Mercado em expansão, a indústria de games brasileira tem se destacado no cenário mundial
A inflação e os juros altos, que tem sido uma regra em muitos países do mundo, não foram um problema para o mercado de games em 2022. Apesar do cenário econômico nebuloso, continuam surgindo novas tecnologias para PC Gamer, sinalizando um cenário positivo no setor.
No Brasil, a indústria de desenvolvimento de games está crescendo, e o país já é considerado hub na América Latina. Atualmente, com mais de 1.000 estúdios de desenvolvimento de jogos, o crescimento foi de 169% nos últimos quatro anos.
Amadurecimento da indústria de games no Brasil
O crescimento experimentado pela indústria de games no Brasil nos últimos quatro anos chama atenção. Foi em razão desse aumento que a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), junto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games.
De acordo com a pesquisa, o mercado de jogos eletrônicos movimentou US$ 2,3 bilhões em 2021, sendo que a exportação de games atingiu US$ 53 milhões no mesmo ano.
Esse crescimento, que vem alcançando números expressivos ano após ano, está vinculado principalmente ao amadurecimento da indústria, com a disseminação da cultura gamer e a valorização da profissão de desenvolvedor de jogos.
Hoje, o mercado já consegue entender que o gamer é um formato de trabalho e que diferentes áreas podem se beneficiar positivamente das ações empreendidas pelo setor.
Pandemia como mola propulsora para o setor
A pandemia teve um papel importante no crescimento da indústria de games e na valorização da profissão dos desenvolvedores.
Isso porque, para começar a aprender e se tornar um profissional desenvolvedor de jogos para PC, console e mobile, basta ter um computador. Depois de aprender, o profissional já consegue ingressar no mercado como um empreendedor.
Os produtos desenvolvidos pela indústria não se restringem ao entretenimento, e esse é outro ponto-chave para o crescimento do mercado. Segundo a pesquisa da Abragames e da ApexBrasil, os principais produtos comercializados incluem:
- jogos de entretenimento com 76% do mercado;
- jogos educacionais com 12% do mercado;
- advergames com 6% do mercado;
- treinamento corporativo com 4% do mercado;
- simuladores com uso de hardware específico com 1% do mercado.
Diferentes setores, como saúde, educação e marketing, passaram a enxergar no game muito mais que um produto de entretenimento restrito à faixa etária da população. Os produtos podem ser vistos como mecanismos de troca de conhecimento, divulgação de marcas e até meios para o desenvolvimento de negócios.
Outro dado interessante está relacionado à plataforma utilizada para consumo desses produtos:
- games rodados em dispositivos mobile representam 38% do total;
- PCS somam 20%;
- consoles 17%;
- web 13%;
- realidade virtual 9%; e,
- redes sociais 0,4%
Mercados consumidores
A pesquisa aponta, ainda, que em 2021, 57% dos desenvolvedores venderam jogos e serviços para empresas de fora do país.
O Brasil tem sido considerado uma porta de entrada para o mercado em termos de América Latina. E não é apenas no desenvolvimento de jogos, o consumo desses produtos tem crescido consideravelmente no país.
O que esperar do mercado para 2023
Como visto, o mercado de games vem experimentando uma tendência de crescimento que teve uma explosão com a pandemia.
De acordo com a consultoria Newzoo, esse mercado deve movimentar US$ 200 bilhões mundialmente.
Avaliando o comportamento de grandes empresas, é possível notar a expectativa de crescimento e também o surgimento de novas oportunidades. O serviço de streaming Netflix expandiu suas operações criando o Netflix Games, um serviço gratuito disponível para assinantes do streaming. Criado em 2021, a empresa divulgou que planeja a construção de um estúdio próprio para o desenvolvimento de games.
Esse tipo de movimento permite notar que o mercado está atento aos desejos e às necessidades dos consumidores e que os games, cada vez mais, surgem como um tipo de produto que pode atender às necessidades de públicos de diferentes idades, contemplando demandas de vários setores do mercado.
Por isso, para 2023 e os próximos anos, a expectativa é de que esse crescimento siga um fluxo positivo e transforme ainda mais a maneira como as pessoas se relacionam com a tecnologia em diferentes esferas da vida.