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SEO: Entenda porque as palavras-chaves são relevantes para o seu negócio

SEO: Entenda porque as palavras-chaves são relevantes para o seu negócio

O SEO (Search Engine Optimization), colocado em prática a partir de palavras-chave, começou a ser aplicado a partir da simples otimização de páginas de destino em um computador, mas foi escalonado para algo mais complexo e necessário para o sucesso de qualquer estratégia online.

Para implementá-lo, é preciso considerar etapas de ajuste/aprimoramento do site, criação de conteúdos e um processo em constante melhoria e otimização dos materiais desenvolvidos.

Depois, há uma demanda para criar novas produções envolventes e regulares, para que possam atender às necessidades do público-alvo em várias plataformas, incluindo dispositivos móveis.

Mais ainda, posteriormente, pode-se incluir até mesmo novos formatos para a devida nutrição e estabelecimento de relacionamento com o consumidor, após o devido posicionamento nos buscadores, avançando nas campanhas de marketing.

De um modo geral, as ações mais tradicionais de SEO consistem no uso de palavras-chave, conteúdo atualizado, links internos e externos, otimização de imagens e meta tags para pesquisa. 

Apesar disso, sua estratégia também pode levar em consideração aspectos mais amplos que também compõem a otimização. Alguns exemplos são:

Dessa forma, surgem novas tecnologias que impactam diretamente a proposta e resultado do SEO, mudando ainda mais o cenário, visto que o torna mais qualificado para proporcionar uma boa experiência para o cliente

Neste contexto, tecnologias como a IoT (Internet of Things, Internet das Coisas), pesquisa por voz, IA (Inteligência Artificial) e RV (Realidade Virtual) se destacam e podem compor as ações, se tornando aspectos importantes para um bom resultado.

Como SEO impacta estratégia de inbound marketing?

Na realidade, existem inúmeras razões pelas quais o SEO é importante no mundo do marketing digital e, principalmente, para as estratégias. Afinal, de modo mais simplificado, todo conteúdo precisa ser otimizado para ser eficaz, alcançar público e possibilitar conversões. 

Deste modo, a partir de boas técnicas, pode-se produzir postagens de blog, conteúdo de vídeo, notícias e artigos de opinião muito mais qualificados e ranqueáveis. 

Todos esses materiais também precisam ser pensados considerando as ações de marketing de conteúdo, identificando aspectos de narrativa, cronograma, storytelling e adequação ao público e objetivos da marca.

Afinal, apenas com esses alinhamentos que os conteúdos se tornarão mais atrativos e terão uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.

Existem muitas maneiras de aumentar o ranking de SEO de uma página, seja ela sobre etiquetas para produtos de limpeza, cuidados para pets ou dicas de saúde.

Para isso, inicialmente, é preciso considerar qual material será proposto, seu tema e objetivo, fornecendo títulos valiosos e atrativos. 

Também é preciso considerar a duração das postagens de conteúdo. Como regra geral, deve-se apontar para uma postagem que exceda a marca de 500 palavras. 

No entanto, está estatisticamente comprovado que, dependendo do tópico sobre o qual se está escrevendo, as postagens de conteúdo com cerca de até 2.000 palavras terão um desempenho melhor nos mecanismos de pesquisa.

Marketing de rede social

Qualquer marketing que uma empresa desenvolve através das plataformas de rede social afeta diretamente o ranking de SEO. 

Se houver algum link building direto de uma página de rede social que tenha alta credibilidade e muitos seguidores, esse link aumentará o ranking de SEO da página.

Da mesma forma, ao se vincular a uma página de rede social que foi denunciada por motivos negativos, sejam estes por spam,  ou por possuir uma maioria de seguidores ilegítimos e de ‘proxy’ pagos, esta marca pode receber uma classificação de SEO ruim.

É importante considerar como os perfis de rede social afetam diretamente a classificação de SEO. 

Até mesmo as postagens que uma empresa de locação de impressoras publica nos feeds de redes sociais precisam ser otimizadas, incluindo as palavras-chave certas, nos lugares certos, e implementando links de alta qualidade, para serem monitorados e analisados ​​pelos algoritmos.

Cada post terá de ser escrito com a maior qualidade possível. Uma marca sempre pode usar a ajuda de escritores profissionais, garantindo que as postagens atendam a essa referência.

Dicas para o marketing de rede social

Como mencionado acima, se uma empresa comparar uma página de rede social com 100 seguidores e outra com 1.000.000, a última chegará ao topo das páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. 

É por isso que é tão importante aumentar o número de seguidores, usando métodos pagos e orgânicos.

Surpreendentemente, para muitos profissionais de marketing, a localidade também desempenha um papel importante no ranking de SEO. 

Ao usar a localização e compartilhar informações sobre eventos locais, isso pode ajudar as páginas a ficarem de fora da multidão, ganhando alguns pontos de SEO de prestígio.

Também é importante lembrar que SEO e mecanismos de busca ainda são algo relativamente novo e o conceito de como vai funcionar ainda está sendo desenvolvido. 

No entanto, vale a pena notar que esse conceito está se desenvolvendo rapidamente e, em breve, poderá ser facilmente um dos focos mais importantes que os profissionais de marketing têm.

Palavras-chave de SEO no e-mail marketing

Quando se pensa em e-mail marketing, SEO geralmente não é um pensamento de procedimento para a maioria dos profissionais da área. No entanto, o conteúdo enviado ao mailing digital é vital para garantir uma alta classificação.

Por exemplo, se for executar uma campanha de e-mail marketing para promover o serviço de manutenção em notebook e produtos relacionados, é provável que se tenha uma página de destino configurada para cada especificação.

Essas páginas de destino podem incluir postagens de blog, artigos e imagens.

O monitoramento dessas estatísticas não apenas melhoram a campanha geral de e-mail marketing, mas também afetam diretamente a classificação de SEO. 

Como é possível perceber, é vital que se produza os e-mails dentro da estratégia de inbound marketing com a mais alta qualidade possível.

A importância das palavras-chave

O uso de palavras-chave para práticas de SEO mudou muito desde quando foi desenvolvido inicialmente. 

Atualmente, uma empresa deve considerar como usa palavras-chave em todos os aspectos de estratégia de inbound marketing, entre os quais:

A melhor maneira de fazer isso é criar uma lista de palavras-chave por meio de pesquisa. 

É preciso estar atento para quais palavras-chave têm a classificação mais alta na pesquisa escolhida, além de considerar volume de pesquisa e concorrência de palavras-chave.

Depois de criar uma lista, é preciso consultar as palavras-chave ao criar conteúdo para o site.

Usar suas palavras-chave nos lugares certos ajuda a aumentar drasticamente a classificação de SEO, o que pode ajudar as páginas a serem encontradas mais facilmente nos mecanismos de pesquisa.

Tipos de palavras-chave que podem ser usadas

Os usuários inserem diferentes tipos de palavras-chave para encontrar o que estão procurando. Um dos fatores que fazem com que as palavras-chave de pesquisa variem é a intenção de pesquisa, ou seja, o objetivo do usuário por trás dessa pesquisa.

  1. Palavras-chave comerciais

Palavras-chave comerciais são aquelas que indicam o interesse dos usuários em um determinado produto ou serviço.

Geralmente, os usuários pesquisam esses tipos de consultas para saber mais sobre algo que desejam comprar. 

Eles podem procurar análises de produtos, comparações com serviços de PABX em nuvem semelhantes, descontos e assim por diante.

Uma palavra-chave comercial não se destina a compras instantâneas, podendo não levar a vendas diretas, porém, retém o interesse no produto e oferece uma oportunidade de influenciar as decisões de compra. 

Ao apresentar mais casos de uso e benefícios do produto, uma empresa pode aumentar a probabilidade de compra.

  1. Palavras-chave transacionais

É a palavra-chave que o usuário digita com forte interesse em comprar produtos ou serviços específicos. Portanto, também é chamada de ‘palavra-chave de intenção de compra’.

Os pesquisadores podem estar procurando a fonte para comprar o produto ou serviço. Ou eles podem estar navegando pelas melhores ofertas disponíveis. 

Normalmente, as palavras-chave de intenção comercial incluem as seguintes palavras:

De qualquer forma, a classificação para esses tipos de palavras-chave geralmente leva a vendas diretas.

  1. Palavras-chave informativas

Outro tipo de palavra-chave a ser bem conhecida é a informativa.

As palavras-chave informativas não têm uma essência de compra para elas. No entanto, pode estar um pouco relacionado aos negócios ou finalidades de uma determinada empresa.

Por exemplo, a palavra-chave “como andar de bicicleta” significa que o usuário está procurando as instruções para andar de bicicleta. 

Pode não ser o ponto de venda para um negócio de bicicleta. Mas ainda assim, serve como uma oportunidade para estabelecer o reconhecimento da marca com conteúdo útil do blog que contém instruções detalhadas sobre bicicleta para iniciantes.

  1. Palavras-chave de navegação

Palavras-chave de navegação são os termos de pesquisa que contêm o nome de marcas e são pesquisados ​​com a intenção de navegar em um site ou em determinadas páginas do site.

Normalmente, os usuários que pesquisam com palavras-chave de navegação provavelmente estão familiarizados com a marca ou site. Eles sabem qual é o resultado esperado e procuram navegar para determinadas páginas.

Conclusão

Por fim, é crucial que toda empresa mantenha um equilíbrio quando se trata de colocar palavras-chave em cada conteúdo produzido. 

O cuidado está em não inundar ou transbordar o conteúdo com essas palavras-chave. Embora possa ser extremamente tentador fazer isso, na esperança de aumentar a classificação, esse tipo de estratégia pode resultar em penalidades.

Por fim, o conteúdo repleto de palavras-chave provavelmente ficará ilegível, potencialmente fazendo com que os leads tenham uma experiência ruim ao interagir e ler o conteúdo. 

Vale lembrar que o principal aspecto do SEO e das palavras-chave é oferecer aos leads a melhor experiência possível para o usuário.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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