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Saiba como ter um público engajado nas redes sociais

Saiba como ter um público engajado nas redes sociais

Se existe uma verdade neste mundo de opiniões que é a esfera digital, é que as redes sociais se tornaram indispensáveis e depende de cada marca saber fazer um uso profissional delas, bem como de seus recursos específicos.

De fato, hoje existem muitas mídias sociais e plataformas diferentes e cada uma delas com um tipo de proposta central, o que torna o desafio de obter sucesso através delas algo ainda mais desafiador, pois exige adaptação e compreensão de cada uma.

Portanto, se a rede social tem uma proposta baseada no uso de imagens, fotos e multimídias, é preciso gerar conteúdo deste tipo. Outro exemplo, é se o foco na plataforma forem textos ou slides e projeções de caráter profissional, é necessário seguir o padrão.

Na prática, isso quer dizer que uma empresa que vende compressor Schulz bravo profissional pode ter uma estratégia totalmente diferente da fábrica, que produz esse mesmo equipamento. Porém, ambas podem atuar na mesma ferramenta.

Isso já deixa claro como as mídias sociais podem ser promissoras e exigentes ao mesmo tempo. Justamente por isso, tem sido cada vez mais comum ouvir falar de corporações e gestores que adotam essa estratégia, mas acabam na insatisfação.

Ou seja, acabam achando que as redes sociais não funcionam ou que é um mito afirmar a importância delas para os dias atuais. Na realidade, o que geralmente falta é uma compreensão e preparação para que o recurso seja útil para a finalidade que se busca.

Lembrando que, se por um lado esse novo veículo de comunicação é realmente promissor, por outro, ele também é muito democrático. Isso é bom no sentido de que qualquer pessoa pode fazer o uso, mas é ruim por aumentar bastante a concorrência.

Inclusive, aumenta de tal modo que, hoje, podem existir centenas ou mesmo milhares de empresas disputando o mesmo segmento. Em geral, elas fazem de tudo para conseguir poucos segundos de atenção dos usuários.

Quando se fala em produtos de varejo como bateria de caminhão de 150 amperes, isso se torna ainda mais verídico. Fica cada vez mais difícil atrair a clientela que se busca e afastar um pouco a concorrência, marcando presença de forma definitiva.

Por isso, o conceito de engajamento é tão importante de ser tratado. A ideia central deste artigo não é apenas explicar o que é o engajamento em si de forma conceitual, mas também sua relevância para tornar o processo eficiente.

Também é importante dar dicas ainda mais ilustrativas para que, dessa forma, fiquem claros todos os detalhes necessários para colocar o método em prática. Assim, foram enumeradas neste texto os três melhores passos de como engajar seu público nas redes sociais.

O ponto mais importante é que o engajamento é um termo ou recurso que vai na contramão de um vício muito comum atualmente, que é o da “métrica de vaidade”, que consiste em te guiar pelo norte errado, como o das curtidas.

Em outras palavras, não são necessariamente alguns likes a mais que vão garantir um sucesso corporativo sustentável. Afinal, a médio e longo prazo é o comprometimento com sua marca o que vai fidelizar o público, e não curtidas ou seguidores fora de contexto.

Certamente, uma empresa de secador de ar comprimido por adsorção vai preferir muito mais ter apenas 10 mil seguidores e faturar alto com eles, do que ter 100 mil seguidores que até gostam do que ela publica, mas não se tornam consumidores.

Por isso, um termo gêmeo do engajamento é a conversão. Se o público que segue, curte e comenta seus perfis nas mídias sociais não faz o que você pede, que é adquirir seu produto, então sua ação ali tem mais sido em vão do que uma estratégia comercial.

Tanto que alguns profissionais podem afirmar que o engajamento real não começa quando o cliente curte ou comenta uma postagem, e sim quando ele salva aquele post para ler depois, ou até mesmo quando ele compartilha com alguém.

De fato, isso tudo já reflete um nível de Call To Action (CTA), em tradução livre Chamado Para Ação, bem mais eficiente e assertivo. É assim que o lead ou cliente em potencial começa a avançar no funil de vendas.

Um ponto importante de tudo isso é justamente o fato de que, hoje, a estratégia de engajar o público se popularizou tanto que já pode ser aplicada a qualquer empresa, seja de serviços como raspagem de deck, seja de vendas a varejo ou atacado.

Diante disso, se o seu interesse mais urgente é o de compreender a fundo como ter um público realmente engajado, disposto a comprar de você por meio das redes sociais, então este artigo será de grande utilidade.

O que é engajamento e por que importa?

