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Como se cuidar quando a ansiedade social dificulta a interação

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Pode ser difícil falar abertamente com um terapeuta se você tiver um transtorno de ansiedade social (TAS) . A razão pela qual você deve ser tratado é que você tem medo das pessoas e, no entanto, o tratamento exige que você se abra e compartilhe seus sentimentos mais íntimos com um completo estranho.

Especialmente para aqueles com SAD generalizada, a terapia pode inicialmente ser tão difícil quanto as situações sociais que você teme.

É um é um problema único que aqueles com ansiedade social enfrentam.

Muitas pessoas que iniciam o tratamento pela primeira vez podem ter problemas para se abrir. Este problema pode ser especialmente grave para aqueles com SAD.

  • Pode ser difícil confiar durante os tempos de tratamento.
  • Você pode ter medo de se tornar vulnerável, e sua incapacidade de confiar em outra pessoa que seja suficiente para se abrir pode ser um obstáculo para a conclusão bem-sucedida do tratamento.
  • Você pode até sentir que está desistindo, ou está realmente desistindo de ir às sessões.

Infelizmente, esse problema atormenta muitos que sofrem de ansiedade social. Além disso, muitas pessoas têm vergonha de dizer ao terapeuta como se sentem e, portanto, a ansiedade nunca é resolvida.

O que você pode fazer se se sentir assim?

Se você sente que conversar com amigos e familiares, ocupar seu tempo com exercícios e até usar algumas alternativas mais naturais como o uso da aromaterapia e óleos essenciais para aliviar o estresse e ansiedade, saiba que esta não é uma situação impossível. Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a gerenciar melhor a abertura na terapia.

Dê-lhe tempo

Embora possa ser difícil imaginar, com o tempo você pode se sentir mais confortável com seu terapeuta.

Esse processo pode levar várias semanas ou até meses para se desenvolver, mas se o relacionamento for adequado, pode ser mais fácil se abrir com o passar do tempo.

Por outro lado, se você estiver em terapia de curto prazo, ou se houver uma conexão entre você e seu terapeuta, dar mais tempo pode não fazer sentido.

Anote as coisas

Se você achar mais fácil compartilhar sentimentos no papel do que pessoalmente, considere escrever como se sente sobre uma sessão e entregá-la ao seu terapeuta.

O que você escreve é ​​com você.

Poderia ser

  • uma lista de tópicos para falar,
  • um diário de seus pensamentos para a semana,
  • ou até mesmo uma carta completa que explica detalhadamente como você se sente.

Se você se sentir desconfortável com alguém lendo o que você escreveu, você também pode enviar por e-mail para seu terapeuta antes da sessão.

Expressar seus sentimentos por escrito é uma ótima maneira de se sentir inicialmente mais confiante na terapia e pode ajudá-lo a se envolver mais facilmente com seu terapeuta à medida que o tratamento avança.

Considere a terapia online

A terapia online está se tornando cada vez mais popular e por um bom motivo: a capacidade de conversar com alguém em um e-mail ou chat sobre questões pessoais, em vez de pessoalmente, é atraente para muitos.

Para aqueles com SAD, pode ser uma melhor introdução à terapia do que pessoalmente.

Para aqueles que iniciaram a terapia presencial e desistiram prematuramente devido à ansiedade, a terapia online pode ser uma opção particularmente boa.

No final, envolver-se em terapia online pode tornar mais fácil conversar com um terapeuta pessoalmente.

Junte-se a um grupo de suporte de pares

Embora possa parecer contra-intuitivo participar de um ambiente de grupo quando você tem medo de pessoas, os grupos têm muitos benefícios para aqueles com SAD.

Em um grupo de apoio de pares, você tem a oportunidade de sentar e ouvir em silêncio sem falar. Você pode ouvir sobre como os outros também tiveram medo de se abrir na terapia e como eles superaram esse obstáculo.

Se você decidir participar de um grupo de apoio de colegas, certifique-se de que seja para pessoas com ansiedade social ou sensíveis aos desafios de pessoas com TAS.

Confesse sua ansiedade

Se você deu tempo e acha que seu terapeuta é adequado para você, talvez seja hora de confessar como se sente.

Se você faz isso por escrito, via e-mail ou pessoalmente, é com você. O que você precisa fazer é se limpar e dizer ao seu terapeuta que sua ansiedade social está atrapalhando sua abertura na sessão de terapia.

O trabalho do seu terapeuta é ajudá-lo a lidar com essas questões, e é importante que ele saiba o que você realmente sente. Você pode se surpreender ao ver como dizer a verdade sobre sua ansiedade na terapia facilita a abertura.

Mudar de terapeuta

E se você já fez todas as opções acima e ainda não se sente confortável? Às vezes, a combinação entre um terapeuta e um cliente não é uma boa combinação.

  • Seu terapeuta é caloroso e amigável?
  • Ela te encoraja ou te ameaça?
  • Ela conhece o SAD ou minimiza suas preocupações?

Se há algo sobre seu terapeuta que o deixa desconfortável, você pode estar melhor com outra pessoa.

Embora seja fácil para aqueles com SAD se abrirem na terapia, pode ser útil fazê-lo.

Encontre um terapeuta de sua confiança, dê-lhe tempo suficiente, anote as coisas quando sentir necessidade e tente ser o mais honesto possível sobre seus sentimentos. Se você fizer isso, você vai tirar o máximo proveito do seu tratamento.

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