CarreiraNegócios

Gestão de pessoas: Como motivar meus funcionários

3 Mins read

Você já parou para pensar o que seria da sua empresa sem seus funcionários? Dificilmente, o seu negócio alcançaria o patamar que tanto deseja, afinal, o sucesso de qualquer corporação está vinculado com o rendimento de sua equipe. 

Sendo assim, a motivação dos colaboradores se tornou uma pauta cada vez mais falada nos últimos anos, será que pagar o salário no final do mês pelo desempenho na sua empresa de filtro prensa, por exemplo,  é o suficiente para motivar as pessoas?

Por mais que a questão financeira impacte, os funcionários buscam mais do que isso dentro da sua carreira profissional. Sabemos que essa não é uma tarefa simples, por este motivo nós vamos te ajudar. 

No texto de hoje, vamos dar algumas dicas de como motivar seus funcionários de forma eficiente, aumentando a satisfação, o clima organizacional e a produtividade dentro do trabalho. Bora conferir como? Então vamos lá!

Seja mais flexível

Nos dias de hoje, a flexibilidade é um assunto que está em alta e deve servir como um fator para motivar seus funcionários. Quem trabalha em um escritório durante 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira, sabe que nem todos os 480 minutos diários serão aproveitados. 

Sendo assim, muitas vezes é interessante flexibilizar o horário de trabalho, talvez negociar alguns dias de home office tornando seu método de trabalho híbrido, ou adotando um sistema de trabalho por produtividade, essas são duas boas opções que motivam e ajudam a deixar seus funcionários mais felizes onde eles trabalham. 

Procure sempre ser flexível, dê opções e apresente planos para que os colaboradores se sintam mais confortáveis, e consigam desempenhar melhor suas funções na venda do seu compressor de ar pistão.

Crie um ambiente confortável

Trabalhar em um ambiente onde não se sente confortável é um grande problema para qualquer pessoa, certo? Afinal, um colaborador irá passar no mínimo um terço do seu dia dentro da empresa, sendo assim, ele espera ao menos algo agradável e que faça com que ele se sinta à vontade.

Disponibilize todas as ferramentas de trabalho para que a pessoa possa realizar seu trabalho. O computador está lento? Realize a manutenção, a cadeira está quebrada? Troque por outra, o ar-condicionado está muito gelado? Mude os lugares ou desligue ele por um tempo. 

Além disso, procure deixar o seu ambiente mais confortável, separe uma área de lazer para que as pessoas possam relaxar após o horário de almoço, sofás, puffs, mesa de pebolim, videogame, tudo isso ajuda a fugir da rotina e traz um conforto extra para seus colaboradores se distraírem em seus momentos de folga. 

Elogie e reconheça seus esforços

Um simples elogio pode fazer toda a diferença para qualquer pessoa, muitas vezes, nos concentramos tanto nos detalhes que precisam ser melhorados que esquecemos por completo, qualquer elogio sobre o reconhecimento de um trabalho. 

Busque reconhecer e elogiar os esforços dos seus colaboradores com frequência, ressalte sua importância para a equipe, saiba reconhecer os talentos e valorizá-los. 

Recompense cada conquista

Além das palavras, você também pode reconhecer os esforços através de ações, procure recompensar cada conquista de seus colaboradores fornecendo a eles benefícios por metas alcançadas. 

Se a venda de suas câmaras de refrigeração foram altas durante esse mês, procure recompensar os responsáveis por isso, forneça um dia de folga, um bônus em dinheiro, um jantar com a família, uma ida ao cinema ou qualquer outro benefício que possa servir como recompensa de um trabalho bem feito. 

Planeje o futuro e crie um plano de carreira

Não existe motivação maior para um funcionário do que ele se sentir “em casa” dentro da empresa, e para que isso aconteça, é importante planejar o seu futuro e criar um plano de carreira individual para cada pessoa. 

Isso faz com que ele saiba que a jornada dele não será interrompida, gerando confiança, e fazendo com que ele fique muito mais motivado para exercer suas atividades. 

Promova experiências fora da empresa

Por fim, é sempre importante fugir um pouco do comum, neste caso, promover experiências fora da empresa geralmente é uma atitude interessante, procure montar eventos, convenções e até mesmo viagens que trazem um clima descontraído para o trabalho. 

Sua equipe se sentirá mais engajada, conseguirá se relacionar melhor e terá algum tempo para se conhecer melhor e quebrar um pouco a rotina maçante de dentro do trabalho. 

O que achou sobre o texto de hoje? Já está preparado para motivar seus funcionários? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado e até a próxima!


Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Postagens relacionadas
Negócios

Entenda o que é fluxo de caixa projetado

6 Mins read
O fluxo de caixa projetado é uma forma de acompanhar as movimentações financeiras, algo fundamental para todo tipo de empresa. Este processo…
NegóciosStartup

Os 3 motivos para você implementar um designer em sua empresa

6 Mins read
Para que uma empresa tenha melhores resultados nas diferentes frentes de negócio que realiza, é indiscutível que ela precisa de elementos que…
Marketing DigitalNegócios

Entenda a importância de entregar uma boa experiência online para seus clientes

3 Mins read
Saiba como gerar uma ótima experiência online e conquistar mais clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *