CarreiraCotidianoViagem

Conheça 4 dicas para tirar uma bela foto do pôr do sol

3 Mins read

O pôr do sol é o momento mais bonito do dia, e em algumas partes do país e do mundo, sua beleza e esplendor inspiram as pessoas. 

Todos já tentaram, pelo menos uma vez, fotografar essa beleza, inclusive quem não é fotógrafo profissional.

Mas, aquilo que parece tão bonito ao vivo, nem sempre sai bem na foto, mas isso se deve à falta de técnica e conhecimento na hora de valorizar a iluminação e a vista.

Neste artigo, vamos mostrar como se preparar para fotografar o pôr do sol, os equipamentos necessários e dar algumas dicas para tirar a foto perfeita.

Prepare-se para fotografar

Embora o pôr do sol seja muito bonito, fotografá-lo não é tão simples assim. Para conseguir uma boa foto, primeiro é necessário se programar e escolher uma boa região, como as praias.

O fotógrafo precisa ter uma boa visão do horizonte e que possa acompanhar a descida do Sol, além de se certificar sobre a previsão do tempo.

O pôr do sol acontece muito rápido, durante os cerca de 30 minutos, por isso, saia cedo de casa para chegar ao local a tempo. 

Não se esqueça de preparar todos os equipamentos, como:

  • Câmera;
  • Tripé;
  • Lentes;
  • Baterias.

Não importa se você vai fotografar ou filmar para fazer um convite de aniversário em vídeo, todos esses equipamentos precisam estar prontos para o momento. Vamos entender um pouco mais sobre eles.

Equipamentos necessários para fotografar o pôr do sol

Não é necessário providenciar um equipamento caro ou profissional para fazer belas imagens do sol se pondo. Na verdade, a câmera do celular é o suficiente, entretanto, alguns equipamentos precisam estar presentes.

Como falamos anteriormente, um deles é o tripé, e ele é indispensável porque traz mais estabilidade para a câmera e evita que a imagem saia borrada.

Portanto, se não tiver esse acessório, pode improvisar utilizando uma mureta ou um banco, o importante é que a câmera permaneça estável durante as fotografias.

As lentes precisam estar extremamente limpas, pois marcas de dedos ou sujeira, como poeira, ficam muito mais visíveis na claridade da luz e prejudicam a qualidade da foto.

Não se esqueça de providenciar a bateria, e além de carregar a que será usada no momento, leve outra reserva para garantir as melhores imagens.

Dicas para tirar a foto perfeita

Fotografar os espaços para uma imobiliária de aluguel sala comercial por hora quando eles estão bem iluminados é mais simples do que fotografar o pôr do sol, onde você só vai poder contar com a luz natural.

Embora esse tipo de fotografia seja um pouco mais complexo, existem algumas maneiras que facilitam esse processo. São elas:

1.    Escolher uma silhueta

Todas as fotografias precisam de um ponto de interesse e com o pôr do sol não é diferente. Incorpore alguma silhueta à imagem, como no caso de uma montanha, uma árvore ou até mesmo uma pessoa.

A silhueta é responsável por adicionar o contexto da foto, mesmo que a ideia principal seja o pôr do sol. 

Essa técnica pode ser usada para fotografar qualquer outra coisa, como um relógio de ponto digital para pequenas empresas.

2.    Usar foco manual

Quando estamos fotografando em condições extremas de iluminação, é comum que as câmeras tenham problemas para focar.

Se isso acontece com o seu equipamento, utilize o foco manual, pois ele garante o ajuste perfeito e boas fotografias.

3.    Fotografar em raw

Esse formato é muito flexível e não é necessário fazer uma subexposição ou uma superexposição, tendo em vista que muitos efeitos podem ser adicionados durante a edição da imagem.

Se for editá-las no computador, certifique-se de que o equipamento está em boas condições, e caso necessário, providencie conserto de placa de notebook.

4.    Fotografar várias vezes

Conforme o Sol se põe, várias cores aparecem no céu, então, fotografia paisagem várias vezes, utilizando diferentes exposições e comprimentos focais.

Você terá diferentes imagens do momento e pode até mesmo criar uma sequência de fotografias do pôr do sol.

Considerações finais

Sendo assim, com essas dicas simples, vai ficar muito mais fácil tirar uma foto perfeita do Sol se pondo. Uma câmera profissional faz toda a diferença, mas até mesmo o celular pode registrar esse momento.

O mais importante é ajustar a imagem dentro da lente e procurar uma paisagem que valorize ainda mais sua fotografia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens relacionadas
CarreiraNegócios

Gestão de pessoas: Como motivar meus funcionários

3 Mins read
Você já parou para pensar o que seria da sua empresa sem seus funcionários? Dificilmente, o seu negócio alcançaria o patamar que…
Viagem

9 Motivos para você fechar um pacote de viagem

6 Mins read
Quem não ama viajar? É sempre muito importante conhecer novos lugares e culturas para abrir cada vez mais as mentes. É justamente…
CarreiraMarketing DigitalNegócios

4 motivos para você fidelizar clientes

6 Mins read
Fidelizar clientes é uma estratégia fundamental para qualquer empresa que queira se destacar em seu mercado. Trata-se de um processo que consiste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *