CotidianoSaúde / Beleza

É possível reverter a flacidez?

3 Mins read

O excesso de pele no rosto, abdômen ou braços pode ser muito desconfortável, especialmente para aqueles que lutaram para perder peso e agora percebem que há um longo caminho a percorrer para obter um corpo firme. Por isso, a pergunta que fica é: é possível reverter a flacidez?

A flacidez surge quando a pele perde sua firmeza: ao longo dos anos, a quantidade de fibras de colágeno e elastina responsáveis pelo suporte do tecido diminui naturalmente, o que faz com que a pele enrugue e pareça solta. Isso pode acontecer em pessoas de qualquer peso corporal.

É possível reverter a flacidez? Conheça as melhores dicas!

Além da idade, outros fatores que podem contribuir para que a pele fique flácida são genética, exposição ao sol e maus hábitos, como um estilo de vida sedentário e uma dieta desequilibrada.

Antes de procurar o tratamento certo para você, recomenda-se que você conheça os diferentes tipos de flacidez.

Um deles é a flacidez muscular, que ocorre quando as fibras musculares são esticadas devido à falta de tônus. Aparece principalmente em pessoas sedentárias com hábitos alimentares não saudáveis.

A flacidez da pele, por outro lado, se deve à perda de nutrientes que ocorre com a idade, além da perda de muito peso (cerca de 40 kg ou mais) ou gravidez.

Agora vamos ver como reverter a flacidez da pele.

Consuma certos nutrientes

Alguns nutrientes são importantes para aumentar a produção de colágeno e outros componentes da pele saudável. Alguns deles são:

Vitamina C

O corpo precisa de vitamina C para a síntese de colágeno. Também protege a pele dos danos causados pelo sol, outra causa de flacidez da pele. Algumas pessoas preferem usar suplementos dessa vitamina, enquanto outras a obtêm da dieta, aumentando o consumo de frutas e vegetais: brócolis, pimentão, espinafre, batata-doce, tomate, abóbora, melão, frutas cítricas, manga, mamão, abacaxi e morangos são alguns dos vegetais e frutas com maior concentração dessa vitamina.

Proteínas

Ter níveis adequados de proteína é vital para mostrar uma pele saudável; os aminoácidos lisina e prolina desempenham um papel de liderança na produção de colágeno e elastina. É recomendado consumir uma quantidade diária de pelo menos 0,8 g de proteína por quilo de alimento consumido. Alimentos de origem animal, como carne e ovos, são recomendados para uma pele saudável.

Ácidos graxos ômega 3

Os ácidos graxos ômega-3 presentes em peixes gordurosos podem ajudar a melhorar a elasticidade da pele.

Tome um suplemento de colágeno

O colágeno hidrolisado é semelhante à gelatina: é uma forma processada de colágeno encontrada no tecido conjuntivo de animais. 

Embora não tenha sido testado para pele flácida devido à perda de peso, existem estudos que sugerem que o colágeno hidrolisado pode ter um efeito protetor no colágeno da pele.

O colágeno hidrolisado vem em forma de pó e pode ser obtido em lojas de tratamento natural. Outra fonte mais popular de colágeno é o caldo de osso, que tem alguns outros benefícios para a saúde.

Faça exercícios de musculação

Exercícios de musculação, combinados com uma dieta rica em proteínas, podem melhorar o tom e o tamanho dos músculos. 

O exercício físico pode ajudá-lo de duas maneiras: aumentar o tamanho dos músculos e pode reduzir a quantidade de excesso de pele. Dessa forma, ao tonificar os músculos, reduzirá a flacidez muscular.

Use um creme reafirmante

Produtos com substâncias como retinol, ácido hialurônico, ácido glicólico e vitamina C ajudam a pele a produzir mais colágeno e elastina. Frequentemente usados, eles podem dar uma aparência mais tonificada à pele.

Embora haja evidências anedóticas para apoiá-los, o uso desses produtos não é cientificamente comprovado a longo prazo, então eles podem ter um efeito temporário.

Faça massagens

No rosto e no corpo, a massagem é uma opção segura para combater a flacidez. A drenagem linfática, por exemplo, pode ajudar a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, além de eliminar toxinas.

A massagem de modelagem é mais intensa e é baseada na tentativa de penetrar nas camadas mais profundas da pele. É por isso que pode estimular a circulação sanguínea e promover o tônus muscular.

Tratamentos estéticos 

Existem tratamentos estéticos que podem ajudar a combater a flacidez e assim, tornar o seu corpo como você sempre quis.

Os tratamentos com BodyTite são uma opção muito recomendada, mas devem ser feitos por um profissional experiente.

A carboxiterapia consiste na aplicação subcutânea de dióxido de carbono medicinal de alta pureza para destruir células adiposas, estimular o fluxo sanguíneo, eliminar a celulite e, finalmente, melhorar a elasticidade da pele.

Postagens relacionadas
CotidianoViagem

Ideias de rolês legais para fazer com os amigos

3 Mins read
Passar um tempo com seus amigos ao ar livre é uma ótima maneira de se divertir e explorar sua cidade e a…
Casa e DecoraçãoCotidiano

Dicas para implementar uma decoração diversificada

3 Mins read
Algumas mudanças na decoração são necessárias para certas pessoas, no entanto ainda ficam receosas por não dominarem o assunto. Sendo assim, algumas dicas podem facilitar esse processo.
Saúde / Beleza

Irritação na gengiva: causas e tratamentos

3 Mins read
As gengivas muitas vezes são tecidos bucais subestimados por nós. Isso porque, muitas pessoas acabam prestando atenção nos dentes e se esquecendo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *