No ambiente empresarial, o cumprimento do código de vestimenta é tão importante quanto o cumprimento dos contratos celebrados. Por isso é muito importante para o empresário saber como é o padrão de terno certo e, principalmente, como o seu terno de escritório deve se encaixar.
Normalmente, as primeiras coisas a se considerar na hora de escolher um terno são a cor – marinho , cinza claro e cinza carvão são os tons mais comuns em looks de escritório – e o tecido – sempre um tecido de lã mais grosso ficará melhor no corpo do que um menos consistente fibra.
E no teste, o conforto é o elemento-chave – um terno não deve limitar seus movimentos, fazer rugas ou, pelo contrário, dar a sensação de que sempre pode cair de você.
Por isso, são preferidos os ternos feitos sob medida, de acordo com as medidas de cada homem, em vez dos já comprados na loja, feitos sob medida de acordo com as medidas padrão.
A gola da jaqueta deve estar sempre próxima à da camisa
Quer suas costas sejam retas ou levemente curvas, a gola da jaqueta deve ficar próxima à da camisa, não deixando espaço entre elas. Se esses dois elementos estiverem espaçados quando você se mover, o corte da jaqueta não combina com você. Além disso, essa peça que une a lapela deve ser de uma só peça, não cortada em duas.
A lapela do casaco deve ficar rente ao peito
Uma lapela devidamente ajustada leva em consideração as proporções do busto, dos ombros e da altura do usuário do traje, pois ele não pode se levantar do peito quando o movimento ocorre. E lembre-se: nunca pise na lapela completamente! É passado apenas em um terço da parte superior, a parte inferior mantendo o volume até o botão.
Os ombros devem ser dimensionados corretamente
Tudo começa ou quebra os ombros. Ombros muito pequenos restringem o movimento dos braços e desencadeiam uma avalanche de rugas feias na parte de trás da jaqueta, ao redor das mangas e na cintura, e ombros muito longos parecerão desproporcionais e sem graça.
Corretamente, a costura nos ombros deve cair ligeiramente sobre o osso do ombro/punho, deixando espaço para livre circulação e espaço para a camisa por baixo. O comprimento correto dos ombros da jaqueta deve ser 1 cm maior que o comprimento dos ombros do usuário do terno.
Preste atenção ao comprimento e orientação das mangas!
A manga do casaco deve ter o comprimento adequado de modo a revelar 1 cm do punho da camisa. Além disso, sua largura deve ser proporcional à espessura dos braços, de modo a deixar liberdade de movimento, mas não muito larga.
A orientação da manga é muito importante para o correto posicionamento da jaqueta no corpo – uma manga muito voltada para frente fará vincos nas costas e vice-versa, uma manga muito voltada para frente fará vincos na área frontal do corpo.
O busto da jaqueta deve assumir a forma do corpo
Uma jaqueta de tamanho adequado não fará vincos longitudinais quando fechada e não ficará larga no corpo. Quando o busto é muito pequeno, a primeira pista é a lapela quebrada e a jaqueta levantada. Quando o busto é muito largo, a jaqueta não cabe no corpo. Para que a jaqueta se ajuste perfeitamente ao corpo, a construção interna da jaqueta deve seguir certas regras.
Uma jaqueta com uma construção tradicional ou semi-tradicional, embora mais cara do que uma cujas camadas internas sejam feitas de materiais sintéticos, servirá melhor e manterá sua roupa após vários usos e limpezas.
Por exemplo, as jaquetas sob medida possuem reforços de tecido de crina de cavalo para dobrar a forma do corpo. Além disso, Reforços e inserções de fibra natural ajudam a aumentar o conforto do corpo, mantendo uma temperatura constante.
As fibras sintéticas tendem a não permitir que o corpo respire e a impedir a regulação natural da temperatura.
As fendas laterais na parte de trás da jaqueta têm valor estético e funcional
A maioria das jaquetas para ternos de escritório tem duas fendas laterais, que deixam a liberdade de movimentos principalmente ao sentar em uma cadeira ou com as mãos nos bolsos.
Eles terminam exatamente onde terminam os bolsos da jaqueta. Jaquetas sem fendas laterais são mais elegantes, mas são adequadas para looks noturnos.
Além disso, as fendas laterais na parte de trás da jaqueta podem acentuar o arqueamento da jaqueta, pois há dois pontos de sua flexão, por isso em uma jaqueta arqueada perto do corpo você pode se mover facilmente.
Preste atenção no corte da calça!
Calças mal escolhidas podem causar ainda mais transtornos do que a jaqueta errada. Em primeiro lugar, a faixa deve estar perfeitamente centrada no meio do pé. Os bolsos não podem ficar abertos e dobráveis. Isso geralmente acontece quando o tamanho da calça é muito pequeno ou quando os bolsos são do tamanho errado.
Da mesma forma, se o garfo das calças estiver no tamanho incorreto, elas farão dobras desagradáveis. E o colo da calça, se for cortado errado, vai fazer dobras e vai gerar desconforto físico.
Se você prestar atenção a todos esses aspectos, com certeza escolherá o terno certo para o seu escritório e manterá sua imagem impecável. A atenção aos detalhes realmente faz a diferença, e se você não tem certeza de que sabe escolher seu próprio terno, em lojas especialistas sob medida você sempre encontrará conselhos especializados em roupas.
Com o terno escolhido, você pode combinar com vários e cores de sapatos masculinos, sendo um sapato social ou até mesmo os modelos oxfords se encaixam bem nesse look.
O comprimento correto da jaqueta é até a base do assento
O comprimento é extremamente importante. Um equilíbrio correto pode ser estabelecido da seguinte forma: olhando no espelho de perfil, o comprimento da jaqueta da gola até o colo deve ser igual à distância entre a parte inferior da jaqueta e a calça.
Se a jaqueta for mais longa, o corpo parecerá desproporcional – pernas curtas, busto longo. E se a jaqueta for muito curta, acima do assento, criará o efeito oposto – pernas longas, busto curto. A simetria é muito importante.
Acesse https://vocca.com.br/ e conheça os diversos modelos de sapatos masculinos para combinar com seu terno.