Cotidiano

Os tesouros de Âmbar: conheça as curiosidades

3 Mins read

Âmbar, uma pedra sagrada, o ouro do Norte, o ouro do Mar Báltico, o elétron – âmbar tem muitos nomes. Há também muitas cores: as pepitas de âmbar, dependendo da idade, mudam de quase branco, passando por todos os tons de amarelo e laranja, para escuro, quase vermelho cereja.

Durante séculos, o âmbar despertou admiração e interesse. Pela sua beleza, cheiro agradável e trabalhabilidade, sempre foi utilizada como pedra decorativa. ” Grânulos dourados como o sol” foi elogiado pelo próprio Homero. O historiador romano Plínio, o Velho, escreveu que “Entre os objetos de luxo atinge tal valor que uma figura humana feita de âmbar, qualquer que seja pequena, custa muito mais do que em homens de força total (escravos)”. 

Como matéria-prima valiosa, o âmbar era usado como meio de pagamento. Ele também foi creditado com força mágica e propriedades curativas. Antigamente eram feitos amuletos valiosos, hoje também é usado na indústria de cosméticos e kits de primeiros socorros domésticos.

A tintura de âmbar é uma panaceia bem conhecida para várias doenças. Durante séculos, o maior interesse foi despertado por inclusões – pedaços de âmbar, nos quais, embutidos em resina e preservados para sempre, insetos e fragmentos de vegetação – foram preservados vestígios de vida de milhões de anos atrás.

Os materiais mais antigos que comprovam o conhecimento do âmbar e seu processamento na região de Gdańsk vêm do período de 8.000 a 4.000. Anos a.C e estão associados ao poder mágico atribuído a ele. Naquela época, amuletos de âmbar – figuras de animais, figuras de divindades e heróis – eram feitos para fins de culto.

Gdańsk está localizada na encruzilhada das rotas históricas e contemporâneas do âmbar. Rotas terrestres históricas, culturais e intercambiáveis ​​da Europa corriam ao longo dos principais rios. Vístula e levou para o sul em direção ao Mar Negro, para Roma (rota romana para Aquileia) e Grécia (rota helênica para Alexandrópolis)

 A rota âmbar, chamada O rio Vístula, que liga a costa de Gdańsk aos países do Mediterrâneo, funcionou pelo menos desde o século V a.C. Os anos por volta de 400 a.C – por volta de 30 dC são o período de dominação celta na Europa. Amber estava constantemente presente em sua cultura.

As tribos celtas se espalharam por vastas áreas da Europa, chegando à Itália e aos Bálcãs no Mar Adriático. Os mercadores celtas ativaram as antigas e novas rotas de âmbar pavimentadas que ligavam a Itália e a Ilíria com a “costa âmbar” do sul do Mar Báltico.

A rota do âmbar não tinha apenas significado econômico para a Europa; era também a forma de divulgação da ciência e da cultura. O comércio foi um pretexto para conhecer, conectar e compreender diferentes culturas e civilizações.

Estúdios e galerias de âmbar

Gdańsk é famosa por muitas oficinas de âmbar respeitáveis ​​localizadas

principalmente em belos cortiços na Cidade Velha de Gdańsk. Em alguns lugares, os turistas têm a oportunidade de observar o processo de beneficiamento da pedra e a criação de jóias de âmbar.

Nós encorajamos você a visitar inúmeras galerias exclusivas e pequenas joalherias que oferecem produtos de âmbar: belas jóias, colar de âmbar, pulseiras de âmbar bugigangas elegantes, lâmpadas com abajures de vitrais brilhando com todas as cores do âmbar, pequenas lembranças que serão um belo presente ou lembrança.

O Museu de Inclusão de Âmbar localizado na Faculdade de Biologia, Geografia e Oceanologia da Universidade de Gdańsk, onde funciona o único Departamento de Âmbar do mundo, apresenta os mais antigos vestígios de vida incorporados em pepitas de âmbar na forma de inclusões. Os participantes têm a oportunidade de ver os mais belos exemplares de inclusões e produtos de âmbar, uma apresentação de slides e ouvir uma palestra sobre a história do “ouro do Báltico”.

Postagens relacionadas
CotidianoSaúde / Beleza

É normal ter dor de barriga após a relação sexual?

4 Mins read
A dor de estômago imediatamente após a relação sexual é um problema bastante comum, também afeta os homens, mas são principalmente as…
Cotidiano

Tudo que você precisa saber para comprar um notebook gamer de qualidade

2 Mins read
Você está buscando um notebook para passar horas jogando com seus amigos? Veja algumas dicas do que é importante checar antes de comprar um!
Casa e DecoraçãoCotidiano

O administrador do condomínio e a gestão do condomínio

2 Mins read
A relação entre o administrador do condomínio e os condomínios é uma relação fiduciária. O administrador do condomínio é chamado a agir,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *