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Growth Hacking: saiba o que é

Growth Hacking: saiba o que é

O avanço constante da tecnologia e do mercado fazem com que, cada vez mais, as empresas busquem mentalidades das quais possam acompanhar o crescimento acelerado, e um desses meios é o growth hacking.

Tendo o significado para mensalidades ou estratégias que estão ligadas ao crescimento acelerado, o growth hacking é criado por meio de dados, hipóteses, testes e avaliações, de modo que, ao se compreender, acaba fazendo parte do cotidiano da empresa.

Embora a mentalidade acabe sendo usada principalmente pelas startups que buscam inovar com marmita low carb congelar, por exemplo, muitas empresas podem também aderir a essa estratégia.

Por buscar atalhos (hacks) que ajudem a crescer (growth) dentro dos negócios, o reconhecimento da marca pode ser grande dentro do mercado, saindo dos padrões tradicionais e possibilitando um desenvolvimento gradual que permita um foco.

Quando uma empresa que fabrica lembrancinha de aniversário menino utiliza e aplica a proposta do growth hacking nos negócios, as brechas e outras oportunidades surgem com uma maior facilidade, diferentemente dos modos tradicionais de negócios.

Se um empreendimento se preparar bem para as mudanças, que são cada vez mais constantes, acaba criando a possibilidade de não somente se destacar, como também saber passar por crises do mercado com uma maior facilidade.

Quando surgiu o growth hacking?

Antes que uma empresa de instalação de banheira hidro pudesse implantar o growth hacking como nos dias atuais, esse termo surgiu em 2010 por Sean Ellis.

Quando fez uma análises sobre o crescimento acelerado das empresas, Sean Ellis acabou notando que algumas possuíam pontos em comum sobre o modo de crescimento, sendo um deles, a fuga do marketing tradicional que era exercido no mercado.

As empresas estavam cada vez mais buscando modos para se destacar, com divulgações que poderiam dar aos produtos ou serviços um olhar diferenciado dentre os mesmos produtos que eram oferecidos pela concorrência.

Muitos dos empreendimentos acabaram criando equipes com o foco em crescimento, com profissionais de diferentes áreas e modos de exercer o trabalho para dar ao negócio um bom destaque, e sempre baseado em informações reais.

A observação e análises de Ellis permitiu a percepção de que as empresas que possuíam uma mentalidade de crescimento bem estruturada, e diferente das que estavam em ação no mercado, poderiam ter um crescimento mais sólido.

Com a prática se popularizando cada vez mais e o crescimento do mercado, o growth hacking acabou sendo introduzido em diferentes mercados, mas sempre com o objetivo principal do negócio crescer.

Os benefícios do growth hacking

Se uma empresa de serviço de entrega de documentos busca implantar a mentalidade de growth hacking dentro do negócio, alguns benefícios podem ser apontados, como:

Por ter um dos objetivos principais o crescimento da empresa, e também dos lucros, porém sem que os custos sejam elevados, retirando-os aqueles que não estão sendo importantes mas, ainda assim, consome um capital.

Outro ponto positivo é que esses benefícios são ainda mais fáceis de serem mensurados com a ajuda da tecnologia, em especial ferramentas de software que garantem os dados às equipes para uma melhor análise.

Deste modo, informações que forem sendo coletadas e organizadas, tanto dos clientes, quanto internas, podem ser melhor acompanhadas.

Com o growth hacking, outro benefício está em torno dos investimentos e das maiores seguranças que essas ações podem trazer, de modo que, por trabalhar com dados objetivos sobre crescimento, se torna mais fácil para se aplicar um investimento.

Tanto interno como também externo, de modo que se os pilares forem bem aplicados, uma empresa de portaria remota pode ter bons benefícios por um longo período, tornando-se referência em seu segmento mercadológico.

Dicas de como aplicar na empresa

Se uma empresa busca formas para aplicar o growth hacking em suas políticas institucionais com o propósito de crescer no mercado, é importante ter conhecimento de algumas dicas antes de fazer um planejamento aprofundado e colocá-lo em prática.

1. Preparar uma boa estrutura

Para que o growth hacking tenha uma base fácil de ser implantada em uma empresa, é importante que o primeiro passo que a companhia faça é preparar a estrutura do empreendimento para receber essa mentalidade e suas práticas.

Por ter a possibilidade de ser introduzido em qualquer nicho, é importante que o negócio estude conceitos e quais fases do seu processo interno ou externo devem receber essa mentalidade.

Com uma boa preparação, uma marca pode se preparar melhor para suportar os crescimentos e também proporcionar aos seus profissionais um bom ambiente para exercer suas funções de forma que não atinja saúde física ou mental.

Por exemplo, ter uma sala planejada ripada como ambiente de descanso, de modo que o crescimento da empresa possa funcionar ainda mantendo os padrões de qualidade.

Portanto, não somente as estruturas tecnológicas e automatizadas devem ser preparadas, mas também os profissionais, de maneira que são por meio dos seus serviços em conjunto com os clientes que a empresa pode crescer de forma sólida.

2. Ações rápidas

Outra dica que pode fazer com que a empresa se adapte bem ao growth hacking é estar por dentro das novidades que estão surgindo dentro do mercado, visto que é um ambiente do qual grandes mudanças são feitas de uma forma quase constante.

O que acaba tornando importante que a prática para tomadas de decisões e ações mais rápidas devam ser implantadas.

Acompanhar o mercado, as tendências e o que o consumidor está esperando das empresas do segmento contribui para uma maior solidificação dentro da área e, com isso, as chances mais estáveis de ter um crescimento mesmo no meio das mudanças.

3. Antecipar necessidades

Quando um empreendimento tem o conhecimento de suas próprias ações, os pontos fracos podem ser mais fáceis de serem resolvidos, assim como os pontos fortes são mais práticos de serem ressaltados.

Com a antecipação das necessidades com a ajuda do growth hacking, uma empresa pode agir de um modo tanto proativo, quanto preventivo. Sempre antecipando os pontos que podem se tornar uma grande necessidade futura e estando prontos para impedi-los.

Essa antecipação da necessidade fortalece a empresa em boas escalas, de modo que até mesmo os consumidores e a concorrência podem notar de alguma forma.

4. Feedbacks

Ter um feedback após a entrega de um mini troféu personalizado ao consumidor pode ser uma forma não somente de conquistar o cliente, mas de se destacar no mercado. Contudo, não são somente feedbacks externos que são importantes.

Saber se uma ação de uma empresa funcionou é importante, e principalmente como foi o processo para exercê-la, por isso, ter uma boa comunicação entre todos os setores para ter essa informação de uma forma mais concreta pode ser bastante útil.

Através dos feedbacks, é possível saber o que acabou sendo benéfico para a produção e qualidade do trabalho, assim como o que pode atrasá-lo, de modo que as correções sejam facilmente realizadas.

Outro ponto que pode ser importante na compreensão e análises dos feedbacks são os que estão ligados aos consumidores, sendo eles os que acabam tendo uma interação direta com a empresa do lado externo.

As experiências de compra e o pós-venda que os consumidores relataram, podem oferecer um parâmetro para a empresa saber como estão indo as ações com base no growth hacking, proporcionando uma análise melhor se está ou não funcionando.

Até mesmo se a marca usar o marketing de conteúdo ou estratégias de SEO para otimização dos motores de busca, os feedbacks internos e externos são fundamentais para o crescimento do negócio.

Por isso, quando há otimizações em uma estrutura organizacional como o growth hacking proporciona, é importante estar atento aos feedbacks e ao processo em si.

Considerações finais

O avanço constante do mercado acaba exigindo que as empresas busquem formas de crescer cada vez mais, de modo que, com uma base sustentável e dados sólidos, as chances de investimentos e planejamentos tornam-se mais simples de serem moldadas.

O growth hacking é um formato que, mesmo sendo nomeado em 2010, acabou se tornando popular dentro dos diferentes nichos mercadológicos por causa das chances de crescimento e destaque que as empresas podem ter ao utilizá-lo.

A avaliação dos resultados que uma empresa de conserto de compressor de ar teve pode ajudar a definir os próximos passos internos para melhorias, e externos para conseguir fidelizar um grande número de consumidores com pouco custo.

Estruturar uma empresa para que as mudanças que forem sendo feitas no mercado não gerem grandes abalos pode fazer com que o empreendimento tenha uma estabilidade por mais tempo e, assim, consiga se sair de forma positiva mesmo em meio às crises.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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