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Entenda como os exercícios físicos podem melhorar a sua saúde

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O funcionamento do corpo humano pode ser facilmente comparado ao de uma máquina. Só que, para que o corpo desempenhe com eficiência todas as funções, é preciso ter tudo em dia — alimentação, descanso e, é claro, movimento.

A prática diária de exercícios físicos é algo que deve fazer parte da nossa rotina, e os benefícios vão muito além da perda de peso. Todos os aspectos do nosso organismo são beneficiados, a saúde íntima, a saúde física e a saúde mental.

Por isso, separamos os principais efeitos que os exercícios físicos trazem à nossa saúde e como a sua ação traz mais qualidade de vida, longevidade e alegria a todo aquele que transforma tais atividades em hábitos.

Exercitar é sinônimo de saúde

“Ser fisicamente ativo pode adicionar anos à vida e vida aos anos”, disse Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua fala tinha relação direta com a nova versão das diretrizes da OMS sobre atividade física e comportamento sedentário, lançada no final de 2020.

Entre outros aspectos, o Who Guidelines on Physical Activity and Sedentary Behaviour trata dos benefícios que uma vida ativa traz à saúde das pessoas de modo geral, e não mais apenas como um mecanismo de prevenção a patologias crônicas.

A recomendação atual é de que, caso não haja nenhuma contraindicação médica, pessoas adultas com idade entre 18 e 65 anos pratiquem diariamente alguma atividade física. Se for moderada, o período deverá ser de 150 a 300 minutos semanais. Já se for intensa, o número vai de 75 a 150 minutos por semana.

No caso de idosos com mais de 65 anos ou de pessoas com doenças crônicas ou incapacidade física-motora, os exercícios devem se ajustar à sua capacidade funcional. Crianças a partir dos 5 anos e adolescentes até os 17 podem fazer 1 hora diária de atividade de intensidade moderada a vigorosa.

Tais recomendações são feitas com base em estudos científicos que demonstram o potencial ganho que todos nós temos ao adotar um estilo de vida menos sedentário e com mais movimento. A seguir, conheça também os benefícios da atividade física para diferentes aspectos da saúde humana.

Equilíbrio de taxas e do peso

Taxas de triglicérides, colesterol, insulina e glicemia tendem a ficar bem mais equilibradas quando adotamos um estilo de vida mais saudável, o que inclui, necessariamente, a prática de atividade física.

O mesmo vale para o controle do peso, já que o sedentarismo está diretamente associado a problemas como a obesidade.

Fortalecimento do sistema imunológico

O contato com vírus e bactérias faz com que o organismo se “arme”, ativando as células de defesa e estimulando a síntese de substâncias anti-inflamatórias. Este é um processo natural, mas que pode ser alterado.

Se o seu corpo está fisiologicamente mais forte, por exemplo, ele conseguirá driblar ou minimizar os efeitos de infecções às quais todos estamos sujeitos — mais um ponto para a prática de atividades físicas!

Fortalecimento de articulações e dos ossos

Ossos e articulações também entram no leque de beneficiários, já que acabam sendo fortalecidos. A partir dos exercícios, o organismo promove o crescimento ósseo, além de maximizar tanto a densidade quanto a resistência dos ossos. 

Com o ganho de musculatura, as articulações também saem ganhando. No caso dos idosos, ter articulações e ossos fortes é um aspecto super positivo, já que ajuda na prevenção de lesões, nos riscos de quedas e de doenças, como a osteoporose.

Melhora na saúde íntima e sexual

No caso das mulheres, a prática de exercícios físicos atua principalmente ajudando na regulação dos hormônios femininos. Exemplos disso são o maior controle da menstruação e de problemas como Tensão Pré-Menstrual (TPM) e Ovário Policístico.

De modo geral, o desempenho sexual de homens e mulheres pode ser afetado positivamente em razão do melhor condicionamento físico e cardiorrespiratório propiciados pela atividade física.

Melhora na qualidade do sono

Dormir bem é algo indispensável. Esse processo implica no descanso, no repouso e na regeneração do nosso organismo. Em se tratando de atividade física e de sono, fica a dica: quem se exercita diariamente consegue dormir mais rápido e melhor.

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