O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso das empresas, porém, muitos gestores sentem dificuldade nas atividades de gestão. Afinal, lidar com pessoas não é a tarefa mais simples.
Quando analisado o contexto de vida em grupo, seja no âmbito profissional ou pessoal, é necessário considerar que um grupo possui diferentes perspectivas, culturas, costumes e valores.
É essa diversidade que viabiliza o dinamismo encontrado em uma empresa que presta serviços de despachante, por exemplo.
De outro modo, é correto dizer que a diversidade é algo crucial nas organizações, já que os diferentes costumes corriqueiros ajudam não só na produtividade como também na amplitude de oportunidades.
Uma equipe precisa ter um objetivo em comum, pois é essa meta que tornará possível o alinhamento de ideais. Cabe aos gestores delegar objetivos que sejam tangíveis pelo grupo gerenciado.
Tendo em vista os múltiplos desafios enfrentados pelos gestores, analisando de forma generalista, entende-se que são necessárias recomendações para aprimorar as atividades de gestão das equipes.
Equipes: união para o sucesso
O trabalho em equipe é algo crucial em cenários distintos. No ambiente escolar, é ensinado que a formação de grupos é essencial para o desenvolvimento das habilidades de convivência, respeito e empatia.
No mundo corporativo, é possível notar que o trabalho em equipe potencializa a capacidade produtiva e contribui para a obtenção de resultados satisfatórios.
Durante a realização de inspeção veicular para licenciamento, a depender do volume, um microempreendedor individual pode solicitar o apoio de outras pessoas para atender com exatidão aquilo que foi proposto.
Nos projetos organizacionais, pode-se contar com as pessoas que compõem o grupo para a melhor distribuição das tarefas.
Apesar de todos os benefícios expostos em função do trabalho em equipe, na prática, sua importância acaba sendo minimizada, diferentes fatores corroboram para isso, como:
- Apatia;
- Desrespeito;
- Divergência de ideias;
- Dificuldade na gestão.
Esses são alguns dos principais fatores vistos nos grupos em geral. Mas, ainda que estes apresentem-se como obstáculos, por intermédio do trabalho de gestão é possível reverter o cenário.
Para a solução de problemas de quaisquer esferas, é importante conhecer a origem deste problema, como ele se manifesta no dia a dia e então pode ser proposta uma solução viável.
Contextualizando com o trabalho das equipes, é correto dizer que os problemas de convivência e desorganização ocorrem porque muitas pessoas não têm o pleno entendimento do que efetivamente significa uma equipe.
As equipes são grupos de pessoas as quais possuem valores e opiniões próprias, mas com um objetivo em comum, estes indivíduos decidem trabalhar em conjunto em prol do atingimento de um bem maior.
Qual a importância do trabalho em equipe?
O ordenamento das relações interpessoais varia em conformidade com as experiências individuais de cada pessoa, após a formação de valores, essas experiências são replicadas no contexto de vida em grupo.
Ao observar o contexto de uma academia, nota-se alunos dos mais variados portes, tempo de treino e performance. Por serem corpos e organismos particulares, não é recomendada a comparação entre alunos.
No entanto, ao ver um aluno com dificuldade para a execução de exercícios no crossover multifuncional, os alunos com maior experiência fazem recomendações acerca da forma correta de realizar a atividade.
No mundo profissional, o trabalho em equipe assume a mesma função. Os indivíduos quando inseridos em grupos, continuam com seus valores, uma vez que estes são adquiridos ao longo de sua vivência.
Assim, ao deparar-se com outros pontos de vista, culturas e opiniões, pode-se agregar com a sua experiência, seja executando uma tarefa de modo diferente ou ainda desenvolvendo novas competências.
Com isso, é correto dizer que o trabalho em equipe ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, propondo a alternância de vivências.
Devido às dificuldades no dia a dia, nem sempre a convivência em grupo é valorizada, em adição, como consequência dos obstáculos cotidianos, muitos gestores se afastam do propósito do trabalho em equipe. Sendo válido reforçar alguns pontos.
1. Distribuição de tarefas
O primeiro ponto possibilitado pelo trabalho em equipe é a melhor distribuição das tarefas, aspecto que aponta diretamente para o aumento da capacidade produtiva.
Cabe o exemplo de uma vidraçaria, cujo aumento dos pedidos de espelhos para banheiro aumentou consideravelmente.
A empresa em pauta apesar de ter um número alto de colaboradores, a produção não era eficiente para atender com excelência os pedidos demandados, sendo necessária a redistribuição de atividades.
Ao dispor de uma equipe, os gestores podem extrair o potencial daqueles com maior experiência e colocá-los para realizar as tarefas juntamente com os profissionais com menor experiência, gerando um equilíbrio para a produção.
Tal estratégia é vista regularmente nas empresas, no entanto, só é possível quando tanto os colaboradores, quanto os gestores têm a definição do conceito de equipe e reconhecem o valor do trabalho desenvolvido a quatro mãos.
2. Diminuir os riscos
Outro ponto proporcionado pelas equipes, quando gerenciadas de maneira adequada, é a diminuição dos riscos operacionais.
Quando analisado o cenário das empresas, principalmente no mercado brasileiro, alguns acontecimentos tornaram-se comuns.
O chamado turnover, termo em inglês usado para explicar a alta rotatividade de funcionários nas organizações, é um fenômeno recorrente e inclusive um dos maiores desafios de gestores e dos departamentos de recursos humanos.
Todavia, quando existe o trabalho em equipe, os malefícios gerados pela alta rotatividade são minimizados, não apresentando tantos riscos para o operacional.
Se a atividade principal de uma empresa é a produção de etiquetas adesivas kraft, os gestores precisam demonstrar aos times todas as etapas necessárias para a conclusão das atividades.
Ainda que o escopo das atividades laborais sejam divididos entre os colaboradores, o ideal é que toda a equipe tenha o conhecimento sobre o funcionamento do processo. Assim, no caso de desligamento de um colaborador, a operação não é comprometida.
Deve-se considerar outros acontecimentos rotineiros nas empresas, além do turnover existem as licenças de maternidade, afastamento médico e também as férias. A ausência de um colaborador pode prejudicar a capacidade produtiva.
Logo, entende-se que o gerenciamento e trabalho em equipe são o caminho para a diminuição dos riscos operacionais.
3. Aumento da produtividade
Uma vez que as equipes contam com uma boa distribuição de atividades e existe um plano de ação no caso de imprevistos, os gestores podem desfrutar de algo altamente desejável pelas empresas no geral: a otimização de performance.
A produtividade é um fator relevante nas empresas, entretanto, algumas pessoas confundem produtividade com a presença de maquinários e demais equipamentos. Ainda que estes sejam benéficos, não são o suficiente para aumentar a produtividade.
Mesmo nas empresas cujo processo produtivo é inteiramente na parte industrial, como para uma fabricante de açaí para revenda, a gestão assertiva é imprescindível para o aumento da produtividade.
Portanto, é importante que as pessoas gestoras tenham um bom gabarito para lidar com diferentes culturas e gerenciar as possíveis dificuldades do dia a dia.
Saiba como gerenciar equipes de sucesso
Todo grupo precisa de um líder, somente assim pode-se garantir que alguém estará analisando o fluxo de trabalho, identificando os pontos de estrangulamento e também desenvolvendo novas estratégias.
No mundo animal, por exemplo, pode-se observar que muitas espécies preferem conviver em bandos, como os lobos e zebras. Isso porque sua capacidade de sobrevivência é maximizada quando inserido em grupos.
Para os colaboradores, a convivência e o desenvolvimento em grupo é melhor, pois proporciona experiências valiosas para o crescimento profissional.
É preciso que os responsáveis pela gestão assumam o compromisso de zelar pela equipe, além disso, cabe enfatizar que o perfil e comportamento do gestor reflete no posicionamento dos membros das equipes.
Com isso, é crucial que os gestores foquem no desenvolvimento de competências e no entendimento das etapas necessárias para a execução das tarefas.
1. Inteligência emocional
A inteligência emocional é a capacidade de administrar sentimentos e emoções, ouvir e acolher e saber separar as questões pessoais e profissionais.
Na equipe de atendimento de um consultório em dermatologista, é crucial que os colaboradores tenham inteligência emocional para enriquecer a experiência dos pacientes. Aliás, nos diferentes contextos organizacionais a competência é relevante.
Pelo fato dos colaboradores espelharem o comportamento dos gestores, estes precisam desenvolver a competência de inteligência emocional e, assim, contribuir para o crescimento da equipe.
Neste sentido, a capacidade de comunicar-se bem, ouvir com empatia e controlar as emoções são ações essenciais aos gestores.
2. Atenção ao recrutamento
Os processos de recrutamento e seleção podem ser desafiadores, em concordância com os relatos vistos por profissionais do departamento de recursos humanos é correto afirmar que está cada vez mais difícil fazer o match entre candidatos e empresas.
Apesar da tarefa ser difícil, o apoio dos responsáveis pela gestão ajuda na combinação ideal entre missão, visão e valores.
Dado que a escolha do candidato ideal é essencial para as atividades laborais, como o envidraçamento de sacada pequena, a recomendação é que os gestores participem do processo seletivo em conjunto com os recrutadores.
3. Invista em pessoas
Estar disposto a investir em pessoas é um dos principais indicadores de um bom gestor, no entanto, tal disposição precisa vir acompanhada de ações.
Os gestores devem oferecer treinamentos para qualificar sua equipe, seja para dar uma melhor visibilidade aos processos ou então para suprir a ausência de conhecimento.
Outra ação essencial para gestores é dar retornos sobre o desenvolvimento dos membros da equipe, o chamado feedback. Este retorno é importante para demonstrar os pontos fortes e pontos a trabalhar, ajudando na motivação.
Considerações finais
A convivência em grupo é fundamental, auxiliando em diferentes questões como a distribuição de tarefas, diminuição dos riscos e aumento de produtividade.
Contudo, pode-se dizer que é crucial o desenvolvimento em conjunto de gestores e colaboradores, contribuindo para um trabalho em equipe positivo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.