Ícone do site LK6 Web

Como identificar uma doença ocupacional?

Como identificar uma doença ocupacional?

Para saber como identificar uma doença ocupacional, devemos primeiro conceituar o termo “Saúde Ocupacional”.

De acordo com a OMS, “é uma atividade multidisciplinar que visa promover e proteger a saúde dos trabalhadores, por meio da prevenção, controle de doenças e acidentes de trabalho, eliminando os fatores e condições que colocam em risco a saúde e a segurança no trabalho”.

Desta forma, uma doença ocupacional é um estado patológico contraído devido ao trabalho ou exposição ao ambiente em que está trabalhando, causado por agentes físicos, químicos ou biológicos.

Por exemplo, um trabalhador de mineração desprotegido é exposto à poeira quando a pedra é perfurada e é exposto a múltiplas e minúsculas partículas que podem entrar nos pulmões por via aérea causando as doenças.

Bem como trabalhadores da pesca, agricultura, pedreiros, vendedores ambulantes, etc., que, se não estiverem devidamente protegidos, são expostos sob o sol e altos níveis de radiação ultravioleta que se tornam fatores de risco que podem causar câncer de pele.

Um tipo de doença ocupacional que está se tornando cada vez mais comum são as relacionadas com as posturas dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Muitas pessoas novas estão se submetendo a tratamentos cirúrgicos para reverter essa situação, mas saiba que, por exemplo, cirurgia no ombro da aposentadoria e pode prejudicar sua carreira. 

Assim sendo, ao longo desse artigo você aprenderá mais sobre como identificar uma doença ocupacional.

Causas das doenças ocupacionais

A falta de conhecimento de muitos trabalhadores e empregadores sobre os fatores de risco aos quais estão expostos causa doenças ocupacionais.

Outro fator é a falha ocasional do empregador em fornecer ao trabalhador treinamento adequado para evitar a exposição a agentes que causam a doença.

Finalmente, o trabalhador que conhece e confiou em sua proteção pessoal não os usa e ignora as recomendações e treinamentos dados por seu empregador.

Como identificar uma doença ocupacional?

As doenças ocupacionais são classificadas de acordo com o agente com quem o trabalhador se relaciona como:

Doenças ocupacionais mais comuns

Agora, em detalhes, mencionaremos as doenças ocupacionais mais comuns entre os trabalhadores, indicando suas áreas de atuação.

Medidas preventivas

A primeira coisa é identificar os perigos e riscos aos quais os trabalhadores estão expostos em seu local de trabalho e tentar minimizá-los ou erradicá-los.

Deve haver um programa de segurança e saúde no trabalho que seja responsável por monitorar a saúde dos trabalhadores, a fim de alertar qualquer mudança na saúde desde o início, a fim de controlar e modificar o agente que está causando essa alteração, de acordo com as regulamentações atuais.

A título de reflexão, podemos mencionar que os trabalhadores expostos devem necessariamente estar em um programa de monitoramento contínuo de sua saúde para identificar precocemente o início da doença e ser capazes de modificar as ações de segurança do trabalhador para que ela não ocorra.

Se você é um trabalhador e está preocupado com sua saúde, aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

Conselho final

A coisa mais valiosa a notar é que você conhece seu corpo e deve estar alerta para quaisquer mudanças nele inesperadamente. Portanto, você não pode minimizar essa situação e consultar um especialista.

Analise qual é o seu campo de trabalho e quais são os fatores ou agentes que podem causar uma doença ocupacional. Tome medidas preventivas por meio de protocolos de biossegurança se sua área de trabalho for específica.

Sair da versão mobile