Com que frequência você usou o brainstorming para resolver um problema? Provavelmente, já o fez pelo menos uma vez, mesmo que não tenha percebido. Durante décadas, as pessoas geraram ideias e encontraram soluções criativas para problemas com ele.
Neste artigo, veremos que ele é uma espécie de válvula de segurança para as marcas. Mas antes disso, precisaremos entender o que é e como usá-lo. Então, fique conosco e tenha contato com esse guia completo!
O que é brainstorming?
O brainstorming combina uma abordagem informal e descontraída para a resolução de problemas. Ele encoraja as pessoas a terem pensamentos e ideias que podem, a princípio, parecer um pouco estranhos aos olhos de muitos.
Dito isso, é correto afirmar que várias delas se transformaram em soluções originais e criativas para um problema, enquanto outras podem gerar ainda mais ideias. Isso ajuda a libertar as pessoas da zona de conforto.
Portanto, durante as sessões de brainstorming, evite criticar ou recompensar ideias. Você está tentando abrir possibilidades e quebrar suposições incorretas sobre os limites do problema. O julgamento e a análise limitam a criatividade.
Pense comigo que, sem isso, ninguém daria o primeiro passo para criar soluções como os motores elétricos industriais, que facilitaram todo processo automatização e fazendo com que o transporte fosse facilitado.
Como usar o Brainstorming?
A resolução convencional de problemas em grupo, muitas vezes pode ser prejudicada por um comportamento pouco produtivo. E, embora seja importante começar com um processo estruturado em resolver problemas, isso pode levar um grupo a desenvolver ideias limitadas e sem imaginação.
Por outro lado, o brainstorming fornece um ambiente livre e aberto que incentiva todos a participar. Ideias peculiares são bem-vindas e desenvolvidas e todos os participantes são incentivados a contribuir plenamente.
O intuito, também, é agir para criar um pensamento unificado, onde ninguém zomba de ninguém pois, quando usado durante a resolução de problemas, o brainstorming coloca em jogo a experiência diversificada dos membros da equipe.
Aumenta a riqueza de ideias exploradas, encontrando as melhores soluções para os problemas que enfrenta num ‘piscar de olhos’. Também pode ajudá-lo a obter a adesão dos colaboradores para a opção de maior valia – afinal, eles provavelmente estarão mais comprometidos com uma abordagem se estiverem inseridos no desenvolvimento dela.
Como o brainstorming é divertido, certamente unirá todos, pois resolver problemas em um ambiente positivo e recompensador é bem melhor do que em outro estressante e tenso. Embora possa ser eficaz, a ferramenta deve ser trazida com uma mente aberta e um espírito de não julgamento, seja para área de transporte ou de compressor de ar odontológico, não importa.
Se você não fizer isso, as pessoas se calam, o número e a qualidade das ideias despencam, cada vez menos integrantes voltarão e a moral pode ir por água abaixo. Todos os locais podem exercer este padrão de comportamento e conquistar grandes resultados a curto, médio e longo prazo. Basta aderir ao brainstorming ainda hoje!
O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o que é o Brainstorming? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.