Ícone do site LK6 Web

Negócios: como cuidar da sua maquininha de cartão?

Confira algumas dicas práticas que vão aumentar a vida útil e diminuir os problemas de funcionamento da sua maquininha 

As máquinas de cartão são consideradas um item indispensável em inúmeros tipos de negócio. Com a facilidade e o dinamismo desse meio de pagamento, até os profissionais autônomos já utilizam essa modalidade em suas operações.

O valor da maquininha de cartão pode variar bastante de acordo com o modelo ou a marca escolhida. Apesar de ter um custo variável, há equipamentos caros no mercado, razão pela qual é importante que o usuário conheça boas práticas na sua utilização.

Quanto mais cuidados forem adotados no dia a dia, menor será o risco de falhas no equipamento, aumentando sua vida útil e dispensando a substituição.

Adote uma rotina de higienização

Pode parecer óbvio para algumas pessoas, no entanto, a rotina de higienização ainda é uma prática pouco utilizada pelos usuários de maquininha.

A dica é limpar o aparelho diariamente ao final do expediente. Porém, antes de passar qualquer produto, você precisa verificar se os compostos químicos não vão causar danos ao aparelho.

Alguns produtos de limpeza podem danificar a máquina de cartão, por isso, higienize com um pano macio e levemente umedecido em água e sabão. 

A limpeza deve ser feita superficialmente, apenas na área externa do equipamento. Não limpe a parte interna, pois você pode danificar as placas e as conexões elétricas do aparelho. 

Outra dica importante está relacionada às máquinas que possuem impressora. Nesse caso, não é indicado limpar o local em que ocorre a impressão dos comprovantes, já que a umidade pode danificar as peças responsáveis pela impressão. 

Faça as atualizações de software

As atualizações do sistema da máquina de cartão são disponibilizadas com o objetivo de melhorar a performance do sistema, corrigindo eventuais erros e garantindo o melhor funcionamento da máquina.

Por isso, os gestores devem realizar todas as atualizações assim que elas forem disponibilizadas. Isso minimiza o risco de travamento, erro ou indisponibilidade da máquina. 

Nesse ponto, é importante destacar que não poderá haver interrupção da instalação das atualizações. Assim, ao atualizar a máquina de cartão, tenha certeza que ela está com carga suficiente.

Evite calor e umidade em excesso

Assim como acontece com outros aparelhos eletrônicos, a exposição à umidade e ao calor em excesso pode ser prejudicial para o equipamento.

Assim, evite manter a máquina de cartão em locais em que há muito calor ou excesso de umidade. Somado a isso, é recomendado tomar cuidado para que o aparelho não caia no chão. Apesar de resistente a quedas, isso não significa que ele não quebrará.

Líquidos, impactos fortes e temperaturas extremas podem afetar os componentes da máquina de cartão, prejudicando seu funcionamento. Em casos mais graves, podem vir a causar o dano irreversível do aparelho. 

Controle o uso da bateria

Por fim, uma dica importante que vai ajudar a aumentar a vida útil da sua maquininha e diminuir as dores de cabeça.

A bateria é um componente indispensável para o funcionamento adequado da máquina de cartão. Portanto, algumas práticas devem ser adotadas pelo usuário.

É importante salientar que cada máquina tem suas características e particularidades. Assim, em caso de dúvidas a respeito das boas práticas relacionadas ao seu dispositivo, consulte as orientações do fabricante.  

Sair da versão mobile