Como destacado até aqui, o engajamento pressupõe uma relação assertiva e de qualidade entre uma conta ou perfil de mídia social, e seu público-alvo muito bem definido.

Ou seja, postar alguns memes e obter milhares de curtidas e comentários pode, ou não, ser uma ação valiosa. Se ela trouxer também pessoas interessadas a seguir sua conta e consumir seu conteúdo empresarial, excelente.

Do contrário, já se pode começar a desconfiar de que a conta até chama a atenção dos usuários, mas não necessariamente vai bem em termos de engajamento. Por essa razão, é essencial você conhecer muito bem seu público.

Se a marca trabalha com tripa seca para linguiça, ela tem vários esforços que pode fazer para conseguir definir a persona dessa clientela em potencial que navega pelas redes. Entre eles, está o de fazer questionários como:

  1. Onde meu seguidor ideal está?
  2. Quais as redes sociais que ele prefere?
  3. Que tipo de conteúdo ele consome?
  4. Ele realmente tem interesse de compra?
  5. Em que estágio do funil se encontra?

Estas são perguntas que ajudam o seu marketing a se orientar. A partir do momento em que você cria ações, campanhas e conteúdos voltados para essa persona, sua estratégia se torna muito mais promissora.

É justamente esse tipo de compreensão que vai gerar engajamento real. A grande importância de fazer isso é aquela citada anteriormente, que tem a ver com o fato de que provavelmente sua concorrência já faz isso.

Além de que, atualmente, a clientela também está toda na Internet, especialmente nas redes sociais. Então, se sua marca quer atingir as pessoas certas, do jeito certo e no lugar certo, saiba que a forma mais abrangente são as mídias sociais.

1. Escolha a rede social certa

É preciso começar falando na ferramenta de trabalho, que é precisamente a rede social que você vai escolher para ser o foco de todo seu esforço.

Naturalmente, se essa escolha inicial for frágil, toda a estratégia também será. Então, confira se aquela plataforma combina mais com quem vende tijolo ceramico 14x19x29 ou, por exemplo, com influencers digitais que gravam vídeos curtos dançando.

Com o tempo, é possível entender melhor qual mídia social permite que você gere conteúdos com alta sinergia. Isso aumenta a atração e captação de leads, bem como o engajamento em termos de evolução de funil de vendas.

2. Tenha uma linha editorial

Outro ponto fundamental para você realmente ter um público engajado nas suas redes sociais, é o conteúdo que vai ser gerado lá e sobretudo como ele será feito.

Basicamente, é necessário que você conte uma história, em vez de postar apenas o que dá vontade ou o que vai lhe ocorrendo dia após dia. Tudo isso porque o engajamento pressupõe uma continuidade lógica.

Se a empresa lida com estola de penas, por exemplo, talvez haja clientes em potencial que gostariam de utilizar esse produto e até mesmo de revendê-lo. Mas é sua linha editorial que vai despertar esse interesse e educar o público.

Você não deve entregar todo o ouro da sua marca em um único post, mas sim ir diluindo conforme uma agenda pré-definida. Isso é exatamente o que podemos chamar de engajamento, afinal, o público vai ficar esperando ansiosamente pela próxima parte.

Uma ótima dica é que você concilie essa agenda com o próprio funil. Assim, os conteúdos vão levando os seguidores pelos estágios do topo, do meio e do fundo, o que dará uma aparência mais comercial e mais prática para o projeto todo.

3. Defina uma identidade forte

Atualmente, é muito comum falar sobre identidade visual, mas poucos se lembram que existe também uma identidade verbal nas redes sociais.

Afinal, sua missão, visão e valores precisam estar presentes em cada publicação. Portanto, tenha uma filosofia de trabalho forte e que se expresse nas postagens. Depois, vem a parte visual de layout, logotipo, paleta de cores e até slogans.

Seja uma empresa de roupas ou uma de pino guia din 7, que é um setor industrial de travas e fixação mecânica, é preciso que o diferencial verbal e visual realmente se destaquem, gerando nas pessoas uma experiência memorável.

Com o tempo, só de ver um trecho da sua postagem, mesmo que não tenha seu nome, a pessoa saberá que se trata da sua marca e isso é algo que gera muito mais valor ao seu produto ou serviço.

Considerações finais

Com isso, no artigo foi possível explicar detalhadamente o que é o engajamento e também o que ele não é. Além de salientar sua importância para o marketing realizado hoje em dia.

Por fim, foram dadas as três melhores dicas sobre como você pode transformar o engajamento em algo real e estratégico na sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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