem elaborado, fazendo com que cada passo seja em terra firme, e com uma probabilidade muito maior de alcançar o sucesso. 

Assim como em um projeto de incêndio, quando você conhece os detalhes, o risco se torna menor, e a chance de dar errado seja por falta de orçamento, um planejamento de marketing mal sucedido ou até mesmo pelo baixo conhecimento do mercado, acaba não acontecendo. 

Quanto mais você investe em um bom plano de negócio, maior a chance de alcançar o sucesso, e trilhar um caminho seguro, com um baixo risco de ineficiência e uma alta probabilidade de você chegar até onde tanto sonhou. 

O que achou do texto de hoje? Sabia como implantar um plano de negócio? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Postagens relacionadas
Marketing Digital

Brainstorming: O que é? Como usar para aumentar a criatividade?

2 Mins read
Com que frequência você usou o brainstorming para resolver um problema? Provavelmente, já o fez pelo menos uma vez, mesmo que não…
Marketing Digital

Páginas Pilares: o que é essa nova tendência para posicionamento?

3 Mins read
Os algoritmos do Google estão em constante mudança e é claro que, assim como eles, o SEO também é uma prática que…
Marketing Digital

Marketing Social e sua importância

2 Mins read
Cada vez mais as estratégias do marketing vêm crescendo e criando novas maneiras de atrair e captar um cliente, fazendo com que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *