Ícone do site LK6 Web

Cuidados importantes para a reforma do banheiro

Quando o assunto é decoração e/ou reforma, o banheiro precisa receber uma atenção extra-especial, pois ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é só a cozinha que pode sofrer com problemas de umidade e vazamentos, esse tipo de situação também é muito comum em banheiros e lavabos. Para esses cômodos funcionarem com plenitude, é necessário ter um alto volume ou circulação de água que se não forem incluídas no planejamento de reforma, podem trazer dor de cabeça para os proprietários.

Além do planejamento e estudo da planta, que pode ser feito com a ajuda de um profissional como arquiteto, engenheiro, especialista em decoração de interiores, também é preciso pensar nos móveis para banheiro, que, dependendo da qualidade, podem prolongar ou encurtar o período de manutenção. Afinal, se os móveis não forem preparados para lidar com a constante umidade do cômodo, que são causadas pelos banhos, então é muito provável que seja preciso substituí-los antes do esperado.

Para quem está pensando em começar a reformar o banheiro da casa ou do apartamento, vamos discutir mais sobre o passo a passo e dicas compartilhadas por especialistas, que são de grande importância e fácil aplicação e visam o sucesso do projeto, que pode ser desde uma simples decoração até mesmo reconstruir o banheiro do zero. 

A planta

Como abordado brevemente no início do artigo, a planta precisa ser de conhecimento de quem vai liderar a reforma do banheiro. Essa regra não serve apenas para esse cômodo, mas para qualquer outro que vai passar por uma obra, pois é a planta que vai mostrar os pontos sensíveis, como onde está o encanamento, os fios de energia e vigas que são importantes para a sustentação de paredes e teto. Sem o conhecimento prévio da planta, alguns acidentes como vazamentos ou falta de energia podem acontecer. 

Caso não seja possível ter acesso à planta, casos muito comuns em casas antigas ou que não foram construídas pelo atual proprietário, é interessante pedir uma avaliação de um profissional de arquitetura ou engenharia civil, pois eles têm conhecimento necessário para fazer uma análise minuciosa do cômodo que vai passar pela reforma. 

Materiais

Os materiais usados para a reforma do banheiro precisam ajudar a controlar o excesso de umidade, porque se forem materiais muito sensíveis à água a resistência será passageira e uma nova reforma deverá ser feita. Um exemplo disso é a utilização em excesso de gesso na decoração do banheiro. O gesso é um material que se for constantemente exposto à umidade pode mudar da cor branca para amarela, então será necessário retoques de tinta branca ou pintar o gesso de uma tonalidade mais escura para esconder as manchas amareladas. 

A iluminação precisa seguir a mesma lógica em relação à umidade. Os fios precisam ser bem isolados, caso a instalação tenha alguma parte exposta fora das paredes e do teto. As lâmpadas também precisam ser resistentes à umidade, pois alguns vidros, se expostos constantemente à luz e água, podem se fragilizar mais rápido e causar acidentes como cortes ao se quebrarem.

A escolha de isolantes também precisa ser feita cautelosamente, porque em caso de vazamentos de água, onde o encanador não poderá comparecer imediatamente, é preciso de uma estratégia de redução de danos e também de economia. Para não ficar sem água por horas em toda a casa, um isolamento temporário pode ser feito no cano estourado até a restauração completa. 

Móveis

Por fim, os móveis do banheiro, que também foram abordados no começo do texto, precisam ser planejados para estar em constante contato com a água, porque os banhos, principalmente quentes, criam fumaça causada pelo calor, que após entrarem em contato com a temperatura ambiente, que geralmente é mais fria, resultam em gotículas de água que ficam nos móveis. 

Algumas pessoas preferem isolar os móveis de madeira para o banheiro com algum adesivo em plástico. Outras preferem comprar móveis de outro material, como alumínio, vidro ou plástico, porque o tempo de corrosão é menor em relação à madeira.

Sair da versão mobile