CarreiraNegóciosTecnologia

Desenvolvimento pessoal: por que é importante para a sua carreira?

3 Mins read

O seu desenvolvimento pessoal também é muito importante para sua carreira. Não ter um desenvolvimento pessoal adequado pode trazer consequências graves para sua vida profissional, como falta de habilidade em liderança, falta de habilidade interpessoal e até sobrecarga de trabalho por não saber dizer “não”.

Você provavelmente tem um objetivo e algumas metas para sua vida pessoal e profissional. Dessa forma, é muito importante adquirir as habilidades pessoais necessárias para atingir seu objetivo e suas metas.

É muito fácil deixar um sonho de lado por falta de habilidades pessoais para conquistá-lo. No entanto, isso também pode ser prejudicial para sua vida, trazendo procrastinação, comodismo, desânimo e até doenças psicológicas mais graves, como estresse e depressão.

Dessa forma, faça uma análise de si mesmo. Defina algumas habilidades pessoais que você ainda não tem, para começar a adquiri-las. Uma forma de fazer isso é através de um site de cursos na internet.

Há profissionais que podem te ajudar com o desenvolvimento pessoal, online, basta acessar o site da Sabido, se cadastrar com o e-mail e acessar a categoria de “Desenvolvimento Pessoal”. Depois de fazer uma pequena aula, basta aplicar o conhecimento adquirido na prática profissional.

Agora entenda os motivos de o desenvolvimento pessoal ser tão importante para sua carreira.

1.  Aumenta suas ambições profissionais

Ninguém quer entrar em uma empresa para ficar estagnado no mesmo cargo por anos, certo? Por isso, investir em desenvolvimento pessoal também traz mais vantagens na hora de você conseguir uma promoção. Você pode aprender liderança, ser mais proativo, pontual, produtivo e muito mais. Isso só irá aumentar suas chances de crescer em sua empresa.

Além disso, você pode focar em desenvolver habilidades que tenham a ver com a promoção que você deseja alcançar. Isso só fará você aumentar suas ambições profissionais e deixará você mais produtivo, para ser bem avaliado pelos gestores da empresa.

2.  Incentiva você a sair da zona de conforto

Quando você ficar empenhado em melhorar suas habilidades profissionais, você pode dar “adeus” à procrastinação, ao comodismo e para sua zona de conforto.

Você irá aprender formas novas de lidar com situações difíceis, como ficar bem em um dia estressante, como lidar com conflitos e muito mais. Isso fará você ficar cada vez melhor como profissional.

3.  Ajuda você a entender suas limitações e superá-las

Conforme já dito, antes de aprender novas habilidades, você terá que fazer uma autorreflexão. Tudo para entender suas capacidades, seus conhecimentos e suas limitações.

No caso de habilidades e conhecimentos que precisam de uma atualização, você pode praticar tudo depois de um micro curso ou outra estratégia para amadurecer pessoalmente. No caso de limitações, você pode traçar um plano para melhorá-las.

Isso refletirá em suas habilidades profissionais e em mais produtividade na hora de realizar seu trabalho.

4.  Trará mais motivação para você

Uma vez que você reconheça suas habilidades e suas limitações, há forma de aumentar sua motivação, tanto no trabalho quanto na vida em geral. Basta traçar planos para melhorar seu desenvolvimento pessoal. Investir em si mesmo é uma forma de aprimorar sua autoconfiança e sua autoestima também.

Além disso, ao realizar tais mudanças, você poderá observar sua evolução no trabalho e nas demais áreas de sua vida. Isso é uma ótima forma de correr atrás de seus objetivos e metas. Ainda mais, você estará com mais clareza na mente para estabelecer sonhos para você perseguir na vida.

5.  Trará mais resiliência para sua vida

Estar preparado para mudanças no trabalho é uma qualidade essencial para uma empresa. Isso não significa que você precisa entender tudo. No entanto, se um novo software for instalado para otimizar tempo de trabalho, você fará um treinamento ou uma atualização para saber como utilizá-lo caso seja resiliente. 

Isso também é muito importante em várias outras áreas de sua vida, já que não dá para ter controle de tudo. Por isso, ser resiliente, ou ter a capacidade de se adaptar às mudanças em sua vida é muito importante. Ao realizar um desenvolvimento pessoal, você estará mais preparado para lidar com tudo que a vida oferecer, seja no campo profissional, seja no campo pessoal.

Isso é muito útil na hora de lidar com conflitos, tribulações ou expectativas não atendidas.

Postagens relacionadas
Marketing DigitalNegócios

Qual estratégia de venda devo usar para vender mais

2 Mins read
Se você está trabalhando em uma ideia de negócio inicial ou se preparando para lançar um novo produto, não dê um salto…
Negócios

4 benefícios do coworking e suas oportunidades

2 Mins read
Trabalhar em espaços de coworking realmente beneficia? A pergunta que sempre é feita. E a resposta é SIM.  Ele provou ser benéfico…
Carreira

Advogado especialista em seguros: saiba a hora de contratar

3 Mins read
O mercado de vendas de seguro está em expansão constante, isso porque as pessoas estão buscando mais por esse serviço e também…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *