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Marketing de conteúdo: saia do óbvio e se destaque

Marketing de conteúdo: saia do óbvio e se destaque

Marketing de conteúdo é uma estratégia focada em criar e publicar materiais relevantes, em diferentes formatos, sobre assuntos de interesse do público e relacionados à área de atuação da empresa.

Embora não promovam explicitamente a marca, são capazes de ajudar o público, resolver seus problemas e aumentar a autoridade do negócio naquilo que ele faz.

A internet empoderou o consumidor, que está mais preocupado em encontrar organizações capazes de resolver seus problemas de maneira plena. Isso quer dizer que as pessoas não querem apenas comprar, mas se relacionar com as marcas.

Quando alguém tem alguma dúvida, independentemente do assunto, pesquisa no Google para saber um pouco mais e este é o mesmo caminho percorrido pelos clientes.

Quando precisam comprar alguma coisa, procuram na internet, mas não estão interessados apenas em saber o preço. Muitas pessoas querem saber um pouco mais sobre as maneiras como a empresa pode ajudá-las.

O marketing de conteúdo atua justamente nessa questão, pois embora seu foco não sejam os produtos e serviços, conseguem ajudar os consumidores.

Neste artigo, vamos explicar o seu conceito, os benefícios que ele traz e dar algumas dicas para colocá-lo em prática e se destacar.

O que é marketing de conteúdo?

Quando uma empresa começa a investir em marketing digital, se depara com o marketing de conteúdo, uma das principais estratégias para promover a empresa na internet.

Essa ação é focada na produção de conteúdos para o público, de modo a auxiliar a jornada de compra e atrair as pessoas de maneira natural, sendo uma das vertentes do inbound marketing.

Ao trabalhar essa prática, uma empresa de limpeza industrial tem como objetivo informar às pessoas, aumentar o respeito delas pela marca, se tornar uma referência e futuramente convertê-las em clientes.

O significado dessa estratégia é relativamente novo, pois vários estudos, análises e experimentos começaram a ser realizados para provar seus efeitos, ainda neste século.

Só que produzir conteúdos relevantes já aconteciam antes da popularização da internet, quando empresas lançavam revistas e outros materiais com textos sobre diversos assuntos que podiam ser relacionados ao seu mercado.

Atualmente, os materiais não são focados naquilo que a empresa faz, mas nas necessidades dos clientes. Ou seja, independentemente de as pessoas comprarem ou não alguma coisa, são ajudadas pela companhia. Seus propósitos são:

A empresa fala sobre seu nicho de mercado, sem falar diretamente sobre o que faz nem promover seus produtos, apenas focando naquilo que as pessoas precisam.

Benefícios do marketing de conteúdo

Ao investir em marketing de conteúdo, uma empresa de salgados para revenda tem acesso a uma série de benefícios, dentre os quais se destacam:

Redução do custo de aquisição de clientes

Custo de aquisição de clientes (CAC) é uma métrica que mostra o quanto a organização investe em marketing e vendas para conquistar um novo cliente.

Quando ela está baixa, significa que a receita gerada pelo investimento cobre suas despesas e traz lucros, portanto, o objetivo do negócio deve ser reduzir essa métrica ao máximo.

Mas a maioria das empresas possui um time comercial totalmente focado em prospecção e insiste em trabalhar muito mais com as mídias pagas.

Mesmo que essas estratégias tragam resultados, acabam aumentando o custo de aquisição de clientes. Por outro lado, o marketing de conteúdo reduz o CAC porque cria materiais que eliminam as dúvidas dos consumidores na hora da compra.

Também garante que o time de vendas tenha acesso a vários materiais que agilizam o processo de vendas. Isso significa que essa estratégia pode ser usada para treinar a equipe, melhorar as conversões e construir autoridade de mercado.

Aumenta o lifetime-value

Lifetime-value (LTV) é uma métrica que mostra o valor total que o cliente gasta com a empresa. É muito mais barato vender para quem já compra com o negócio do que vender para alguém que nunca comprou.

Uma escola de aula de meditação para iniciantes pode usar a estratégia de conteúdo para manter o cliente engajado com a organização.

É possível criar materiais para o pós-vendas, como no caso de newsletters feitas exclusivamente para quem já é cliente, oferecendo produtos e descontos.

Ajuda a gerar leads

Não basta apenas ter um bom número de visitantes no site, pois é necessário reunir informações sobre eles, caso contrário, é difícil enviar conteúdo apropriado e transformar essas pessoas em oportunidades.

Gerar leads é o objetivo da maioria das empresas, e por meio do marketing de conteúdo, a quantidade de potenciais clientes convertidos no site chega a ser 3 vezes maior.

É uma forma de trabalhar com uma estratégia sólida, que vai trazer resultados de longo prazo, aumentar o tráfego e gerar mais leads. Mas um fabricante de bloqueador veicular por afastamento só vai conseguir isso se produzir conteúdos constantemente.

Aumenta as vendas

Outro propósito das organizações é gerar vendas, afinal, elas são responsáveis pelos lucros e pela manutenção da atividade do negócio.

O marketing de conteúdo não tem as vendas como objetivo final, entretanto, esses materiais servem para guiar os leads durante a jornada de compra e amadurecê-los para a tomada de decisão.

Educa os consumidores

Às vezes, as pessoas não compreendem o mercado de atuação de um negócio e qual é o sentido das soluções oferecidas por ele.

Se este é o caso da sua empresa, é ainda mais importante produzir conteúdos para esclarecer as dúvidas do público e ensinar o que as pessoas precisam saber, antes de fazer uma compra.

Materiais com boa qualidade quebram objeções e aumentam a satisfação dos consumidores, uma vez que eles vão adquirir as soluções totalmente cientes de como utilizá-las e de seu valor.

Mas para ter acesso a todos esses benefícios, é fundamental saber como trabalhar as estratégias de marketing de conteúdo.

Como fazer marketing de conteúdo e se destacar

Para fazer marketing de conteúdo, uma empresa de instalação de rede de proteção janela basculante precisa seguir algumas práticas. São elas:

Focar no cliente

O propósito dos materiais é esclarecer as dúvidas das pessoas, por isso, a marca não deve falar sobre seus produtos e serviços ou sobre ela mesma.

Procure saber quais são os interesses de seus clientes, pois assim os materiais vão informar e influenciar a decisão de compra. Um bom marketing de conteúdo é aquele que é realmente útil e não tenta vender a todo o custo.

Escolher boas palavras-chave

A maneira como os usuários buscam respostas está relacionada com o tipo de material que deve ser produzido.

Por exemplo, se alguém pesquisa sobre caneca personalizada empresa, os resultados estarão relacionados com essa palavra-chave.

Assim sendo, as companhias que oferecem essa solução devem produzir conteúdos baseados nessa combinação de termos. Só que não é fácil conhecer os parâmetros dos mecanismos de busca e otimizar os materiais.

A organização deve trabalhar as estratégias de otimização de páginas (SEO), para que seus materiais estejam de acordo com esses parâmetros.

Encontrar o momento certo

A marca precisa saber em qual momento o cliente precisa desesperadamente de seus produtos, ou quais são as condições favoráveis para a compra.

Sem esta informação, você pode perder oportunidades, que são momentos em que as pessoas não hesitam, não tentam negociar e às vezes até estão dispostas a pagar mais caro.

Um fabricante de avental personalizado feminino pode descobrir esse momento por meio de pesquisas informais, conversando com os vendedores ou até mesmo falando diretamente com os clientes.

Utilizar o formato ideal

É muito importante pensar no tipo de resposta que o seu negócio vai oferecer para as pessoas e de que maneira elas serão oferecidas. Isso porque quando falamos de conteúdo, falamos de textos, vídeos, infográficos, imagens, entre outras possibilidades.

Se o material é útil e informativo, as chances de ser encontrado pelos clientes em potencial são muito maiores, principalmente no momento em que eles mais precisam de seus produtos e serviços.

Mas um fabricante de cortina wave trilho suisso também precisa fazer com que seu material seja focado em responder às perguntas das pessoas, sem promover os produtos.

Ademais, é fundamental se certificar de que o conteúdo é sucinto e aborda diretamente as preocupações da audiência.

Considerações finais

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do marketing digital, e não é à toa, afinal, é muito importante para atrair leads.

Existem muitas outras estratégias eficientes que podem ser trabalhadas e todas elas melhoram os resultados da corporação.

O importante é conhecer o seu público, saber de que maneira o seu negócio pode ajudá-los e quais assuntos são do interesse dessas pessoas. É assim que a sua empresa vai se transformar em autoridade e conquistar a confiança do consumidor.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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