Saúde / Beleza

Dor de garganta: entenda a relação com a saúde bucal

3 Mins read

As pessoas costumam achar que as doenças bucais tem relação apenas com a saúde dos dentes, o que muitas vezes pode não ser o caso, já que até mesmo uma dor de garganta pode ser um indicativo de que você está passando por algum problema em sua cavidade bucal, sendo necessário a visita a um profissional da área.

Antes de qualquer coisa, é sempre bom entender que um cuidado com a saúde bucal deve estar presente no dia a dia, já que a boca é um lugar de suma importância para a saúde geral, pois funciona como se fosse uma porta de entrada para diversas doenças, ainda mais se você não cuidar corretamente de sua protese dentaria.

Dessa maneira, é fundamental entender como funciona essa relação entre saúde bucal e dor de garganta, para conhecer quais tipos de problema essa interação pode vir a causar na saúde num âmbito geral, já que tem doenças que causam até mesmo a perda dentária, sendo necessário utilizar um tipo de implante dentário.

Relação de problemas na garganta com saúde bucal

Muita gente nem sabe, mas é comum o dentista avaliar a sua garganta em uma consulta rotineira, já que essa parte do corpo humano pode influenciar, e muito, em diversos âmbitos do organismo, inclusive na própria saúde bucal. Por isso, é pertinente entender essa relação, para evitar que problemas se alastram.

Vale lembrar que a saúde bucal é fundamental para o bom funcionamento do corpo, além de também contribuir para uma melhor qualidade de vida no dia a dia. Por isso, sempre escove muito bem os dentes, evitando a perda deles, sem a necessidade de utilizar um implante dental, por exemplo.

Uma das relações que podem ser feitas, é quando se pensa no dente do siso. Quando o dente do siso está nascendo, e não consegue erupcionar completamente, muitas vezes pode haver uma inflamação e uma dor no dente muito forte, que pode virar a gerar uma forte dor na garganta, podendo até mesmo alcançar o ouvido.

Outra coisa que é muito comum, é quando se está com algum problema na garganta, ficando perceptível também um mau odor exalado pela boca, conhecido como halitose. A halitose também pode ocorrer por causa da garganta seca, deixando os dentes sem umidade e, consequentemente, com um mau odor.

Quando uma pessoa perde um dente, é muito comum que haja problemas em todo o trato bucal, atingindo até mesmo a garganta, decorrente de alguma infecção ou inflamação. Por isso, o que se deve fazer caso haja uma perda dentária, é realizar uma consulta o quanto antes em uma clínica de implante dentário.

É muito comum apresentar problemas na garganta quando se está em um clima muito seco, ou quando se está em épocas de muito frio, dificultando diversas atividades diárias, que são de suma importância para a saúde bucal, como o simples ato de beber uma água, já que começa a se tornar algo complicado, justamente pela dor de garganta.

Os principais sintomas sentidos quando a pessoa tem dor de garganta, são:

  • Dor ao mastigar;
  • Dor ao engolir;
  • Dificuldade de respirar;
  • Febre.

Dessa maneira, se você apresentar qualquer um desses sintomas citados, não deixe de realizar uma consulta o quanto antes em um clínica especializada, além de também realizar todos os cuidados necessários.

Como prevenir problemas na garganta

Agora que ficou mais claro a relação entre problemas na garganta e saúde bucal, é pertinente conhecer quais as melhores maneiras de evitar que esses problemas ocorram, além de também entender quais as melhores formas de cuidar da cavidade bucal, evitando procedimentos como o implante dentário antes e depois.

Um dos principais métodos de cuidar da garganta é bem simples, que é apenas beber água constantemente, em média dois litros de água por dia, além de também fazer gargarejos com sal, já que funciona como um “limpador” de garganta. Evite também ar condicionado e correntes de ar frio.

Por fim, é relevante também fazer consultas recorrentes a dentistas e a especialistas na área da garganta, pois são eles quem irão passar as melhores instruções acerca do tratamento, além de também te indicarem caso você possua algum problema que esteja passando.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Postagens relacionadas
Saúde / Beleza

Irritação na gengiva: causas e tratamentos

3 Mins read
As gengivas muitas vezes são tecidos bucais subestimados por nós. Isso porque, muitas pessoas acabam prestando atenção nos dentes e se esquecendo…
Saúde / Beleza

Saúde mental: a importância do autocuidado

6 Mins read
No dia a dia, é comum que qualquer pessoa lide com diferentes situações, boas ou ruins, e, diante disso, elas podem trazer…
CotidianoSaúde / Beleza

É possível reverter a flacidez?

3 Mins read
O excesso de pele no rosto, abdômen ou braços pode ser muito desconfortável, especialmente para aqueles que lutaram para perder peso e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *