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Outbound Marketing VS Inbound marketing: Entenda qual a diferença e veja como utilizá-los

Outbound Marketing VS Inbound marketing

Muito se fala sobre as diferenças entre outbound e inbound marketing. Afinal, é preciso entender sobre o que se trata cada uma dessas estratégias, para que elas possam ser empregadas de maneira correta e satisfatória por qualquer segmento empresarial, inclusive quando precisarem sem utilizadas em conjunto.

O outbound marketing é a publicidade tradicional, que muitas pessoas já conhecem e muitas empresas já aplicam. 

Essa estratégia pode ser explorada por um profissional de marketing que deseja descobrir os clientes a partir da interação e transmissão de informações, principalmente na forma de mensagens para as pessoas, independentemente dos interesses.

Nesse sentido, o inbound marketing pode ser visto como uma forma de marketing mais moderna.

Nele, o cliente visualiza anúncios quando busca um determinado produto que a empresa oferece. A publicidade de pesquisa paga é um exemplo clássico de inbound marketing.

A diferença básica entre outbound e inbound marketing é que, no caso do segundo, o profissional de marketing não força as mensagens promocionais aos clientes. 

Em vez disso, o cliente chega por conta própria para obter as informações relevantes. Portanto, o comerciante não corre atrás da atenção do cliente. 

Em contrapartida, o outbound implica em ações interruptivas, em que a marca chega até o usuário de forma mais ativa.

O que é outbound marketing?

Também conhecido como marketing tradicional ou marketing de saída, o outbound marketing  inclui táticas como:

Uma estratégia tradicional de saída pode ser encontrada em formas de distribuição digital como e-mails, anúncios em banner,  PPC (Pay Per Click) e spam. Mas as qualidades definidoras do outbound marketing estão nas mensagens.

Outbound é um mundo de jargão no qual os profissionais de marketing mais barulhentos e tradicionais ​​são recompensados. 

Antigamente, o envio de mala direta dentro de envelope personalizados era recompensado. Mas devido aos custos crescentes e ao aumento da concorrência para alcançar públicos cada vez menores, não é incomum que algumas características mais generalistas sejam utilizadas para alcançar um público diverso e para maximizar as conversões.

Com a internet, mesmo essas ações podem ser segmentadas, trazendo oportunidades mais específicas, para um nicho determinado. Ainda assim, ela será baseada em comportamentos e interesses pré-determinados.

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma metodologia que, de modo geral, atrai clientes para o negócio a partir de conteúdo relevante e valioso, visando propor resoluções de problemas no momento certo para esses usuários.

A empresa ganha a atenção de potenciais compradores em vez de exigi-la. No fundo, o inbound marketing consiste em ser encontrado por pessoas que já estão aprendendo e comprando em determinado setor. 

O inbound marketing é sobre construir relacionamentos duradouros e valiosos com os clientes que buscam cursos profissionalizantes, entre outros produtos e serviços.

Assim, ele coloca conteúdo útil na frente dos clientes, o que pode ajudá-los a resolver os pontos problemáticos.

Isso pode ser qualquer evento, desde um blog sobre “como fazer” sobre compensação de carbono pelo uso de papel, ou um conteúdo altamente personalizado que promova os benefícios de tal produto ou serviço. 

Tornar o conteúdo útil parte do princípio de que o inbound marketing cria um ciclo autossustentável. Ele permite que o flywheel marketing gire sem atrito e gere impulso para o crescimento dos negócios.

Após conquistar e encantar clientes suficientes, eles podem promover um negócio e, consequentemente, gerar novos leads ou vendas, como no caso de um e-commerce que vende clareador dental na internet

Além disso, uma marca pode transformar elogios em mais conteúdo, como avaliações, estudos de caso, entre outros, ajudando os compradores quando eles entram no estágio de decisão na jornada de compra.

Assim, o inbound marketing envolve marketing digital e de conteúdo, sendo que os principais canais incluem:

Depois de produzir conteúdo, o material é disponibilizado nas plataformas e pode ser curtido, votado e compartilhado nas redes sociais, alcançando um potencial ainda maior de atingir um público amplo. 

À medida que o conteúdo se torna envolvente, os backlinks para o site aumentam, consequentemente, a confiabilidade e credibilidade também são ampliadas, auxiliando no posicionamento e presença nos mecanismos de pesquisa.

Diferenças entre outbound e inbound marketing

A seguir estão as principais diferenças entre outbound e inbound marketing, podendo ser aplicado em diferentes situações, como a divulgação de curso design gráfico online a mercadorias de uso doméstico, além de roupas e calçados, entre outros bens de consumo. 

O inbound marketing é uma estratégia de marketing que enfatiza a criação de conteúdo significativo para atrair clientes em potencial. O outbound marketing usa meios convencionais e plataformas de mídia de massa para empurrar mensagens de marketing para o público-alvo.

No inbound marketing, o profissional usa técnicas de mensagens educacionais, personalizadas e úteis. Já no outbound marketing, o profissional faz uso de mensagens amplas e, geralmente, mais voltadas ao produto/serviço comercializado.

A distribuição de mensagens é contínua e repetida no inbound marketing. Ao contrário do marketing de saída, a distribuição de mensagens do outbound é variada e com prazos mais diversos.

No inbound marketing, os dados sobre o envolvimento do cliente estão facilmente disponíveis e são quantificáveis. No outbound marketing, quando são utilizados os meios tradicionais, essa mensuração é impossibilitada.

Assim, é difícil determinar a resposta do cliente em relação às ferramentas utilizadas. Portanto, é imensurável.

No inbound marketing, os esforços de marketing são projetados de forma que os clientes cheguem até as marcas. Em contraste, no marketing de saída, os clientes estão sendo “caçados”.

Ou seja, quando a mensagem é transmitida, milhões de pessoas a veem. Dessas pessoas, a empresa busca os interessados.

Para inbound marketing, diferentes ferramentas e análises estão disponíveis. Eles podem identificar o conteúdo certo para o público-alvo. Mas, no caso do outbound marketing, essas ferramentas e análises só estão disponíveis quando as campanhas são feitas em canais digitais.

Princípio subjacente

O inbound marketing usa táticas de marketing para atrair o interesse do público. Em contrapartida, o outbound marketing usa táticas de marketing para empurrar produtos para os consumidores.

Enquanto o inbound marketing é centrado no cliente, visando atender as necessidades e desejos do cliente para agregar valor; o outbound marketing é centrado na empresa. Com isso, o segundo tem como foco as necessidades da empresa.

O inbound marketing envolve o envio de mensagens para quem tem interesse no produto da empresa. Em contrapartida, o outbound marketing envolve o envio de mensagens para um maior volume de pessoas, quaisquer que sejam os interesses.

No inbound marketing a comunicação é bidirecional. O primeiro para um profissional de marketing enviar conteúdo relevante que interesse ao público. Enquanto o outro é para o cliente dar feedback, o que atrai outros consumidores. 

Já no outbound marketing, a comunicação é de mão única. Envolvendo apenas a exibição de mensagens promocionais aos clientes.

O custo de execução do conteúdo no inbound marketing é menor do que o outbound marketing.

Comparativo de eficácia entre inbound e outbound 

O que é mais eficaz: estratégias de outbound ou inbound marketing?

Não existe uma maneira unicamente certa ou errada de comercializar caixa de presente personalizada, por exemplo, pois tanto o marketing tradicional quanto o online dependem dos objetivos de negócios e a devida adequação a esses interesses e até públicos.

A eficácia das estratégias de marketing de saída versus de entrada se resume a alguns fatores, podendo até ser trabalhadas em conjunto, de modo a otimizar os resultados. 

Confira os principais pontos de destaque das estratégias a seguir:

  1. Reputação

O outbound marketing recebeu uma má reputação nas últimas décadas. 

Mensagens de marketing diretas e exageradas, bem como campanhas intrusivas “azedaram” alguns profissionais de marketing por usarem muito marketing de saída. 

Nesse sentido, o inbound marketing se mostra muito interessante, por ser mais sutil e direcionado. Com isso, os clientes geralmente o apreciam mais.

  1. Preço

O inbound marketing é o melhor ajuste para orçamentos mais baixos. Afinal, os esforços de marketing de entrada são cerca de 62% menores do que os de saída. 

As taxas de outbound marketing podem ser caras, em geral, além de aumentar a pressão sobre orçamentos de marketing. 

  1. Tempo

As táticas de saída tornam os resultados muito mais rápidos, especialmente com o redirecionamento de publicidade paga com base em públicos semelhantes, ou seja, coleta de dados de outros sites semelhantes. 

Já a implementação do inbound marketing demanda tempo para aumentar o público e os resultados de forma contínua. 

Assim, o outbound marketing, por abranger um grande público quando devidamente aplicado em uma campanha publicitária, traz retornos mais ágeis.

Conclusão

Quando se trata de definir se o melhor é implementar estratégias de outbound e inbound marketing, o ideal é, se possível, mesclar ambas as estratégias, de modo a obter resultados rápidos (outbound), mas de forma direcionada e sutil (inbound), promovendo relevância a longo prazo.

Sendo assim, o ideal é mesclar o outbound e inbound marketing, e tirar o melhor proveito de tudo que pode ser alcançado, recorrendo a uma estratégia de marketing integrada e eficaz.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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