Se você está trabalhando em uma ideia de negócio inicial ou se preparando para lançar um novo produto, não dê um salto para o desconhecido sem um plano. Uma estratégia de vendas e marketing bem definida pode fazer toda a diferença quando o assunto é sucesso. Aqui estão algumas regras práticas a serem seguidas, juntamente com cinco tipos de estratégias de vendas para experimentar.
Desenvolvimento de uma estratégia de vendas
Por que você precisa de uma estratégia de vendas? Aqui estão alguns benefícios:
- Público-alvo claramente definido
- Taxas de conversão aprimoradas
- Abordagem coordenada entre as equipes de vendas e marketing
- Maior compreensão do seu mercado
O desenvolvimento de uma estratégia de vendas começa com a definição de seus objetivos Antes de começar, revise suas metas nos próximos um a cinco anos, garantindo que todos os objetivos sejam mensuráveis. Pense em como você deseja definir sua marca e em que posição deseja estar. Para alguns, isso pode significar desenvolver e lançar um novo produto. Para outros, isso pode significar coordenar uma estratégia de marketing de conteúdo coesa. A maioria das novas empresas precisará construir uma base de clientes central como um de seus principais objetivos.
Tipos de estratégias de vendas
Depois de identificar seus recursos e objetivos, é hora de começar a trabalhar. Aqui estão alguns tipos diferentes de estratégias de vendas que podem ser úteis.
Marketing
A primeira estratégia de vendas e marketing é se concentrar em seu núcleo demográfico, aprendendo tudo o que puder sobre seu comprador. O que você sabe sobre o seu mercado?
Você pode analisar o conteúdo dos concorrentes, realizar pesquisas de mercado e enviar pesquisas para entender melhor quem são seus principais clientes. Uma ajuda valiosa é procurar por google ads especialista para ajudar você em toda a sua trajetória na internet. Vender não é fácil, por isso é crucial buscar ajuda de especialista em vendas on-line.
Conte uma história
Compartilhe problemas da vida real com os quais seus clientes possam se identificar, acompanhando exemplos de como seus produtos ou serviços podem ajudar. Esse tipo de estratégia coloca os clientes no centro da história. Você pode incorporar isso em suas contas de mídia social, e-mails direcionados, boletins informativos e site.
Segmente um nicho
Uma abordagem comum para empresas iniciantes é começar com um nicho de mercado antes de expandir sua estratégia de vendas para um grupo demográfico mais amplo. Use a segmentação de clientes e outras formas de análise para identificar os pontos de referência que cada mercado compartilha. Escolha um pequeno grupo de empresas ou indivíduos para segmentar, explicando como seu produto ou serviço pode resolver esses problemas.
Foco no crescimento interno
Nosso plano final de vendas e marketing é focar não apenas no alcance externo, mas também no crescimento interno. Você não pode expandir seus negócios adequadamente sem a manutenção de sua base de clientes existente.
Acompanhe os números de vendas regularmente, monitorando todos os principais indicadores de desempenho. Identifique o que está funcionando e o que não está para ajustar sua estratégia conforme necessário. Mantenha sua força de vendas motivada com incentivos, coletando feedback regular de todas as partes interessadas à medida que você continua a crescer.