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Metodologia de pesquisa: conheça os tipos 

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A metodologia de pesquisa é uma estratégia de pesquisa que ajuda a definir quais serão os procedimentos realizados para a coleta e a análise de dados sobre um determinado assunto ou situação.

Entretanto, definir uma metodologia para a sua pesquisa não significa que você deve seguir um conjunto de regras fixas, mas sim construir um método para análise que atenda as demandas e os objetivos da empresa.

Se você pretende definir o público-alvo de um curso de gestão de pessoas, por exemplo, você deve escolher um método que te ajude a definir a características desse público, mas que também esteja de acordo com as diretrizes da empresa em questão.

Depois de definir as etapas que serão realizadas e os procedimentos que serão aplicados, é preciso formalizar suas escolhas e descrevê-las, assim qualquer um que for ler as informações, irá conseguir interpretar os resultados.

Dessa forma, é preciso definir as seguintes questões:

  • O tipo de pesquisa;
  • Instrumentos utilizados para a coleta de dados;
  • Amostragem;
  • Procedimentos para a coleta de dados;
  • Procedimentos para a análise de dados.

No mundo dos negócios, a metodologia de pesquisa pode auxiliar a definir várias questões importantes e que podem impactar no sucesso da sua empresa. Para entender melhor como utilizar essa estratégia, confira os tópicos a seguir.

Tipos de metodologia de pesquisa para a gestão de negócios

A pesquisa é capaz de te oferecer um conhecimento mais amplo sobre o tema que está sendo abordado. Para a gestão de negócios, seja ele uma faculdade de administração hospitalar ou uma consultoria de contabilidade, ela é ainda mais relevante.

Isso porque na gestão de negócios ela é capaz de contribuir para a tomada de decisões mais precisas, deixando os gestores mais tranquilos e seguros na hora de decidir sobre algo que possa mudar os rumos da empresa.

Existem diversos tipos de pesquisas que podem ser realizadas com diferentes tipos de finalidade. Para saber qual tipo se adequa melhor às necessidades do seu negócio, confira as características de cada tipo de pesquisa logo abaixo.

  1. Benchmarking

O benchmarking é um tipo de análise estratégica que te auxilia a entender os métodos de negócios dos seus concorrentes. Essa pode ser uma ótima opção para melhorar a gestão de marketing e branding da sua empresa.

Essa pode ser uma análise mais profunda das melhores estratégias práticas das empresas que atuam no mesmo segmento que o seu, estratégias essas que podem ser replicadas dentro da sua empresa para ajudar a melhorar seu desempenho de mercado.

Entre os benefícios dessa metodologia de pesquisa estão a redução de custos operacionais, aumento da produtividade de equipe, além da ampliação da margem de lucros da empresa.

  1. Pesquisa de satisfação do cliente

A pesquisa de satisfação do cliente te ajuda a compreender melhor qual é o nível de satisfação do cliente perante aos seus produtos ou serviços oferecidos, além de indicar quais são as maiores forças e fraquezas do negócio no mercado.

Diante disso, é possível identificar quais processos precisam ser melhorados dentro da sua faculdade de gestão de recursos humanos ead, por exemplo. Esse passo irá melhorar a sua relação com os clientes, pois demonstra que a empresa tem interesse em melhorar.

O mais indicado é realizar esse tipo de pesquisa periodicamente, podendo ser refeita dentro do intervalo de um ano. Os registros dessa pesquisa devem ser guardados para serem 

comparados com as próximas pesquisas, criando uma base para compreensão dos dados.

  1. Avaliação de atributos de produtos ou serviços

Esse formato de pesquisa ajuda a empresa a mapear os atributos mais valorizados dos seus produtos ou serviços.

Ela compara os atributos valorizados com os percebidos para uma determinada categoria identificando expectativas e diferenças em relação aos concorrentes.

Os conhecimentos adquiridos pelo gestor em uma faculdade de vendas e marketing  podem contribuir para estruturar essa metodologia de pesquisa, além de facilitar a leitura dos dados coletados.

Através do resultado desse tipo de pesquisa, o empreendimento consegue reformular os seus produtos ou serviços, ou apenas direcioná-los de uma melhor forma dentro do mercado, reformulando a sua maneira de se comunicar com o público.

  1. Comportamento de compra

A pesquisa de comportamento de compra geralmente é elaborada através de uma combinação de técnicas de pesquisas qualitativas e quantitativas, mapeando o comportamento de compra do seu público-alvo.

