Saúde / Beleza

Entenda sobre o botox dental

3 Mins read

O botox dental é um procedimento realizado com uma substância chamada toxina botulínica, podendo ser utilizada para o tratamento de diversos distúrbios odontológicos. Com a sua aplicação, o músculo não recebe a mensagem do cérebro para contrair.

A toxina botulínica é feita a partir da bactéria Clostridium botulinum, responsável por reduzir a ação muscular.

Essa toxina também muito comum na dermatologia para realizar procedimentos estéticos, com a sua aplicação o músculo não recebe a mensagem do cérebro para realizar a contração

Entre as vantagens de realizar o procedimento de botox dental, podemos destacar:

  • Reduz a tensão muscular;
  • É um método reversível;
  • Não é um procedimento agressivo;
  • Melhora o sorriso gengival ou assimétrico.

Entretanto, seja para alcançar esses resultados com o botox dental ou para colocar um aparelho invisível, é imprescindível marcar uma consulta com seu dentista de confiança. Somente um profissional será capaz de avaliar da melhor forma o seu caso.

Como é feita a aplicação do botox dental?

A função do botox dental é paralisar a musculatura no local em que é aplicada, espalhando-se pelos tecidos até se ligar às terminações nervosas pré-sinápticas das junções neuromusculares e neuroglandulares.

Dessa forma, ocorre uma ação que dificulta essa transmissão de estímulo, levando o músculo até o relaxamento, também conhecido como acetilcolina. Esse processo se inicia após 48 horas da injeção de botox, e sua ação pode ser vista até duas semanas depois.

Por isso, apesar de ser um tipo de tratamento prático e rápido, assim como a prótese dentária, o seu efeito não é imediato, e é preciso ter paciência até conseguir ver o resultado real, o que pode depender do organismo de cada pessoa e da dose de botox aplicada.

Além disso, é preciso lembrar que esse não é um tipo de procedimento permanente, pois assim como o tratamento de clareamento dental, depois de um tempo é preciso repetir a dose para continuar usufruindo dos seus benefícios.

Os benefícios do botox dental

O botox dental pode ser utilizado para várias finalidades além da estética, pois ela também é uma grande aliada no combate do ato de ranger os dentes, ou seja, ela ajuda a combater os sintomas do bruxismo e de outros distúrbios dentais.

O bruxismo pode causar dores de cabeça e na mandíbula, além de danificar os dentes,  podendo ser necessário até mesmo o uso de lente de dente para reparar os danos e restabelecer a mordida.

Com o uso do botox dental, a musculatura fica relaxada e diminui a tensão que estimula o ranger dos dentes, diminuindo os danos que podem ocorrer na estrutura dentária. Já para a parte estética, o botox pode corrigir aspectos que incomodam os clientes.

Entre esses aspectos que podem incomodar, está o sorriso gengival, condição em que o lábio superior fica muito elevado, fazendo com que a gengiva fique exposta quando a pessoa sorri. O botox impede a contração muscular e impede que a gengiva fique exposta.

A aplicação da toxina botulínica também é utilizada para realizar harmonização e preenchimento facial, o que ajuda a diminuir as linhas de expressão. Esses procedimentos também podem ser realizados por dentistas, desde que eles estejam habilitados para isso.

Como outros benefícios do botox podemos citar:

  • É um procedimento que não dói;
  • É prático e não é invasivo;
  • Proporciona um aspecto mais jovial;
  • Contribui para a autoestima das pessoas.

Porém, antes de decidir realizar o tratamento ou tipos de clareamento dental, por exemplo, é importante que um profissional de odontologia avalie o seu quadro clínico para verificar se não há nenhuma contraindicação para o seu caso.

Os efeitos colaterais e as contraindicações 

Assim como qualquer outro tipo de procedimento, a aplicação do botox dental também pode causar efeitos colaterais, são eles:

  • Edemas;
  • Hematomas;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no local da aplicação.

Apesar de raros, esses efeitos podem ocorrer variando de intensidade. Mas não se preocupe, para cada um desses sintomas, existem tratamentos específicos mas minimizá-los, basta seguir as orientações do seu dentista.

Quanto às contraindicações, existem alguns fatores que exigem atenção para garantir os melhores resultados e evitar riscos para a saúde. Entre as condições em que não é indicado realizar a aplicação do botox estão:

  • Gravidez;
  • Período de amamentação;
  • Doenças autoimunes;
  • Intolerância a lactose;
  • Alergia a proteína do ovo (albumina);
  • Esclerose ou outras doenças que afetam os músculos.

Portanto, é de extrema importância procurar por um profissional qualificado e habilitado para realizar os procedimentos com o botox dental, pois somente assim será possível garantir os melhores resultados e evitar possíveis problemas de saúde.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Postagens relacionadas
Saúde / Beleza

O que é colágeno hidrolisado e para que serve

5 Mins read
O colágeno é uma proteína que tem a função de manter as células unidas, ou seja, é responsável por manter a pele…
Saúde / Beleza

3 Métodos para melhorar a dor nas costas

2 Mins read
A dor nas costas é uma queixa de saúde muito comum e comum. Como uma pessoa que sofre com isso há vários…
CotidianoSaúde / Beleza

É normal ter dor de barriga após a relação sexual?

4 Mins read
A dor de estômago imediatamente após a relação sexual é um problema bastante comum, também afeta os homens, mas são principalmente as…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *