Crianças precisam de uma rotina, seja no período escolar ou nas férias. Não importa a idade, é nesta fase que elas vão aprender a se organizar e entender a importância de aproveitar bem o dia.
Como ainda não conseguem fazer isso sozinhas, os pais são os responsáveis por auxiliar na tarefa, sempre explicando o porquê de cada atividade ter um horário ou a razão pela qual os sapatos devem voltar para a sapateira após o uso.
Veja abaixo dicas para definir uma rotina organizada na vida das crianças e ajudá-las a aprender mais sobre organização:
Determine um horário para dormir e acordar
É indicado que desde pequenas as crianças tenham um horário fixo para dormir e acordar. No começo pode ser difícil a adaptação, mas, aos poucos, eles vão se acostumando.
Essa ideia pode ser muito útil para identificar uma criança mais ansiosa ou com dificuldades de dormir/acordar. Você pode variar esses horários no final de semana. Por exemplo, de domingo a quinta a criança deve ir dormir às 22h, nas sextas e sábados pode ficar acordada uma hora a mais.
Ensine a guardar os brinquedos
Guardar os próprios brinquedos ajuda a criança a entender sobre responsabilidades com seus objetos pessoais. Tenha em casa organizadores e prateleiras mais baixas, que a criança consiga alcançar.
Durante a brincadeira, incentive que ela mesma procure por seus brinquedos e, ao término dela, ensine onde cada coisa deve ser guardada. Inicialmente os pais podem ajudar no processo, depois, aos poucos, vá dando autonomia para o pequeno.
Peça ajuda nas atividades domésticas
As atividades domésticas podem e devem ser divididas entre todos na casa, inclusive as crianças. Os menores recebem ensinamentos básicos, como onde devem colocar a roupa suja e arrumar a própria cama.
Os mais velhos podem ajudar em outras tarefas, como lavar e secar a louça, tirar o lixo, passar o aspirador, recolher as fezes dos animais de estimação e ajeitar a cama/casinha do pet.
Tenha horários fixos para a alimentação
A alimentação regrada, com horários fixos, ajuda não apenas na organização da rotina, mas na saúde da criança. Procure tomar café da manhã, almoçar e jantar sempre no mesmo horário, se possível, acompanhando o pequeno.
Durante a tarde, alguns lanches podem ser oferecidos, mas cuide para que o pedido por um lanchinho não venha próximo das refeições principais.
Defina o momento do estudo, da leitura e da brincadeira
Crie uma agenda para a criança saber quando deve estudar, brincar e ler algo fora das leituras obrigatórias da escola. Por exemplo, se ele vai para as aulas pela manhã, após o almoço deve fazer as lições de casa, depois está liberado para brincar e à noite deve ler por 20 minutos antes de ir dormir.
Algumas alterações podem ser feitas, caso a criança não tenha lição enviada pela escola, pode usar o tempo para estudar o conteúdo visto naquele dia ou fazer a leitura de um capítulo de livro.
Estabeleça um limite para uso de tablets e celulares
Os tablets e celulares já são parte da rotina das crianças. Desde muito pequenos eles já têm acesso aos dispositivos eletrônicos, porém, passar muito tempo em frente às telas faz mal para eles.
Limite o tempo de uso e observe quais conteúdos a criança acessa. O ideal é liberar o tablet por uma hora para assistir a um desenho ou jogar e, depois, o pequeno deve buscar outra atividade para se distrair.
Inclua um tempo para descansar
O descanso também é importante para recuperar as energias e não precisa ser exclusivamente a hora de dormir. A criança precisa entender que ficar um tempo sem fazer nada não é ruim, muito pelo contrário, ajuda o corpo a se recuperar.
Esse momento pode acontecer após o almoço, em um pequeno cochilo, ou no final da tarde, pouco antes do jantar. A ideia é que a criança deite na rede ou no sofá e relaxe, inclusive, é indicado ensinar técnicas de meditação para elas.