Ela também ajuda a mapear o perfil dos seus clientes e quais são os tipos de produtos ou serviços que elas mais valorizam. Se você oferece cursos ead gestão financeira, por exemplo, é possível descobrir quais são as aulas mais populares.

Esse tipo de ação é muito importante, principalmente no momento de elaborar estratégias de divulgação para os seus produtos, pois ela te ajuda a saber qual será o público-alvo dessa ação, o que te ajuda a direcionar melhor seus esforços.

  1. Imagem de marca

A pesquisa de imagem de marca visa compreender melhor qual é a reputação da comunicação visual perante a percepção do público. Quando você consegue analisar esse tipo de informação, é possível trabalhar nas estratégias de posicionamento da sua empresa.

Além disso, também é possível saber a posição e o tipo de percepção gerada pelo público, o que auxilia a estruturar ações mais alinhadas entre o discurso e as práticas organizacionais do seu negócio.

Realizar um curso de empreendedorismo a distância pode te auxiliar no momento de utilizar essa metodologia, pois as suas percepções de gestão adquiridas ao longo do curso irão possibilitar uma leitura de dados mais completa.

A importância das pesquisas para a gestão de negócios

Quando um gestor decide realizar pesquisas, é porque ele deseja aumentar as suas chances de tomar decisões mais precisas, com o objetivo principal de melhorar os resultados, superando aqueles que estão sendo demonstrados.

Diante dessas informações, podemos concluir que a pesquisa tem um papel essencial para a criação de novas estratégias de negócio e na condução de ação de novos planos colocados em prática visando o sucesso da empresa.

A partir da leitura dos resultados de pesquisa, e da validação dos dados, o gestor consegue ter informações o suficiente para entender as situação que ocorrem na empresa, e para seguir novos caminhos para ajudar a bater as metas esperadas.

Um processo de pesquisa bem estruturado permite que o gestor tenha uma visão mais ampla de tudo que ocorre dentro da sua empresa, aumentando o seu conhecimento para que ele sirva como base para o desenvolvimento de uma inteligência de mercado.

Isso proporciona para o negócio uma oportunidade de recalcular a rota e estruturar os elementos necessários para a criação de novas estratégias, como oferecer curso tecnico de gestão financeira para melhorar o conhecimento dos colaboradores. 

A realização periódica de pesquisas é um fator fundamental para a elaboração de indicadores que ajudem a mensurar a relação entre público-alvo e empresa, melhorando o relacionamento entre eles.

Como obter sucesso nos negócios através das pesquisas

As pesquisas são uma ferramenta capaz de oferecer novos caminhos para o seu negócio. 

Por mais que abrir a própria empresa possa parecer um bom negócio, sem as estratégias corretas é possível que você falhe quanto a ser um bom empreendedor.

Por isso, é importante saber que uma pesquisa de mercado pode ser a chave de sucesso que você tanto esperou para o seu negócio finalmente decolar.  Essa ferramenta possibilita que as empresas tenham acesso a informações importantes sobre o mercado que atua.

Com uma pesquisa de mercado, é possível obter informações sobre:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Concorrentes;
  • Modelo de negócios;
  • Tendências de produtos.

Ao adquirir essas informações, é possível criar estratégias mais diretas, o que facilita alcançar os resultados esperados e até mesmo evitar que a empresa chegue à falência, fazendo com que o sonho do negócio próprio chegue ao fim. 

Quando você realiza uma pesquisa de mercado, é possível:

  • Identificar novas tendências;
  • Definir com assertividade o público-alvo;
  • Identificar os melhores fornecedores do mercado;
  • Lançar ou aprimorar os seus produtos ou serviços;
  • Compreender a percepção do público sobre a sua marca;
  • Entender as estratégias que estão funcionando para a concorrência;
  • Descobrir a qualidade do atendimento que sua empresa está prestando.

Ou seja, essa metodologia oferece um leque de benefícios que te ajudam  a melhorar as estratégias de mercado da sua empresa, te ajudando a alcançar o sucesso esperado através dos seus esforços. 

Portanto, identifique qual metodologia de mercado melhor atende às necessidades da empresa no momento, aplique os métodos de pesquisa corretamente e mensure os resultados para ajudar a entender melhor onde apostar seus esforços dentro da empresa.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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