Ícone do site LK6 Web

Satisfação dos clientes: como garantir o conforto no estabelecimento

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam estar atentas às melhores práticas buscando garantir um atendimento diferenciado.

Para promover a satisfação dos clientes, é preciso estar atento a uma série de práticas que incluem climatizar os ambientes e apostar em uma iluminação adequada.

Conforto térmico

Independentemente da região do Brasil em que a sua empresa está localizada, o conforto térmico deve ser visto como um ponto-chave no planejamento dos espaços do estabelecimento.

Entrar em uma loja e sentir calor ou frio gera um sentimento desagradável no consumidor, fazendo com que ele se sinta impelido a sair. 

Desta forma, é indispensável pensar em meios de garantir o conforto térmico do estabelecimento, independentemente da época do ano. Hoje, há uma série de aparelhos de ar condicionado, com valores e potências variadas. Invista em um produto versátil e que atenda às necessidades específicas do clima na sua região. 

Iluminação 

Tão importante quanto o conforto térmico, a iluminação é provavelmente um dos aspectos menos observados ao planejar os espaços. Isso porque poucas pessoas se dão conta da importância que a iluminação traz no conforto e até na visualização de produtos dentro de um estabelecimento.

Sempre que for viável, faça uso da luz natural. Somado a ela, contrate um profissional especializado em projetos luminotécnicos, ele poderá auxiliar na formação do projeto de iluminação do seu estabelecimento, considerando as particularidades do negócio, os tipos de produtos expostos e o público frequentador.  

Escolha das cores

Quando se fala em escolha de cores há dois pontos que devem ser considerados: a cor das paredes e as cores dos móveis. Não há uma regra específica quanto ao uso de cores, porém, é importante saber que as cores claras trazem uma sensação de amplitude e higiene. As cores mais escuras geram a sensação de conforto, mas tendem a trazer a sensação de que o ambiente é menor. 

Avalie com atenção o perfil dos seus consumidores, a estratégia de comunicação e a abordagem definida pela sua marca. Como as cores comunicam muitas informações, você precisa alinhar as cores do ambiente ao tipo de mensagem que você deseja transmitir. 

Decoração

Por fim, não podemos deixar de falar em conforto de um estabelecimento sem citar a decoração. Depois de climatizar o espaço, escolher as cores das paredes e investir em um bom projeto luminotécnico, o empresário tem condições de alinhar a decoração e dar o toque final no estabelecimento.

Aqui, também não há regras, o importante é que a decoração siga a ideia da comunicação da marca e esteja alinhada com o tipo de produto/serviço que está sendo oferecido.

Entre as dicas de decoração que podem ser implementadas, vale a pena trazer alguns destaques:

Com pequenas mudanças no espaço, é possível promover mudanças significativas no conforto de um estabelecimento, por isso, invista em melhorias que ajudem a trazer a satisfação dos seus clientes. 

Sair da versão mobile