Hoje, muitos gerentes, presidentes, empresários, treinadores de negócios e carreiras dão conselhos sobre como aumentar a produtividade no trabalho, gerenciar a si mesmo e desenvolvimento pessoal. Como saber quais as melhores técnicas para seguir?
1. Evitando armadilhas
Normalmente, acreditamos que um equilíbrio entre o trabalho e a vida privada deve ser mantido todos os dias, e devemos dividir de maneira bastante equilibrada entre o trabalho e outras coisas com as quais nos preocupamos.
É uma armadilha porque a maioria das pessoas acha isso inatingível, especialmente os pais que trabalham. É impossível focar em todas as coisas ao mesmo tempo, então organize bem o seu dia e não se culpe se não conseguir dar conta de tudo!
Para a maioria de nós a semana é de segunda a sexta-feira. E se não conseguirmos cumprir todos os nossos deveres profissionais e privados durante esse período, nos sentimos um mau funcionário ou um péssimo pai.
2. Usando técnicas de motivação
Cada um de nós tem dias que simplesmente não quer. Preferimos voltar para a cama, sentar no sofá ou deixar tudo e ir passear. Mas sabemos perfeitamente que nenhuma dessas opções está ao alcance – e as responsabilidades não estão diminuindo. O que fazer quando você não quer nada?
Cometemos um erro ao pensar em motivação: a questão não é aumentar a motivação, mas usá-la efetivamente quando ela surgir. Pense em pequenas recompensas no fim do dia, como assistir a sua série favorita, ter o seu momento relaxante (algumas pessoas preferem um banho demorado, outras utilizam aparelhos como o renova zero ou similares, enfim). Seja o que você escolher, tire um momento do dia somente para você quando terminar aquela tarefa difícil.
Fazer algo motivador vai remover a barreira de criar um hábito para o futuro ou facilitará a conclusão de tarefas mais difíceis posteriormente:
As pessoas muitas vezes declaram que têm a capacidade de ouvir, mas raramente a praticamos. Quando a motivação é alta, todas as coisas difíceis devem ser feitas para ajudá-lo a desenvolver novos hábitos mais tarde.
Por exemplo, se você quer começar a se exercitar, quando estiver motivado, entre em uma academia e estabeleça um plano de treino.
3. Abandonar o açúcar
Você provavelmente conhece a sensação após o almoço ou café e bolo que você gostaria de tirar uma soneca? Se sim, considere mudar sua dieta.
Parece trivial, mas o açúcar faz com que o corpo desperdice energia desnecessária na digestão, que pode causar, entre outros, sonolência.
Eliminar o açúcar e ter hábitos mais saudáveis vai ajudar você a dormir melhor e acordar revigorado e cheio de energia.
4. Ouvindo, ouvindo, ouvindo
Já aconteceu de você terminar frases para alguém?
Isso significa que estamos tão impacientes que já queremos dizer algo sobre nós mesmos ou o que sabemos sobre determinado assunto. Especialmente em situações de conferência, onde todos temos nossa própria agenda oculta, objetivo, queremos brilhar – não esperamos esses poucos segundos até o final.
Recomendo praticar a escuta: espere de 2 a 5 segundos depois que alguém terminar uma frase. Claro que nem sempre dá certo, mas esse método significa que de repente nos encontramos em uma conversa completa, e não na troca de pontos de vista mais rápida possível.
Escutar é fundamental e assim você também exercita a paciência. Essas técnicas se colocadas em prática podem fazer sua eficiência no trabalho aumentar muito!