Ícone do site LK6 Web

Mídia Paga e Mídia Orgânica: Entenda as diferenças e as vantagens de utilizá-las

Mídia Paga e Mídia Orgânica

Produzir conteúdo e anunciar na internet são ações que muitas empresas e pessoas executam diariamente para obter excelente lucratividade e resultados. Os investimentos em mídia paga e orgânica podem ajudar muito. Por isso, entender as diferenças e como usar mídia paga VS orgânica é uma boa maneira para se destacar diante dos concorrentes.

Anúncios e marketing de conteúdo são muito utilizados nas estratégias de marketing de diversas empresas, ajudando na geração de tráfego, mais visibilidade, entre outros ganhos que podem ser obtidos utilizando mídia paga, orgânica ou ambas.

A diferença entre as duas mídias está no modo que o tráfego chegará ao site. 

Sendo assim, antes de fazer os investimentos em mídia é importante considerar o seu nicho de mercado, a estrutura do negócio, os diferentes tipos de mídia e as vantagens de cada uma. Ao avaliar esses pontos é possível decidir o melhor para o empreendimento.

O que é mídia paga?

O termo mídia paga é utilizado para definir os formatos de exposição da marca, obtidas mediante o pagamento.

Isso envolve anúncios, informes publicitários, patrocínios, impulsionamento nas mídias sociais, apoio cultural, entre outros.

Esse tipo de mídia patrocinada permite criar diferentes formatos de materiais que ajudam as marcas a conquistarem as primeiras posições nos mecanismos de busca, conforme as pesquisas realizadas pelos usuários.

Desta maneira, o empreendedor consegue fazer com que mais pessoas conheçam os seus produtos ou serviços, além da excelente segmentação. 

No entanto, para fazer o uso da mídia paga é fundamental que o empreendedor conheça bem o nicho no qual atua e o seu produto/serviço.

Quanto mais conhecimento sobre o negócio, melhor será o processo de criar as estratégias, definir as palavras-chave, entre outros detalhes importantes.

Um ponto positivo da mídia paga é que todos os empreendedores podem investir, desde os iniciantes até os que já estão há muito tempo no mercado. 

Isso permite que um negócio de sacolas personalizadas para loja, por exemplo, possa crescer e se tornar conhecido entre o público.

Na prática, a mídia paga proporciona excelentes resultados em pouco tempo, consegue atrair novos clientes e torna mais simples as metas de conversão, seja o preenchimento de formulários, visitas no site, landing page e cliques em links.

Diversas pessoas pensam que a mídia paga se resume apenas em anúncios, mas ela é muito mais do que isso, ela abre muitas possibilidades.

Quando e por que usar a mídia paga?

A mídia paga é excelente quando o principal objetivo da empresa é expandir e melhorar a imagem corporativa no mercado e perante ao público.

Este tipo de mídia geralmente é utilizada para anunciar produtos e serviços, mas pode ser muito útil no reposicionamento da marca.

Muitas pessoas são receptivas com anúncios online, ou seja, não existe uma resistência do público em geral quando o assunto é investimento em mídia paga.

Alguns dos benefícios da mídia paga são:

Um ponto importante que os empreendedores devem ter em mente é que o alcance dos resultados por meio da mídia paga deve ser uma meta/objetivo complementar às estratégias de mídia orgânica.

Isso porque, cada vez mais, os consumidores esperam que as empresas atuem no processo de compartilhamento de conteúdos online.

O que é a mídia orgânica?

A mídia orgânica é aquela que permite chegar até os clientes ou usuários sem nenhum custo para que os buscadores (Bing, Google, Yahoo, entre outros) levem o seu negócio de artefatos de cimento até as pessoas.

Este processo acontece graças às estratégias de conteúdo que ao serem executadas de modo inteligente podem ajudar no ranqueamento, ou seja, o site pode alcançar um excelente posicionamento e assim aparecer nos resultados de busca dos usuários.

Os melhores resultados de ranqueamento podem ser alcançados com técnicas de SEO (Search Engine Optimization). 

Ao criar conteúdos de interesse do público, é necessário considerar a persona (representação do cliente ideal) para o negócio. Isso permite ter uma linguagem que aproxima, gera engajamento e interesse.

Diferente da mídia paga, a orgânica é vantajosa para as empresas, já que é duradoura e principalmente gratuita. 

Isso permite que empreendedores iniciantes e até os mais experientes possam explorar essa possibilidade para obter lucros e sucesso.

Um detalhe importante é que os empreendedores precisam entender que a mídia orgânica, diferente da paga, permite manter os resultados por mais tempo, principalmente em postagens de redes sociais, e-books, blogs, entre outros.

Quando e por que utilizar a mídia orgânica?

O uso de mídia orgânica deve ser um objetivo constante das equipes de marketing, comunicação e relações públicas de uma empresa fabricante de amaciante e de negócios de diferentes segmentos.

Essa ação pode ser feita por meio do compartilhamento de conteúdo dos influenciadores ou por menções em reportagens.

Alguns dos benefícios da mídia orgânica são:

A mídia orgânica tem um grande impacto sobre a reputação da marca, pois com o alcance sem a necessidade de realizar grandes investimentos, por exemplo, pode mostrar o quão longe vai a confiança e a lembrança das pessoas em uma empresa.

Quais são os principais canais que podem ser utilizados em cada uma das mídias?

A conquista de novos clientes, seja na mídia paga ou orgânica, exige que os empreendedores utilizem diferentes canais para facilitar a comunicação.

Os canais mais utilizados são:

Mídia orgânica

A mídia orgânica gera resultados de médio a longo prazo. Deste modo, é importante investir parte do capital para conseguir aumentar o tráfego do site. 

Os empreendedores, podem contratar profissionais especializados para executarem o processo de estruturação do site, produção de conteúdos, entre outras atividades.

Com a mídia orgânica é possível realizar:

As postagens nas redes sociais podem ser direcionadas para os objetivos que a empresa deseja conquistar.

Este canal tem um formato que permite direcionar os conteúdos, ou seja, os profissionais podem utilizá-lo de modo criativo e descontraído para passar as principais informações ao público, aumentando as oportunidades de ter um bom tráfego, além de conseguir convencer as pessoas.

Blog post ou artigos são formatos muito usados na mídia orgânica. Quando a marca tem conteúdos interessantes e consegue utilizar técnicas de SEO de modo estratégico, os posts podem ter mais engajamento.

Para acontecer, é fundamental uma boa estruturação na parte do textos e outro detalhe importante é sempre atualizar os conteúdos, assim você pode manter um bom posicionamento nos buscadores.

Um e-book permite conquistar muitos objetivos e metas, além de ser considerado uma excelente estratégia quando o assunto é atração e conversão de leads (potenciais clientes).

É um modo interessante de investir na produção de conteúdos considerados mais longos e aprofundados, ou seja, que oferecem muitos conhecimentos e informações aos usuários.

Já os infográficos são mais voltados para a parte visual, unindo textos e imagens que ajudam a atrair os usuários.

A grande vantagem é oferecer conteúdo interessante com rapidez, tornando a leitura simples e rápida, assim os leitores podem absorver todas as informações que julgam importantes.

Mídia paga

A mídia paga exige investimentos de capital, ou seja, o desenvolvimento dos anúncios e outros formatos depende de dinheiro para potencializar o desempenho e resultados da sua página.

Isto posto, conhecer os principais canais/ferramentas que permitem investir neste tipo de mídia é o modo de ter bons resultados no seu negócio.

A plataforma de anúncios do Google é muito conhecida entre os usuários na internet. Trata-se de uma ótima ferramenta que ajuda no aumento do tráfego e em outras metas que o empreendedor tenha para o seu negócio de tinta epóxi preço.

Com a ferramenta é possível marcar presença nos mecanismos de busca e alguns sites parceiros do Google podem exibir os diferentes formatos de anúncios que a equipe de marketing pode criar.

O Facebook Ads é um espaço que permite desenvolver campanhas patrocinadas, ou seja, anúncios para diversas finalidades.

Para desenvolver campanhas de sucesso, os profissionais precisam conhecer bem os objetivos e metas da empresa, saber qual público a marca deseja conquistar, saber os interesses e outras informações relevantes como: 

A coleta desses dados podem ajudar na segmentação do seu público.

Conteúdos patrocinados no Instagram, Linkedin Ads, Twitter Ads e Youtube Ads são outros canais em que os empreendedores podem investir para obter ótimos ganhos para o seu negócio.

Qual a melhor mídia para os negócios?

Não existe a melhor mídia, certo ou errado. Tudo depende dos objetivos da marca, mas o ideal seria investir nas duas opções.

Tanto a mídia orgânica quanto a paga são estratégias muito importantes no marketing digital, além de ajudar no crescimento dos negócios.

Sendo assim, o uso das mídias em conjunto é um excelente ganho para a sua empresa.

Vantagens da mídia orgânica e paga

Existem diversas vantagens dessas mídias, por exemplo:

Portanto, os investimentos nessas mídias permitem realizar boas vendas, ter mais clientes, tornar a marca mais conhecida no mercado e do público, aumentando as chances de novas negociações e sucesso da empresa.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sair da versão mobile