CotidianoSaúde / Beleza

Bruxismo: o grande vilão do sono

3 Mins read

Existem diversos problemas que afetam a saúde bucal e, alguns deles, acabam impactando em outras funções do corpo, como no sono, sendo o caso do bruxismo.

O bruxismo é um distúrbio que faz as pessoas rangerem e apertarem o maxilar de forma inconsciente, causando tensão em todos os músculos responsáveis pela mastigação.

Ele pode ocorrer em qualquer hora do dia, porém se torna mais comum durante o sono, sendo chamada de bruxismo noturno, tornando de suma importância consultar uma clínica odontologica para definir a melhor forma de tratar.

Neste conteúdo iremos abordar quais as principais causas do bruxismo, como ele afeta o sono e as melhores maneiras de tratá-lo.

Quais são os principais sintomas?

Quando falamos do bruxismo, os seus sintomas são mais perceptíveis após o sono, logo quando se acorda.

Isso porque, logo pela manhã a pessoa irá sentir uma dor muscular na região do maxilar e do rosto. Outros sintomas são:

  • Dentes desgastados;
  • Dentes amolecidos;
  • Articulações da mandíbula doloridas;
  • Dor de cabeça.

Caso não seja tratado, esses sintomas podem se agravar causando perda dos dentes e a necessidade de consultar um dentista especialista em implantodontia.

Além disso, pode causar o surgimento de um distúrbio chamado ATM, uma anormalidade na  articulação temporomandibular, responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca.

Caso isso ocorra, o tratamento acaba sendo mais intenso, sendo necessárias fisioterapias e exercícios para recuperar o movimento correto da articulação, sendo recomendado pelo seu dentista especializado.

Principais causas do bruxismo

O bruxismo não possui uma causa específica e pode ocorrer por diversos fatores, tanto genéticos quanto psicológicos e externos.

Causas como ansiedade, estresse e tensão podem acarretar nesta doença, além de outros problemas que afetam a saúde como um todo.

Além disso, o consumo de determinadas bebidas e alimentos, como o café, que em excesso se torna necessária a pesquisa por um clareamento dental quanto custa, podem aumentar a recorrência do bruxismo.

Como esse problema interfere na qualidade do sono?

Como já falamos anteriormente, esse distúrbio causa dores de cabeça, no rosto e ao morder, influencia diretamente no sono, pois impede o relaxamento durante a noite.

Sendo assim, essas noites mal dormidas irão causar outros problemas no corpo, como a falta de concentração, problemas cardiovasculares e ansiedade.

Isso ocorre pois o bruxismo afeta a qualidade do sono de forma grave, fazendo com que as pessoas já acordem cada vez mais cansadas e passem o dia sonolentas, pois não é possível entrar em um sono profundo por conta da doença.

Quais os melhores tratamentos?

Agora que sabemos mais sobre as causas e os impactos do bruxismo, vamos abordar quais os melhores tratamentos que uma clínica de odontologia pode oferecer para que essa doença pare de afetar a sua vida.

O principal objetivo do tratamento é evitar a dor e diminuir o impacto que ranger os dentes pode causar. Isso é feito por meio do uso de placas de proteção feitas de acrílico, que são usadas durante o sono.

Elas ajudam a diminuir a tensão muscular na mandíbula e, como consequência, evita que problemas mais graves ocorram. Porém, caso seja necessário, não deixe de consultar um dentista especializado em canal.

Outra forma de diminuir a dor é por meio de compressas de água morna no local antes do sono e massagem para relaxar a musculatura.

Além disso, em casos onde o bruxismo é causado por conta de problemas psicológicos como a ansiedade, consultas no psicólogo são essenciais para aliviar ambos os problemas.

Como evitar esse problema?

A principal recomendação dos especialistas para evitar esse problema é uma mudança no estilo de vida, focando principalmente em evitar estresse.

Além disso, visitas a psicólogos devem ser realizadas como forma de prevenção, pois irão ajudar que problemas que podem causar o bruxismo ocorram.

O uso das placas dentárias também pode ser feito antes mesmo da doença em si. Elas irão prevenir casos isolados durante o sono, além de servirem, em alguns modelos, para o alinhamento dos dentes.

Por fim, evite o consumo excessivo de determinados alimentos, como o café e chocolates perto da hora de dormir, pois acabam influenciando diretamente no sono. Outras substâncias também devem ser evitadas, como o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Postagens relacionadas
CarreiraCotidianoViagem

Conheça 4 dicas para tirar uma bela foto do pôr do sol

3 Mins read
O pôr do sol é o momento mais bonito do dia, e em algumas partes do país e do mundo, sua beleza…
CotidianoTecnologia

Como funcionam os drones e o que considerar antes de comprar um?

3 Mins read
Saiba quais fatores levar em conta na hora de escolher um drone.
Saúde / Beleza

O que é colágeno hidrolisado e para que serve

5 Mins read
O colágeno é uma proteína que tem a função de manter as células unidas, ou seja, é responsável por manter a pele…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *