Moda / Estilo

Como combinar sapatos e acessórios com roupas

3 Mins read

Para um look impecável é muito importante saber combinar corretamente sapatos e acessórios de vários tipos com a roupa. Na verdade, é preciso muito pouco para estragar uma roupa bonita com sapatos, bolsas, lenços e joias errados. 

Todo o valor que merece deve ser atribuído aos acessórios: não subestime a sua importância e sobretudo não os escolha ao acaso! Se selecionados com sabedoria, os acessórios dão personalidade e estilo, destacam um belo vestido e diferenciam um look de dia de um de noite. Nesse artigo, vamos ver como evitar grandes erros na hora de escolher os acessórios!

Regras gerais para combinar acessórios com roupas

Uma regra geral muito importante em termos de combinações de acessórios é esta: com uma roupa muito sóbria, com cores sem graça e neutras, pode-se apostar em acessórios um pouco coloridos, animados e chamativos. Isso é para evitar um olhar muito neutro e anônimo. Então sim para sapatos coloridos, bolsas especiais, cintos ou um lindo colar.

A mesma regra geral também vale pelo contrário: se a roupa já é muito colorida e vistosa (vestidos com flores ou estampas, blusas de cores vivas, bolas listradas ou coloridas) é inútil sobrecarregar ainda mais o look com acessórios que se destacam. Melhor optar por bolsas, cachecóis e sapatos femininos simples e de cores sólidas. E é preferível minimizar as joias.

Quanto às cores, se é verdade que um look de cor única é muito monótono e embaça a figura, também é verdade que não devemos exagerar. Não misture muitas cores diferentes. Escolha apenas duas cores principais e concentre-se em seus tons, para evitar misturar tons muito diferentes e obter um efeito carnavalesco.

Bolsas e Sapatos

Muitas mulheres acreditam que é preciso sempre escolher bolsas e sapatos da mesma cor. Na verdade, você pode muito bem não seguir essa regra de estilo antigo, sem comprometer a qualidade do visual. 

Isso não significa que sapatos e bolsas possam ser de duas cores completamente diferentes que nem combinam bem: no entanto, é permitido combinar tons diferentes, mas em sintonia com o resto do visual. 

Por exemplo, você pode jogar nos detalhes: escolher sapatos da mesma cor da bolsa ou que lembrem a cor da bolsa em outros detalhes (por exemplo, nas cordas, no laço das sapatilhas ou em outros detalhes…).

E o tamanho da bolsa? Durante o dia não tem como errar escolhendo as bolsas muito práticas, bolsas bem grandes e confortáveis ​​para levar para o trabalho (e absolutamente proibidas para a noite). 

À noite, opte por bolsas menores e mais elegantes, escolhendo a cor de acordo com a do vestido. As mini clutches noturnas mais atraentes (com lantejoulas, seixos, brilhantes), combinam-se apenas com vestidos de cor única. 

Chapéus e lenços

No inverno, não subestime a importância dos chapéus e lenços: se você tem um casaco escuro e de cor sólida, eles são acessórios praticamente obrigatórios (além de sua função de proteção contra o frio): escolha-os em cores vivas, para reviver uma pouco ele vestiu o conjunto escuro e austero de seu casaco. 

Chapéus e lenços não precisam necessariamente ser da mesma cor: para eles o mesmo vale para sapatilhas femininas e bolsas. Tons ou cores semelhantes que são lembradas nos detalhes, portanto, ficarão bem.

Foulard

O foulard é um acessório muito elegante que muitas vezes guarda roupas não exatamente perfeitas. As estampadas são perfeitas para dar vida a roupas sóbrias, enquanto as extravagantes combinam com um lenço de cor sólida que lembra uma das cores do vestido.

Meias

Meias são outro acessório importante que nem sempre é levado em consideração. Os opacos são perfeitos para o dia e, se a roupa for muito austera e sóbria, podem ter a mesma função de sapatos e bolsas. 

Ou seja, se forem escolhas coloridas, darão um toque extra de vivacidade! Com roupas de cores muito vivas, é melhor, na maioria dos casos, optar pelo preto. À noite é preferível usar meias transparentes e soltar as opacas.

Jóias

As jóias devem ser escolhidas e “dosadas” com especial atenção. Para evitar ser vulgarmente chamativo, esqueça o conjunto completo de pulseira, anéis, brincos e colar. As jóias só são bem-vindas se completarem o look de forma elegante, sem sobrecarregá-lo e somente se combinarem com o look. 

Alguns exemplos: com um vestido ou suéter com um decote largo, um colar longo de duas voltas ou com nós fica muito bem; com uma roupa sóbria, por outro lado, use brincos grandes, originais e coloridos ou um colar extravagante. 

Com roupas coloridas e cores vivas é melhor não exagerar: escolha apenas um par de brincos discretos ou uma pulseira ou, se você tiver as mãos bem cuidadas, um belo anel.

Postagens relacionadas
CotidianoModa / Estilo

Como usar terno social em um escritório

4 Mins read
No ambiente empresarial, o cumprimento do código de vestimenta é tão importante quanto o cumprimento dos contratos celebrados. Por isso é muito…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *