Ideia é tornar o ambiente mais atraente para fotos sem perder sua funcionalidade original
Hoje em dia, o Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil e no mundo, sendo o apelo para fotos e vídeos um dos seus diferenciais. Portanto, há uma tendência de se investir na imagem propriamente dita em busca de likes, comentários e compartilhamentos.
É exatamente daí que vem o conceito “instagramável”, um lugar, prato, cor ou objeto atraente aos nossos olhos. Pensando especificamente no ambiente em que vivemos, é possível inserir elementos para deixar o espaço mais atrativo para fotos usando, por exemplo, alguns móveis para quarto e itens de decoração.
Devemos lembrar que tudo isso deve ser pensado em conjunto com a personalidade dos moradores e a funcionalidade real de cada objeto. Nesse sentido, hoje vamos mostrar algumas maneiras de você conseguir deixar a sua casa mais instagramável e, consequentemente, conseguir fotos ainda mais bonitas.
O que é um ambiente instagramável?
O apelo à boa imagem está cada vez mais presente nos ambientes em que frequentamos. Pode ser o detalhe retrô no balcão da padaria, a cerâmica diferenciada do banheiro do consultório ou as frases de impacto de quadros pendurados na parede do restaurante. Tudo pode ser instagramável.
O que há por trás dessa ideia é a possibilidade de se criar fotos mais bonitas, harmônicas e, ao mesmo tempo, diferenciadas. É ir a um lugar e ter vontade de tirar um retrato ali. No final das contas, essa é a ideia do que vem a ser o conceito de instagramável.
Para tanto, é preciso investir em elementos que, mesmo diferentes, consigam gerar certa harmonia no ambiente. Ao mesmo tempo, a boa organização do espaço também é palavra de ordem quando se pretende montar um espaço com o intuito de tirar fotos. Bagunça e falta de organização não cabem nesses ambientes.
Como deixar a casa instagramável
Em se tratando de um lugar como a casa ou apartamento onde vivemos, a questão do instagramável deve ser pensada juntamente com outros aspectos, tais como a funcionalidade de cada coisa e a personalidade das pessoas que ali moram. Sem isso, o espaço se torna bonito, mas perde o sentido de ser um verdadeiro lar. A seguir, veja algumas sugestões que vão ajudar você a deixar a sua casa com uma nova cara e, é claro, muito mais bonita para tirar aquela foto de milhões.
Aposte na harmonia do ambiente
Aqui estamos falando tanto da organização como da escolha de objetos, texturas e tonalidades que criem um visual harmônico entre si. Na dúvida sobre as cores a serem usadas, prefira um fundo mais claro e deixe o destaque para os detalhes ou mesmo para os móveis. O interessante é que haja essa sintonia entre todos os elementos.
Tenha uma boa iluminação
Para uma boa foto, a iluminação é um item indispensável. Portanto, vale a pena observar a melhor disposição dos móveis e dos itens decorativos de acordo com as luzes presentes. Você pode modificar o espaço usando arandelas, abajures ou luminárias, por exemplo, mas não se esqueça de aproveitar ao máximo a luz natural.
Traga frases de impacto para a decoração
Outra tendência forte no universo instagramável é o uso de quadros com frases ou palavras de impacto – algo que pode ser facilmente aplicado dentro da sua casa. Você pode optar por um conjunto de pequenos quadros, uma composição com diferentes modelos ou até uma peça única. Tudo vai depender do seu gosto.
Use elementos que se relacionem com sua personalidade
De nada adianta investir em uma pintura de parede em tons fortes, se você é uma pessoa que prefere cores mais clean. Ou ainda montar uma decoração minimalista se isso nada tem a ver com a sua personalidade. Lembre-se de usar o seu gosto pessoal ao seu favor, inclusive para criar um espaço instagramável.
Reaproveite móveis antigos
Outra ideia, especialmente para quem curte uma pegada mais retrô, é reaproveitar móveis antigos, que estejam em bom estado, é claro. A penteadeira da sua bisavó pode virar uma linda escrivaninha; o sofá antigo pode ser reformado e ganhar uma nova cara; e a máquina de costura pode virar uma linda peça de decoração.