Um dos elementos famosos nos filmes é a cena pós-créditos, ou seja, uma cena que aparece após o tempo regular do filme. Esta cena normalmente é colocada perto do final do longa, com uma inserção entre as cenas de créditos.
No universo do cinema, a cena pós-crédito ganhou fama com os filmes da Marvel, que sempre contam com esse tipo de cena. O objetivo do corte é deixar alguma ponta para a continuidade da história, conectando-a com outros filmes da franquia de super-heróis.
Só que o recurso de cena pós-créditos também está presente em outras franquias do cinema. Dessa forma, confira algumas das cenas pós-crédito mais emblemáticas da história do cinema.
Homem de Ferro (2008)
Para começar a lista, nada melhor do que colocar o filme que inaugurou a fase de sucesso da Marvel – e a “moda” das cenas pós-créditos. No primeiro Homem de Ferro, o filme acaba com Tony Stark (Robert Downey Jr) revelando que é o Homem de Ferro.
Mas pouco depois do início dos créditos, surge uma cena extra do filme. Nela, o chefe da S.H.I.E.L.D., Nick Fury (Samuel L. Jackson), aparece pela primeira vez. Fury diz a Stark que existem outros super-heróis espalhados pelo mundo e que a S.H.I.E.L.D. pretende reuni-los na Iniciativa Vingadores.
A cena é emblemática porque marca a primeira menção ao universo de heróis da Marvel, bem como prepara o terreno para os demais filmes. Essa cena culminaria com o lançamento do primeiro Vingadores, quatro anos depois de Homem de Ferro.
Homem de Ferro 2 (2010)
Dois anos depois, Tony Stark e seu traje especial voltam para as telas do cinema. E mais uma vez, o filme conta com uma cena pós-crédito reveladora.
Na cena, o público conhece Phil Coulson, assistente de Nick Fury. Coulson está no estado americano do Novo México, onde encontra uma enorme cratera feita por um martelo misterioso que caiu do espaço.
A cena apresenta o Mjolnir, o martelo sagrado portado pelo deus do trovão Thor, que faria sua primeira aparição no universo da Marvel em 2011 através do seu filme solo.
Capitão América: o Primeiro Vingador (2011)
Apesar do subtítulo, o primeiro filme do Capitão América estreou três anos após Homem de Ferro. No entanto, o personagem de Steve Rogers (Chris Evans) viveu durante a Segunda Guerra Mundial, o que de fato faz dele o primeiro vingador.
No final do filme, Rogers fica congelado por mais de 70 anos e volta à vida nos dias atuais. E é justamente neste período que ocorre a cena pós-crédito do filme. Nela, Fury entra em contato com Rogers e, assim como fez com Stark, lhe apresenta a Iniciativa Vingadores.
Além disso, a cena mostra que Rogers foi o primeiro com quem Fury entrou em contato. Portanto, isso faz do Capitão América o primeiro entre os Vingadores chamados para defender o mundo.
Liga da Justiça (2017)
As cenas pós-crédito da Marvel fizeram escola e influenciaram os filmes de sua maior concorrente, a DC. Em 2017, o estúdio rival tentou reunir seus heróis e criar sua própria franquia, a Liga da Justiça. O projeto não teve tanto sucesso quanto os Vingadores, mas conta com sua própria cena pós-créditos.
Esta cena mostra dois membros da Liga, o Superman (Henry Cavill) e o Flash (Ezra Miller), “apostando” uma corrida com seus poderes de alta velocidade. A cena é bem-humorada e, ao contrário das cenas dos filmes da Marvel, não parece ter um senso de continuidade da saga.
No entanto, ela faz referência ao próprio filme, quando na cena que o Superman luta contra os membros da Liga e o Flash tenta atacá-lo, ele consegue ver o homem mais rápido do mundo se mover. Logo, ambos apostam nessa corrida para decidir quem de fato é o mais rápido.
A Noite dos Mortos-Vivos (1968)
Nem só de heróis vive o mundo das cenas pós-crédito. De fato, uma das primeiras cenas do tipo na história do cinema veio desse clássico de terror dirigido por George Romero.
O filme mostra um grupo de sobreviventes lutando contra uma infecção zumbi que alcança um cemitério local. Esta obra é um clássico do cinema mundial e inaugurou o subgênero de filmes apocalípticos de zumbis.
Por meio dos créditos, são reveladas ao público fotos das pessoas queimando os zumbis e o áudio da ação, e depois a cena do acendimento da fogueira. Entre eles está o personagem do ator Duane Jones, único negro do filme.
Antes da cena, contudo, um grupo atirou no personagem, e o filme deixa a dúvida no ar: eles atiraram no personagem por achar que ele era um zumbi, ou porque se tratava de um negro? O filme foi gravado em 1968, durante o auge da segregação racial nos EUA e também da luta dos negros pelos direitos civis.