Casa e DecoraçãoCotidiano

Como montar uma república em um apartamento pequeno?

3 Mins read

Nunca é fácil chegar em uma nova cidade, principalmente quando o motivo são os estudos. Vamos para um novo lugar, e na grande maioria das vezes, sem ter ninguém da nossa família. Por isso, escolher uma moradia pelo resto da sua graduação pode parecer desesperador a princípio, mas é mais fácil do que parece!

A primeira dúvida que pode aparecer é quanto o local ideal para locar um imóvel. Depois, você pode se perguntar: alugo uma casa ou apartamento? Todas essas questões podem ser respondidas observando mais sobre a cidade em que você irá morar e conversando com as pessoas que vão dividir o espaço com você.

Qual será a prioridade dos moradores? Muitas vezes, os moradores podem optar por quartos individuais. No entanto, outros podem escolher dividir o cômodo — o que muitas vezes pode baratear o custo do aluguel. Nesses casos, a cama beliche é uma opção que pode otimizar o espaço pequeno de um apartamento.

São muitas questões que envolvem a criação de uma república, ainda mais dentro de um apartamento. Pensando nelas, fizemos este artigo para te ajudar a entender melhor como aproveitar o espaço de um imóvel pequeno e transformá-lo em um lar aconchegante durante o seu período na graduação. Confira abaixo!

Como aproveitar o espaço do apartamento?

Diferente de uma casa, um apartamento costuma ser menor e ter espaços mais limitados. Por isso, é importante saber distribuir bem os ambientes entre os moradores da república. Aprenda a organizar melhor os cômodos com as nossas dicas abaixo! 

Quartos

Na hora de organizar os quartos, é importante conversar com todos os moradores para decidir como será feita a distribuição. Se todos quiserem quartos individuais, a quantidade de quartos necessários no imóvel vai aumentar. Ou, se algum deles preferir dormir no mesmo quarto, a quantidade de cômodos será menor — assim como o preço do aluguel.

No entanto, dividir quarto não precisa ser sinônimo de falta de espaço ou de desorganização. É possível optar por guarda-roupas grandes, que abriguem os pertences de quem vai dormir no quarto. Além disso, outra maneira de manter um espaço amplo é optar pela cama beliche, por exemplo. 

Sala

A sala é um dos principais ambientes de uso comum. Portanto, além de oferecer um espaço confortável para todos os moradores e visitantes, ela também deve permanecer limpa e organizada. Para que todos caibam confortavelmente, um sofá grande, com três lugares, e o sofá-cama são as melhores opções.

Em alguns casos, a sala de estar é integrada com a sala de jantar. Caso isso aconteça com o imóvel escolhido, opte, também, por uma mesa que caiba todos os moradores, mas que não ocupe todo o espaço do apartamento. 

Cozinha

Assim como a sala, a cozinha também é um dos ambientes que mais será utilizado pelos moradores da república. Por isso, é importante que o ambiente seja espaçoso e organizado. Considere que o número de armários seja compatível com o número de moradores, assim como o tamanho da geladeira, por exemplo.

Uma maneira de aproveitar e otimizar a cozinha é fazer uma divisão de armários, deixando uma parte para cada um dos moradores. Dessa forma, os alimentos não se perdem ou não são consumidos, por engano, pelo colega. O mesmo funciona para a organização da geladeira. 

Lavanderia

A lavanderia, principalmente em apartamentos, costuma ficar em um ambiente pequeno. Por isso, algo interessante a se fazer é separar um dia para cada morador da casa realizar suas tarefas no cômodo. Dessa forma, todos conseguem se organizar.

Se tratando da limpeza do apartamento, esta também deve ser dividida. Para que o apartamento se mantenha organizado, criar uma escala de limpeza pode solucionar o problema. Assim, cada um limpa um ambiente, sem se sobrecarregar. 

Banheiros

Por último, mas não menos importante, estão os banheiros. A quantidade de banheiro no imóvel deve variar conforme o número de pessoas que vão morar com você. Além disso, conversem entre si para definir quem vai preferir dormir em uma suíte, com banheiro separado, ou quem não tem problemas para dividir o cômodo. 

De qualquer maneira, tenha em mente que, quanto mais pessoas, mais banheiros serão necessários — dessa forma, ninguém passará por desconfortos no futuro. 

Postagens relacionadas
CotidianoSaúde / Beleza

É normal ter dor de barriga após a relação sexual?

4 Mins read
A dor de estômago imediatamente após a relação sexual é um problema bastante comum, também afeta os homens, mas são principalmente as…
Cotidiano

Os tesouros de Âmbar: conheça as curiosidades

3 Mins read
Âmbar, uma pedra sagrada, o ouro do Norte, o ouro do Mar Báltico, o elétron – âmbar tem muitos nomes. Há também…
Cotidiano

Tudo que você precisa saber para comprar um notebook gamer de qualidade

2 Mins read
Você está buscando um notebook para passar horas jogando com seus amigos? Veja algumas dicas do que é importante checar antes de comprar um!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *