Marketing Digital

5 ferramentas de marketing que você não conhecia

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Na época da era digital, o marketing acabou virando uma das principais ferramentas quando o assunto é vender e a conquista de novos clientes. 

Devido a sua extrema necessidade, o marketing se abriu em vários leques, onde existem diversas estratégias que podem ter diferentes propósitos. 

Portanto, confira a seguir quais as melhores ferramentas e estratégias existentes dentro do marketing e entenda o momento mais apropriado de usá-las. 

Plano de marketing

O plano de marketing é tão importante que por si só ele é capaz de guiar a implementação de toda a estratégia de uma companhia.

Isso porque, este planejamento tem como base fazer acontecer de forma prática todas as ações que foram idealizadas, como por exemplo, um sistema para representante comercial gratis.

Dessa forma, fazer um bom plano de marketing significa estudar seu público alvo, entender suas preocupações, dúvidas, dores, necessidade e desejo de forma profunda.

Depois de compreender tudo isso, é necessário filtrar os tipos de linguagem que podem conversar com esses diferentes perfis e pensar como poderá adotar essas linguagem.

Além disso, vale a pena mapear em quais redes sociais e plataformas está o seu público, para que possa levar sua companhia a esses locais.

Vale ressaltar que todos esses passos precisam levar em consideração que o consumidor é sempre uma pessoa singular e subjetiva e deve ter o tratamento mais personalizado possível.

Depois de toda a análise é possível definir seus objetivos, cronograma, metas para colocar seu planejamento de marketing em ação.

Não se esqueça de que o planejamento deve estar de acordo com os recursos humanos e financeiros que a empresa tem disponíveis.

CRM 

O crm (Customer Relationship Management), também chamado de gestão de relacionamento com o cliente, é uma das muitas ferramentas dentro do marketing que tem como estratégia principal colocar o consumidor como centro da estratégia de vendas.

Portanto, esta ferramenta cria uma parceria longa com o cliente, sempre colocando como prioridade a satisfação e fidelização do consumidor.

De acordo com especialistas, esta estratégia se mostrou eficaz em termos de receitas para diversas companhias. 

Para conseguir colocar esta ferramenta em prática de forma eficaz, é necessário adquirir um crm software, que será capaz de captar e cadastrar clientes, bem como guardar informações sobre eles. 

As informações captadas serão usadas na hora de analisar e entender questões como histórico de relacionamento dos clientes, assim como comportamento de cada consumidor. Dessa forma, os dados serão utilizados para otimizar as ações da sua equipe de marketing. 

Vale ressaltar que ao invés de conseguir o software, também é possível ter em mãos um crm gratis, onde essas informações serão captadas e guardadas de forma livre e gratuita.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, disponível dentro do Google, que se mostrou extremamente útil para mensurar os resultados das estratégias digitais que você coloca em prática. Dessa forma, essa ferramenta serve como um feedback.

Confira a seguir as principais funcionalidades do Analytics: 

  • Monitorar resultados do e-commerce;
  • Analisar origem do tráfego do consumidor;
  • Avaliar eficácia de palavras-chave;
  • Feedback.

Além de tudo isso, também é possível analisar quais ações trazem melhores resultados, principalmente em relação às redes sociais e aos pipeline de vendas.

Canva

O Canva é a ferramenta ideal para quem não conhece ou tem domínio quando o assunto é design.

Além disso, ele é uma excelente ferramenta quando não se pode contar com uma equipe para produzir conteúdos em formatos como card, banner, apresentação, infográfico ou panfleto.

Dessa forma, o Canva é um programa fácil que pode ser utilizado de forma gratuita ou paga (conta premium), mas que se propõe a ser intuitivo. Portanto, qualquer um pode utilizá-lo. 

Trello

Esta ferramenta está associada com a organização. Vale pensar que a rotina do marketing é bastante atarefada. Dessa forma, qualquer erro no cronograma pode prejudicar uma estratégia inteira.

Pensando nisso, a ferramenta gratuita tem diversos recursos de organização em quadros que podem ser compartilhados com toda a equipe.

Com ele, a equipe terá um painel com todos os projetos e atividades do setor de marketing, pode delegar tarefas para cada usuário, acessar informações de qualquer lugar e trocar documentos dentro da própria plataforma.

Tudo em um único local, o que promove o ganho de produtividade entre a equipe. Além dele, há diferentes plataformas de gerenciamento de tarefas que você pode usar como: Asana, Evernote e MeisterTask, por exemplo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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