Ícone do site LK6 Web

Principais componentes da administração financeira empresarial

Working at home allow me for flexible working

Os empreendedores que gerenciam e administram seu próprio negócio sabem que lidar com as finanças empresariais e realizar as demais tarefas cotidianas pode ser extremamente desafiador. No entanto, existem diversas soluções disponíveis no mercado, como sistemas de administração financeira, que podem simplificar sua vida e proteger as finanças de seu empreendimento.

A administração financeira consiste na organização dos processos financeiros de sua empresa. Isso envolve atividades como análise de cenários, avaliação de fluxo de caixa, planejamento financeiro, nota fiscal para empreendedor, estratégias de captação de recursos e controle financeiro empresarial.

Sempre mantendo como objetivo principal a maximização do lucro do negócio.

Principais componentes da administração financeira empresarial

Quando realizada de maneira adequada, a administração financeira permite que você acompanhe a rotina financeira de sua empresa, possibilitando a tomada de decisões baseadas em dados concretos. Isso é possível graças a diversos componentes que compõem essa área.

Um desses componentes é o monitoramento realizado por meio do fluxo de caixa. Ele permite acompanhar os gastos da empresa com aquisição de insumos, despesas fixas e identificar os gastos variáveis que precisarão ser enfrentados.

Ao longo do tempo, todos esses registros se transformam em uma valiosa base de dados.

É fundamental que esse gerenciamento seja realizado de forma regular, podendo ocorrer diariamente, semanalmente ou quinzenalmente. Escolha a frequência que melhor se adapte à sua rotina de trabalho e a cumpra.

Rotação de estoque

Muitas empresas utilizam a rotação de estoque para compreender a sazonalidade de seus produtos.

Em outras palavras, com o tempo, os dados registrados ajudarão você a identificar os períodos de maior demanda para determinado produto. Assim, quando houver alta procura, seu estoque estará preparado para atender seus clientes.

A rotação de estoque também permite entender em qual período um determinado produto tem menor saída, auxiliando na previsão do tempo em que ele ficará “parado”. Isso possibilita a realização de compras levando em consideração essas informações e a validade do produto.

A falta de atualização do fluxo de caixa

Pode acarretar diversos problemas financeiros. Isso ocorre porque, sem uma organização adequada do fluxo de caixa, torna-se impossível conferir todas as informações relacionadas às entradas e saídas de capital.

Além disso, torna-se difícil compreender quais recursos estão disponíveis, qual é a receita gerada e qual é a quantia necessária para cobrir as despesas. A ausência de dados específicos também prejudica projeções e a tomada de decisões adequadas.

O orçamento empresarial é uma metodologia que se concentra no planejamento financeiro, execução e controle das operações. Nele, o empreendedor aplica seus conhecimentos sobre o negócio ao planejar e estimar:

Geralmente, ele abrange um período que varia de 1 a 3 anos, dependendo do setor de atuação do negócio.

Seu papel principal é auxiliar na definição de metas e objetivos para o empreendimento, facilitando a comparação dos resultados e fornecendo dados para a tomada de ações corretivas ou preventivas, caso necessário.

Em resumo, as ferramentas de gestão financeira corporativa oferecem uma ampla gama de benefícios para empreendedores, desde microempresários até empresas de médio e grande porte.

Sair da versão mobile