CotidianoTecnologia

Como funcionam os drones e o que considerar antes de comprar um?

3 Mins read

Se você está pensando em comprar um drone, é preciso ter conhecimento sobre o assunto. Antes de escolher um modelo, precisa avaliar seus objetivos e as condições técnicas, assim como os recursos oferecidos pelo aparelho. 

Não vale a pena importar eletrônicos de outro país, como muitos fazem, e se decepcionar com a compra de um drone que não atenda às suas necessidades. Aqui, neste artigo, explicaremos como funcionam os drones e o que você precisa avaliar antes de comprar um. 

Como funciona um drone

O drone é um veículo aéreo independente. Na concepção atual, é um veículo que possui, no mínimo, três hélices com sentido de vetor direcionado para cima. 

Esse sistema de multi-hélices é que permite que o motor principal consiga fazê-lo levantar voo. Por meio do sistema, o drone consegue se manter no ar por conta do suporte das hélices. 

Geralmente, tal veículo é controlado por pessoas através de controle remoto. Por ele, o controlador consegue fazer todos os movimentos no ar, do lançamento, passando por manobras até a aterrissagem.

O que deve ser considerado na hora de comprar um drone

Existem diversos modelos no mercado, e é preciso considerar questões como autonomia, modos de pilotagem e qualidade de câmera antes de comprar.  Confira, abaixo, o que avaliar antes de comprar um drone.

Autonomia 

A autonomia é um dos principais fatores a ser considerado na hora de comprar um drone. Isso diz respeito à capacidade energética do aparelho para se manter no ar. Obviamente, quanto maior a autonomia, mais fácil será a operação do aparelho. 

Os drones mais caros e sofisticados do mercado costumam oferecer uma autonomia de 25 a 30 minutos. Já os modelos mais simples oferecem autonomia de 5 a 10 minutos. Geralmente, os drones são bastante usados para fazer mapeamento de área, fotografia e vídeo, então a autonomia é um fator importantíssimo. 

Qualidade de câmera 

Podemos dizer que a câmera é o principal recurso de um drone. Muitos aparelhos já vêm com câmeras embutidas, outros possuem compartimento para inserção do acessório. 

Se você vai comprar um drone com câmera, deve avaliar a qualidade do equipamento. Para conseguir fazer vídeos e imagens de qualidade, será preciso adquirir modelos mais modernos, com resolução Full HD ou 4K. Há, também, opções no mercado com suporte a HDR e formato RAW para fotografias. 

Aqui, é preciso relacionar a sua necessidade ao orçamento para escolher o aparelho que possua uma boa qualidade para foto/vídeo e que caiba no seu bolso. 

Portabilidade 

Uma característica importante a se considerar para comprar um drone é a portabilidade. Os drones são usados para trabalhos, passeios e viagens. Por isso, precisam ser aparelhos portáteis que caibam em qualquer lugar, sem ocupar muito espaço. 

Logo, se você precisa trabalhar com drones e possui apenas uma mochila ou mala, por exemplo, procure modelos mais compactos que possam ser guardados em pequenos casos ou transportados em bolsas pequenas. 

Modos de voo 

Se você está começando a pilotar drones, é importante considerar aparelhos que possuam modos de voo e manobras predefinidas. Isso facilita bastante o controle na hora da navegação e da aterrissagem. 

Drones possuem um controlador de voo, e a velocidade e a desenvoltura de manobras depende das configurações desse componente. Nesse sentido, escolha um modelo com recursos que facilitem a sua pilotagem. 

Alcance 

O alcance de um drone também é um fator importante na hora da compra. Existem modelos mais profissionais, que oferecem um alcance de até 15 km de distância do controlador, já modelos mais simples podem ter um alcance máximo de 100 ou 200 metros. 

É importante entender qual é o seu objetivo com o drone para comprar um modelo que atenda às suas necessidades. Aliado à autonomia, o alcance é um fator importante que pode facilitar a pilotagem e favorecer certos tipos de trabalho. 
Comprar um drone não tem nenhum mistério! Siga as nossas dicas, considere todos os fatores citados e escolha um modelo que atenda às suas necessidades. Com um mercado cada vez mais expandido, não é difícil encontrar aparelhos com bom custo-benefício e com qualidade no mercado.

Postagens relacionadas
Tecnologia

Falha no Download do WhatsApp (o que fazer?)

2 Mins read
É indiscutível afirmar que, na sociedade moderna, a grande maioria das pessoas que possuem um dispositivo celular tem baixado no mesmo o…
CarreiraCotidianoViagem

Conheça 4 dicas para tirar uma bela foto do pôr do sol

3 Mins read
O pôr do sol é o momento mais bonito do dia, e em algumas partes do país e do mundo, sua beleza…
Tecnologia

Você sabe o que é SQL?

6 Mins read
Gerenciar uma série de informações nem sempre é fácil. Mas, com a aplicação da tecnologia, isso se torna plenamente possível. A administração…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *